O Resto da História, Sarah Dessen

 
Emma Saylor perdeu a mãe ainda criança. Quando seu pai decide se casar de novo e seus planos para o verão dão errado, sua única alternativa é passar a estação na casa de sua distante família materna. Assim, Emma parte em uma jornada de autoconhecimento para entender suas origens, encontrar respostas de dúvidas que nem sabia ter e descobrir o valor de fazer parte de duas famílias.
Ao confrontar uma nova realidade e ouvir os segredos sempre sussurrados sobre a mãe, Emma vai contar com a ajuda de seu antigo amigo de infância, Roo, que, além de ser a pessoa com a chave para desvendar os segredos do passado de Emma, faz o coração da garota palpitar. Estas, com certeza, serão férias que Emma Saylor lembrará para sempre.
O Resto da História
Sarah Dessen
Ano: 2019
Páginas: 352
Idioma: português
Editora: HarperCollins Brasil


" Espaços vazios, esperando para serem preenchidos com o resto das história que eu contaria." 

Emma Saylor é uma garota que traz a dor de ter perdido sua mãe muito cedo. A mãe dela, Waverly, morreu quando Emma tinha 10 anos depois de uma história de drogas e álcool. O pai de Emma se acostumou a ser pai solteiro e a trabalhar muito para cuidar da filha que reconhece seu esforço e faz de tudo para que ele seja feliz. A vida deles é tranquila e confortável. Agora o pai de Emma está se casando novamente e, por ela gostar muito da madrasta, quando os planos pro verão dão errado, ela aceita de bom grado a ideia da avó paterna de passar três semanas numa cidade que é estranha para ela.

Então, de repente, ela se vê enviada para ficar com a família de sua mãe que ela não vê desde que era criança. Eles moram em North Lake, onde sua mãe cresceu, e agora Emma se vê diante do reencontro com uma família que ela mal conhece formada por sua avó, tia e toda uma série de primos dos quais ela nem se lembra.


Além disso, existe literalmente um divisor de classes sociais na cidade que é o lago. Ela pode perceber bem as divisões entre a classe trabalhadora de North Lake e classe mais abastada de Lake North que fica no lado oposto do lago, onde seu pai passava o verão e onde ele conheceu Waverly. Embora inicialmente nervosa por ficar com pessoas que não via desde os quatro anos, Emma Saylor se vê facilmente apaixonada por essa família barulhenta e adorável e tenta, de várias formas, conhecer a história da mãe. Emma descobre passo a passo toda a força que tem para enfrentar o mundo sem perder a doçura depois que torna a ver o pai que evita falar de seu passado com Waverly. 

Em North Lake, ela se torna Saylor - como sua mãe sempre a chamava. Ela se reconecta com seus primos e conhece Roo, que é filho de um grande amigo de sua mãe e é quem a ajuda na sua jornada de conhecimento da complicada história da mãe dela. 

" Mas toda a minha vida eu me senti mais como observadora do que como participante ativa. Sempre no banco do carona, não atrás do volante." 


Achei interessante que ela mantem o contato e a amizade com suas amigas Bridget e Ryan cada uma num canto durante essas férias. Algo que às vezes  não acontece em histórias assim com o passado ficando pra trás e tudo só focando no agora. E ela transita na nova família, curtindo cada novidade e situação a que é exposta e a que se sente desafiada a enfrentar. Dois mundos e uma mesma garota lutando por suas origens sem querer abandonar ou desrespeitar a família que sempre cuidou dela.

O que me frustrou um pouco foi o comportamento do pai de Emma que de início nem questiona a possibilidade dela ficar na casa da avó materna e em determinado ponto da história simplesmente muda. Até entendo que depois de tudo que ele passou, tenha ficado meio protetor demais e controlador, mas a garota desde o início do livro demonstra bem o respeito e amor que tem pelo pai então não entendi as exigências e mudanças dele de repente. Além disso queria ter visto mais de Mimi que aparece pouco na história e queria ter visto bebê de Trinity já que Emma se torna bastante próxima à prima e, no final propriamente dito, ela basicamente some.


Em compensação, o envolvimento dela com Roo é lindo, cheio de humor, romantismo e carregado de emoções. Me peguei várias vezes com um sorriso no rosto e o coração acelerado. Cada momento e cada situação entre eles era mais que especial e cheio de significado. O garoto é tudo de bom: trabalhador, gentil, responsável e cuidadoso. Torci por eles a cada encontro. Vela estrelinha e álbum de fotografias ganharam um novo significado pra mim graças a ele. Tão lindinho, meu Senhor!

Resumindo, O Resto da História me fez confirmar porque amo tanto infanto juvenis trazendo uma história de descobertas, auto conhecimento e superação além de um lindo romance.

Beijos, Myl

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!