Vozes do Joelma

Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini sĂ£o autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trĂ¡s dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da EscuridĂ£o, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da sĂ©rie As CrĂ´nicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragĂ©dias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicĂ­dios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incĂªndio do edifĂ­cio Joelma.
O trĂ¡gico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, alĂ©m de ganhar as manchetes da Ă©poca e selar o local com uma aura de maldiĂ§Ă£o. Esse fato atĂ© hoje ecoa em boatos fantasmagĂ³ricos que envolvem a presença de espĂ­ritos inquietos nos corredores do prĂ©dio e lendas sobre lamĂºrias vindas dos tĂºmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificaĂ§Ă£o. Algo que nem todos sabem, Ă© que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de SĂ£o Paulo, o terreno jĂ¡ havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mĂ£e e as irmĂ£s e as enterrou no prĂ³prio jardim.
Devido Ă s recorrentes tragĂ©dias que marcaram o local, hĂ¡ quem diga que ele Ă© assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldiĂ§Ă£o jĂ¡ fora identificada pelos Ă­ndios, que deram-lhe o nome de AnhangabaĂº: Ă¡guas do mal. Se as histĂ³rias sĂ£o verdadeiras nĂ£o se sabe... A Ăºnica certeza Ă© que a regiĂ£o onde ocorreu o incĂªndio tornou-se uma mina inesgotĂ¡vel de mistĂ©rios. E, neste livro, alguns deles estĂ£o expostos Ă  loucura de autores que buscaram uma explicaĂ§Ă£o.
Vozes do Joelma
Os gritos que nĂ£o foram ouvidos
Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos, Victor Bonini e Tiago Toy
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 288
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Faro editorial

Em 1974, uma terrĂ­vel catĂ¡strofe chocou o Brasil. O EdifĂ­cio Joelma se incendiou em poucos minutos, deixando centenas de mortos e feridos. Uma catĂ¡strofe tĂ£o repentina, que o lugar foi taxado como mal-assombrado.

O lugar ainda tem sua aura sombria, e nĂ£o sĂ£o poucos os relatos fantasmagĂ³ricos que ainda rondam por lĂ¡. E em Vozes do Joelma, vamos saber como esse lugar caiu nas garras do maldito.

O livro contĂ©m quatro histĂ³rias que sĂ£o interligadas indiretamente. A primeira, chamada “Os mortos nĂ£o perdoam”, conta um terrĂ­vel episĂ³dio onde um jovem matou a mĂ£e e suas irmĂ£s e as enterrou no quintal de casa. Mas acha que ele se livrou fĂ¡cil? Espera chegar a noite para as coitadas decidirem se vingar... E um detalhe: o terreno onde esse crime aconteceu se tornou a base do grande EdifĂ­cio Joelma, anos depois.

A segunda histĂ³ria, denominada “Nos deixe queimar”, vai nos mostrar como o Joelma pegou fogo em poucos minutos. Uma histĂ³ria onde o terror psicolĂ³gico se mistura a uma vingança pĂ³s-morte e Samara, a protagonista e responsĂ¡vel pelo incĂªndio no Joelma, vai descobrir tarde demais que nĂ£o se deve meter o dedo nas vidas alheias.


O terceiro conto, chamado “Os treze”, que foi o meu favorito, Ă© narrado por Amilton, jĂ¡ idoso, que lembra um episĂ³dio aterrorizante na Ă©poca em que trabalhava no cemitĂ©rio que serviu de repouso para muitas das vĂ­timas do incĂªndio. Entre elas, treze corpos que assaram dentro do elevador em chamas. Imagina como deve ter sido horrĂ­vel ver treze pessoas que nunca foram identificadas, enterradas como almas sem nome? Mas isso Ă© apenas o inĂ­cio. Amilton terĂ¡ que ter muita coragem e sabedoria para entender o que essas treze almas querem quando aparecem para ele diversas vezes.

O Ăºltimo conto, “O homem na escada”, foi uma narrativa totalmente agonizante. Anos depois do incĂªndio, o prĂ©dio foi ocupado por pessoas sem-teto e o poço do elevador se tornou uma profunda caçamba de lixo, onde nĂ£o apenas dejetos serĂ£o jogados lĂ¡. E a presença de um homem misterioso com um molho de chaves vai destruir completamente o raciocĂ­nio de Solange. Ela estaria louca ou nĂ£o?

Depois de viver essa experiĂªncia, eu nunca mais conseguirei ver um elevador com os mesmos olhos! As narrativas dos autores, juntas com o nosso personagem misterioso que aparece entre os contos, me deixaram completamente anestesiado. Como nĂ£o amar o terror?

Uma coisa que eu aprendi com essa leitura Ă© que o mal sempre vai estar prĂ³ximo, e vocĂª precisa ter sua cabeça no lugar para nĂ£o enlouquecer, ou ter pernas fortes para correr o suficiente quando perceber que algo de mal estĂ¡ rolando. Tem coragem?

Vozes do Joelma vai te levar ao mais alto nível do desespero. Com certeza é uma leitura para aqueles que aguentam enfrentar situações que colocam o ser humano em uma linha totalmente fina. Vamos visitar o Joelma?


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!