A invasão de Tearling, Erika Johansen

Kelsea Glynn é a rainha de Tearling. Apesar de ter apenas dezenove anos e nenhuma experiência no trono, Kelsea ficou rapidamente conhecida como uma monarca justa e corajosa. No entanto, o poder é uma faca de dois gumes. Ao interromper o comércio de escravos com o reino vizinho e tentar conseguir justiça para seu povo, ela enfurece a Rainha Vermelha, uma feiticeira poderosa com um exército imbatível. Agora, à beira de ver o Tearling invadido pelas tropas inimigas, Kelsea precisa recorrer ao passado, aos tempos de antes da Travessia, para encontrar respostas que podem dar ao seu povo uma chance de sobrevivência. Mas seu tempo está acabando... Nesta continuação de A rainha de Tearling, a incrível heroína construída por Erika Johansen volta para outra aventura cheia de magia e reviravoltas.
A Invasão de Tearling
A Rainha de Tearling #2
Ano: 2017 
Páginas: 400
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras Brasil

A Invasão de Tearling é o segundo livro da Trilogia A Rainha de Tearling. No primeiro livro (resenha aqui), conhecemos Kelsea, herdeira do trono de Tear, reino que mergulhou novamente na era medieval após uma travessia marítima em que muito se perdeu, entre pessoas, coisas e conhecimento. Ela rompeu o acordo que o reino mantinha com a Rainha Vermelha, de Mortmesne, e despertou a fúria da mesma.

Além da guerra declarada pela Rainha Vermelha, Kelsea ainda tem que lidar com seus próprios sentimentos e entende-los. Ela vai amadurecer muito ao longo da história, se tornará mais perspicaz, descobrirá seus desejos femininos e se tornará uma boa líder.

“Eu acho que esse é o ponto crítico do mal neste mundo, Majestade; os que se sentem no direito de fazer o que quiserem, de ter o que quiserem. Pessoas assim nunca se perguntam se têm direito. Não consideram o custo para ninguém além de si mesmas.”


Como se não bastasse tanta turbulência, ela ainda tem que lidar com uma espécie de estado de transe em que ela volta no tempo para a época da pré-Travessia e acompanha a vida de Liv, uma mulher que vive um relacionamento abusivo com o marido violento, através do que vamos aprender bastante sobre o mundo naquela época. Mas o que as une? Apesar da história parecer não fazer sentido logo de início, logo o leitor percebe que reviver essas memórias com Kelsea será imprescindível para entender os dias atuais.

“Ela não parecia as rainhas das histórias de seu pai, que eram sempre mulheres delicadas e bonitas como a ruiva do regente. Essa mulher parecia… forte. Talvez fosse o cabelo curto, curto como o de um homem, ou talvez fosse o porte, de pé com os pés separados e uma das mãos batendo com impaciência no quadril. Uma das frases favoritas do pai surgiu na cabeça de Ewen: ela parecia uma pessoa com quem ninguém devia se meter.”

Mas nem só de Kelsea vive a história. Esse segundo livro traz muito sobre a Rainha Vermelha que foi uma verdadeira incógnita no primeiro. Vamos entender o encantamento em que ela está envolvida e o preço que ela tem que pagar por ele.

Amei a forma como a autora retomou o passado para nos explicar algo que, cheguei a pensar, que seria esquecido. E como ela permite que o leitor construa a história através de suas pistas e das próprias conclusões.


Mais uma vez ponto para a Érika Johansen que traz uma protagonista jovem numa aventura sem focar somente nas cenas de ação e de romance. Ao invés disso, foca na política mostrando como ela é a base para a construção, sucesso ou decadência de um país.

 “Nós sempre pensamos que sabemos o que coragem quer dizer. Se eu fosse escolhido, nós dizemos, eu atenderia ao chamado. Eu não hesitaria. Até o momento que chega nossa vez, e aí percebemos que as exigências de verdadeira coragem são bem diferentes do que tínhamos imaginado, muito tempo antes, naquela manhã clara em que nos sentimos corajosos.”


A Invasão de Tearling é uma distopia que mostra a importância de, mesmo jovem, conhecer o seu passado para entendê-lo e poder criar um futuro melhor. 


Um comentário

  1. Mesmo não tendo lido o primeiro livro dessa saga, acompanhei muitas resenhas dele e se o primeiro livro foi elogiado demais, vejo pela resenha do segundo que a autora não somente trouxe realmente a personagem jovem em tremenda evolução,mas também acrescentou o romance na medida certa e as aventuras, idem!
    Quero demais ler todos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!