Invisível, Tarryn Fisher

Margô mora em uma casa caindo aos pedaços, num bairro abandonado, com sua mãe que a ignora há dois anos. Ela se sente invisível, até que a amizade com Judah, seu vizinho cadeirante, muda suas perspectivas e a desperta. Quando uma criança de sete anos desaparece em seu bairro, Margô resolve investigar o caso com a ajuda de Judah e o que ela descobre a transforma por completo.
Agora, determinada a encontrar o mal, caçar todos os molestadores de crianças, torna-se a razão de sua vida. Com o risco de perder tudo, inclusive sua própria alma, Margô embarca num caminho sem volta... E o que isso diz a ela sobre si mesma? Por que decidiu fazer justiça? O que a tornou tão invisível?
Invisível
Ano: 2020 
Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Faro Editorial

“A tristeza é um sentimento em que você pode confiar. É mais forte do que todos os outros. Ela faz com que a felicidade pareça instável e indigna de confiança. Ela permeia tudo, dura mais e substitui os bons sentimentos com uma facilidade tão eloquente que você nem sente a mudança, até que, de repente, você está enrolado em suas correntes.”

Invisível conta a história de Margô, garota que mora com a mãe na ‘casa que devora’. Levava uma vida normal até sua mãe parar de lutar contra os sucessivos fracassos e decepções da vida. A partir daí a mãe se torna prostituta e recebe seus clientes em casa por ter pânico de sair à rua, se afunda cada vez mais na bebida e nos remédios para dormir e acaba por negligenciar Margô, que tem que se cuidar, providenciar sua alimentação usando o dinheiro que a mãe esconde e se tornar ‘invisível’ a noite para não atrapalhar a rotina da mãe.  

Os anos se passam e Margô cresce sem autoestima pois se acha gorda e feia, e sem amigos. Sua válvula de escape é o seu trabalho no brechó que alimenta o seu sonho de deixar a cidade, e a amizade com Judah, seu vizinho cadeirante, cheio de determinação que vai mostrar a Margô que ela é capaz de realizar os seus sonhos apesar de contexto social em que eles vivem. 

“- A gente precisa estar disposta a ser feliz. Apesar da confusão da nossa vida, apenas aceitar o que aconteceu, jogar fora os nossos ideias e criar um novo mapa de felicidade para seguir.”


Quando as dores de Margô parecem se suavizar, Navaeh, uma garotinha de 10 anos que mora na vizinhança, desaparece e, logo em seguida, é encontrada morta. Sua mãe também morre em condições trágicas e revelando segredos que Margô nem sabia que existiam. Tudo isso desperta a necessidade de fazer justiça com as próprias mãos.

 “As pessoas fazem coisas ruins no escuro, sob o olhar vazio da lua. Ela está sorrindo para mim agora, orgulhosa do meu pecado. Eu não tenho orgulho. Eu não sou nada. Olho por olho, digo para mim mesma. Surra por surra.”

Se prepare para uma história que vai te tirar da zona de conforto. Tenho certeza que você vai se inquietar com várias atitudes dos personagens ou tentar justifica-las. Apesar da escrita fluida, Invisível requer algumas pausas par reflexão como quando ele nos mostra Margô como a garota que sofreu todos os tipos de abuso psicológicos possíveis, foi criada sem saber da existência do pai e sem carinho e mãe, para depois nos mostrar Margô como uma justiceira e impune.  

Invisível é um livro que fala, sobretudo, de traumas psicológicos e de como eles atingem cada pessoa, de como você e moldado pelas situações a que é exposto, e que te pergunta se isso justifica qualquer atitude que venha em seguida.


Tarryn Fisher afirma através dos seus personagens que ninguém é totalmente com ou totalmente mau. Cada um em porcentagens variadas de bondade e maldade em sua personalidade.









Um comentário

  1. Um dos livros mais desejados por mim no momento! Amo o gênero e essa mistura de suspense e drama parece que funcionou bem direitinho no enredo!
    Espero ler em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!