Aventuras de Huckleberry Finn, Mark Twain



A obra-prima de Mark Twain e uma das joias da ficĂ§Ă£o mundial de todos os tempos

Huckleberry Finn – o parceiro de Tom Sawyer – escapa de casa para embarcar em uma sĂ©rie de aventuras junto com o escravo fugitivo Jim. A bordo de uma jangada, os dois sobem o Mississippi e vivem situações extraordinĂ¡rias com personagens inesquecĂ­veis – como o “Rei” e o “Duque”, uma das maiores duplas de vigaristas da histĂ³ria da literatura.

Narrado em primeira pessoa pelo prĂ³prio Huck, a viagem de formaĂ§Ă£o que une o menino rebelde ao escravo negro perseguido atravessa questões sĂ©rias e profundas que continuam a nos desafiar: o racismo e a escravidĂ£o, a brutalidade das relações humanas no “mundo adulto” e o puritanismo religioso e cultural. Em conflito com os valores corruptos e hipĂ³critas da sociedade, Huck enfrenta o dilema de salvar o amigo ou entregĂ¡-lo Ă s autoridades.

Esta ediĂ§Ă£o traz o texto integral de Mark Twain em notĂ¡vel traduĂ§Ă£o de JosĂ© Roberto O’Shea – que respeita a fabulosa inovaĂ§Ă£o linguĂ­stica do original, recriando seus tons, nuances e cores –, alĂ©m de excelente apresentaĂ§Ă£o, mais de cem ilustrações originais de E.W. Kemble, notas e cronologia de vida e obra do autor.

Toda a literatura moderna norte-americana decorreu de um livro de Mark Twain intitulado Huckleberry Finn (...). É o melhor livro que jĂ¡ tivemos. NĂ£o havia nada antes. NĂ£o houve nada tĂ£o bom depois. -- Ernest Hemingway

O livro nĂ£o Ă© nem burlesco nem trĂ¡gico: Ă©, simplesmente, um livro feliz. -- Jorge Luis Borges


Aventuras de Huckleberry Finn
EdiĂ§Ă£o comentada e ilustrada
ClĂ¡ssicos Zahar
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 408
Idioma: portuguĂªs
Editora: Zahar


Huckleberry Finn Ă© um garoto na prĂ©-adolescĂªncia, espero e inteligente, e bem levado. Seus dias sĂ£o regados de travessuras, junto a Tom Sawyer e a sua quadrilha de assaltantes. Tom Sawyer Ă© o seu amigo, e Ă© um garoto travesso igual. Haja paciĂªncia para cuidar desses garotos!

Embora esse livro se passe apĂ³s os acontecimentos de As aventuras de Tom Sawyer, nĂ£o Ă© necessĂ¡rio ler na ordem, pois ambos os livros sĂ£o independentes, apenas compartilham do mesmo universo, e o melhor de tudo, Ă© baseado em fatos reais da vida do autor.

O auge dessa histĂ³ria Ă© quando o pai de Huck retorna para a sua vida e pretende levĂ¡-lo para morar com ele, porĂ©m, Huck detesta a presença do seu pai, e depois de colocar a ideia na cabeça, ele resolve fugir para ter uma vida em outro lugar.

Durante a viagem, ele encontrarĂ¡ Jim, um escravo fugido. Juntos, eles percorrerĂ£o o Mississipi atrĂ¡s de grandes aventuras. PorĂ©m, essa viagem guarda esconde muito mais que grandes aventuras, e Huck e Jim terĂ£o que passar por grandes situações para saĂ­rem ilesos.

Narrado em um perĂ­odo escravocrata dos Estados Unidos, vai ser notĂ¡vel a presença de negros escravos durante a histĂ³ria, alĂ©m de situações racistas, o que deixa a gente triste atĂ© hoje. Haja ignorĂ¢ncia!

O livro Ă© narrado pelo prĂ³prio Huck, e notamos a narrativa fortemente informal. Se vocĂª jĂ¡ leu algum gibi do Chico Bento, vai entender o que estou tentando dizer. A pouca educaĂ§Ă£o de Huck Ă© presente na sua pronĂºncia, e deixa o livro com um toque bem regional, e o melhor de tudo, Ă© que nĂ£o incomoda a leitura.

Li esse livro quando tinha quinze anos, e voltar a ver essa histĂ³ria me deixou bastante nostĂ¡lgico! AlĂ©m de rever a trama, percebi as mensagens que o livro traz (isso graças ao meu amadurecimento na leitura) e manteve a minha opiniĂ£o positiva sobre ele.

Essa ediĂ§Ă£o maravilhosa da Zahar estĂ¡ impecĂ¡vel! Em capa dura, ilustrada e comentada, deixou a histĂ³ria ainda mais rica e bem legal.


Super recomendo!

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!