Mulherzinhas, Louisa May Alcott

Romance que inovou a literatura e ainda hoje comove e atrai leitores
Dezembro de 1861, Massachusetts. Meg, Jo, Beth e Amy March enfrentam seu primeiro Natal sem o pai, que serve na Guerra Civil. É o marco inicial da jornada de formaĂ§Ă£o das quatro irmĂ£s, e Mulherzinhas as acompanha nesse processo atĂ© a vida adulta. Entre alegrias e aflições, desafios e conquistas, perdas e aprendizados, crescemos com elas...
Publicado originalmente em dois volumes, o romance tem sensibilidade, humor e pulso. E mostra que um universo familiar e cotidiano pode ser o celeiro de mudanças importantes, ao defender (sem dar sermĂ£o) princĂ­pios como a virtude acima da riqueza, a equidade entre os gĂªneros e a realizaĂ§Ă£o individual sem prejuĂ­zo do bem coletivo.
Louisa May Alcott, a autora, Ă© um dos grandes nomes norte-americanos dos romances femininos e das histĂ³rias familiares. Mulherzinhas foi um sucesso imediato, que inovou a literatura e ainda hoje nos toca - como acontece com os bons clĂ¡ssicos.
Este volume traz o texto integral seguindo as edições de 1868 e 1869, centenas de notas, apresentaĂ§Ă£o e cronologia de vida e obra de Alcott, alĂ©m de mais de 120 ilustrações originais de Frank T. Merril.
Mulherzinhas
EdiĂ§Ă£o comentada e ilustrada
ClĂ¡ssicos Zahar
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 600
Idioma: portuguĂªs
Editora: Zahar

Meg, Jo, Beth e Amy March sĂ£o irmĂ£s e em 1861 vĂ£o enfrentar o primeiro natal sem a companhia do pai que partiu para servir na guerra. Tendo como companhia apenas a mĂ£e e a empregada da casa, elas precisam se ater a falta de dinheiro, aos cuidados com a casa e ao crescimento precoce de suas mentes. Esse Ă© o marco inicial da histĂ³ria, o momento que vai nos apresentar quatro jovens moças, com personalidades fortes e uma totalmente diferente da outra, mas que entre si sabem cultivar o amor e o apreço pela famĂ­lia.

Uma jornada de formaĂ§Ă£o de carĂ¡ter das irmĂ£s e de como elas se unem em prol da famĂ­lia para que juntas consigam enfrentar cada novo obstĂ¡culo que surgem em seus caminhos, mesmo que as opiniões sejam diferentes umas das outras em alguns momentos.

“NĂ£o podemos fazer muito, mas podemos fazer nossos pequenos sacrifĂ­cios, e Ă© importante que os façamos com boa vontade. “

Narrado em terceira pessoa e discorrendo sobre as irmĂ£s, mostrando os pontos de vista de cada uma ao longo da histĂ³ria, Louisa nos apresenta um livro cercado de passagens marcantes e aprendizados que podemos levar para a vida. Um livro cheio de significado que, mesmo tendo sido escrito em uma Ă©poca onde o patriarcado era a força maior sobre as mulheres, ainda conseguimos ver jovens a frente dos seus tempos e com personalidades marcantes que nos ensinam, nos moldam e nos mostram como ainda hoje podemos continuar acreditando em nossos sonhos.

Um livro com forte marco cristĂ£o, mas que nĂ£o pesa na religiosidade, apenas ensina como podemos ser mais fortes e mais corajosas para enfrentarmos as dificuldades e aprendermos a buscar sempre o melhor em nossos corações.

“Pois o amor expulsa o medo, e a gratidĂ£o Ă© capaz de subjugar o orgulho. “

Minha Ăºnica ressalva quanto ao livro, nĂ£o Ă© com relaĂ§Ă£o a histĂ³ria, mas a quantidade de informações que constam nos rodapĂ©s, mesmo que seja uma versĂ£o comentada do livro, acredito que algumas informações acabam por ser desnecessĂ¡rias, como as explicações a alguns apelidos que sĂ£o dados a personagens, por exemplo.  

Fora essa ressalva acredito fielmente nas passagens da histĂ³ria e o quanto ela nos ensina com sua magnitude e escrita marcante da Louisa.

“O carĂ¡ter se revela nas menores coisas. ”


Se jĂ¡ conhecem essa histĂ³ria, nĂ£o deixa de comentar o que achou e vamos discutir juntos sobre cada ponto, mas se ainda nĂ£o leu, recomendo demais a leitura. Agora partiu ver o filme e saber se estĂ¡ fiel a escrita ou se vai ser decepcionante como muitos outros. Um super beijo, fiquem bem e atĂ© mais!


Um comentĂ¡rio

  1. Terminei de ler esse livro jĂ¡ tem um tempinho e simplesmente foi como começar o ano com o pĂ© direito.
    A histĂ³ria desse amor entre as quatro irmĂ£s Ă© algo atemporal. Uma ligaĂ§Ă£o de almas mesmo, que emociona, toca e faz o coraĂ§Ă£o se aquecer!
    Ainda nĂ£o vi a adaptaĂ§Ă£o,mas espero que em breve, possa conferir!
    Agora o livro, Ă© mais que recomendado!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!