O Rei de Palha, K. Ancrum

August Ă© considerado um desajustado piromanĂ­aco, enquanto Jack Ă© a estrela do time de rĂºgbi do colĂ©gio. A amizade dos dois nasceu ainda na infĂ¢ncia, e a força dela Ă© algo que eles mantĂªm em segredo.
NinguĂ©m sabe, mas Jack e August contam com o apoio um do outro para sobreviver – o apoio que suas famĂ­lias nĂ£o oferecem.
Quando Jack passa a ter alucinações cada vez mais vĂ­vidas, August decide ajudĂ¡-lo da Ăºnica forma que sabe: saltando com Jack em seu reino fantĂ¡stico que beira o mundo real.
EntĂ£o, Jack guia August por uma jornada sombria, acreditando que assim suas alucinações terĂ£o fim. Enquanto lutam pela prĂ³pria sanidade, eles seguem em queda livre por um mundo surreal. Mas, ao final, cada um deverĂ¡ escolher a prĂ³pria verdade.
Com capĂ­tulos intercalados por documentos, recortes, bilhetes, fotografias e outras memĂ³rias, O Rei de Palha Ă© uma ficĂ§Ă£o contemporĂ¢nea carregada de tensĂ£o, loucura e amor.
O Rei de Palha
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 324
Idioma: portuguĂªs
Editora: Plataforma21

“ Minha mĂ£e me falou uma vez que ficar sozinho deixa vocĂª mais fraco a cada dia, mesmo se nĂ£o for fraco - ele disse, baixo - Mas nĂ£o Ă© tĂ£o ruim se estiver com outras pessoas que tambĂ©m estĂ£o sozinhas. Podemos apoiar una aos outros como um castelo de cartas."

A histĂ³ria de August e Jack Ă© contada em capĂ­tulos curtos recheados de documentos, desenhos e fotos. Amigos desde a infĂ¢ncia, Ă© a ausĂªncia da famĂ­lia que parece os unir como se formassem a famĂ­lia desejada, mesmo que essa relaĂ§Ă£o se mostre abusiva e bem tĂ³xica para os dois. De um lado temos August que vive apenas com a mĂ£e que tem problemas psicolĂ³gicos e mal parece notar a existĂªncia do filho, sendo que ele assume toda a responsabilidade da casa, inclusive com ela, estendendo essa responsabilidade a Jack, cuidando desde a sua alimentaĂ§Ă£o atĂ© a sua segurança.

Do outro lado temos Jack, totalmente negligenciado pelos pais que vivem viajando, enquanto ele estĂ¡ sempre sozinho, tendo August como Ăºnica companhia. Depressivo e sofrendo de alucinações, Ă  medida em que ele vai perdendo a sanidade, as pĂ¡ginas parecem estar queimando. Um recurso visual que faz o leitor ficar cada vez mais ansioso para o desfecho da histĂ³ria.
Apesar de alguns amigos de August perceberem que hĂ¡ algo de errado com o Jack e oferecerem ajuda psicolĂ³gica, August recusa argumentando que Jack estĂ¡ bem. Mas quando tudo começa a piorar e Jack passa a ter alucinações, August acredita que fazer de conta que estĂ£o em um jogo Ă© a melhor saĂ­da.

“-VocĂª nĂ£o pode morrer de um jeito tĂ£o idiota – ele sussurrou com raiva. – Preciso de vocĂª. VocĂª Ă© meu.”
Infelizmente nĂ£o consegui me conectar com os personagens. Tive dificuldade em aceitar o relacionamento obsessivo de August com Jack de tentar ser o pai e a mĂ£e que nunca estavam lĂ¡, quando August precisava tanto ou mais de carinho de uma famĂ­lia.  E de Jack com August que o trata como se fosse dono dele.

”August?

Ele tinha visto Jack cair e correr em direĂ§Ă£o ao abismo; August tinha saltado da beirada e mergulhado de cabeça nas trevas atrĂ¡s do amigo. Tiraria os dois das profundezas com as prĂ³prias mĂ£os.”

A histĂ³ria Ă© vĂ¡lida pela forma realista como Ă© narrada. Afinal, ninguĂ©m teve a adolescĂªncia dos sonhos, sem nenhum problema a resolver ou enfrentar. O Rei da Palha Ă© aquele livro que te desestrutura, que faz vocĂª se questionar e tentar analisar coisas que viveu sobre um outro ponto de vista.

Mas o livro jĂ¡ valeria apenas pela sua dedicatĂ³ria:

"Este livro Ă© dedicado a todos os jovens cujos braços carregam coisas demais, mas que se esforçam ao mĂ¡ximo para nĂ£o derrubar nada. Eu vejo vocĂªs e tenho orgulho por tentarem."“Se vocĂª leu esse livro e viu muito da prĂ³pria vida na interdependĂªncia e negligencia em que se encontravam August e Jack, por favor, saiba que nĂ£o Ă© culpa sua.Se vocĂª estĂ¡ lidando com algum tipo de doença mental e estĂ¡ cansado, por favor, saiba que nĂ£o Ă© culpa sua.Se vocĂª estĂ¡ se sentindo sozinho e sobrecarregado, por favor, saiba que nĂ£o Ă© culpa sua.(…)VocĂª merece cura e crescimento tambĂ©m. VocĂª merece alguĂ©m que converse com vocĂª sobre seu problema, vocĂª merece apoio incondicional, vocĂª merece cuidado e segurança e todas as coisas que ajudem vocĂª a prosperar. SĂ³ porque vocĂª talvez nĂ£o as tenha nĂ£o significa que vocĂª nĂ£o as mereça. Se alguĂ©m lhe disser que vocĂª nĂ£o merece tudo isso, estĂ¡ mentindo.Continue tentando fazer o seu melhor.(…)Se vocĂª soltar um pouco desse peso que estĂ¡ carregando, nĂ£o tem problema. VocĂª Ă© totalmente capaz." 


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!