Cores Vivas, Patrice Lawrence

Uma histĂ³ria poderosa para quem sonha e luta por um mundo multicolorido.
Marlon prometeu. Ele nĂ£o se meteria em problemas. NĂ£o como seu irmĂ£o, Andre, lĂ­der de uma gangue que pagou um preço alto pelo caminho que escolheu. Sempre foi mais fĂ¡cil ficar na dele, no quarto, ouvindo os antigos discos do Earth, Wind & Fire de seu pai e assistindo a filmes de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica.
AtĂ© que ele conhece Sonya. Uma garota linda da escola que, contra todas as probabilidades, lhe dĂ¡ uma chance. Mas o primeiro encontro dos dois termina em tragĂ©dia e, de uma hora para outra, Marlon se torna suspeito e nĂ£o entende o porquĂª. Com seu pai morto e o irmĂ£o incapaz de ajudĂ¡-lo, ele nĂ£o tem escolha a nĂ£o ser entrar no mundo de Andre — um mundo violento, cruel e desumano — para descobrir a verdade e proteger as pessoas que ama.
O livro que vocĂª estĂ¡ prestes a conhecer Ă© uma leitura poderosa e emocionante — e extremamente necessĂ¡ria nos dias atuais. Cores Vivas, o mais novo lançamento da DarkSide Books®, aborda com muita honestidade como escolhas erradas, mesmo feitas com a mais nobre das intenções, podem levar uma pessoa a um caminho tortuoso e, muitas vezes, sem volta.
Patrice Lawrence, autora premiada com o Waterstones Children’s Book Award e o The Bookseller ya Book Prize em 2017, nos apresenta a uma Londres que vai muito alĂ©m dos pontos turĂ­sticos: aqui, conhecemos o cotidiano de uma famĂ­lia que nĂ£o vive na Ă¡rea nobre da cidade, mas em proximidade com um submundo em que a violĂªncia Ă© constante, e o medo Ă© apenas uma consequĂªncia.
Cores Vivas Ă© uma histĂ³ria poderosa sobre compreensĂ£o, amor e sobrevivĂªncia. A sensibilidade e o cuidado narrativo de Patrice Lawrence encontram casa na linha DarkLove, dedicada a revelar novas vozes femininas da literatura contemporĂ¢nea. O coming of age urbano e repleto de camadas mostra que, Ă s vezes, vocĂª pode fazer tudo certo, e mesmo assim as coisas dĂ£o errado. Mas respeito e compaixĂ£o sĂ£o questões bĂ¡sicas para mantermos todas as nossas cores vivas.
Cores Vivas
Patrice Lawrence
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 304
Idioma: portuguĂªs
Editora: DarkSide® Books

Marlon, negro, 16 anos, perdeu o pai muito cedo e Ă© irmĂ£o de AndrĂ©, que tem vĂ¡rias passagens pela polĂ­cia, com um histĂ³rico de violĂªncia e envolvimento com drogas e gangues alĂ©m de sequelas de um terrĂ­vel acidente de carro.

Totalmente diferente de AndrĂ©, Marlon Ă© o nerd da famĂ­lia, adora ler e ouvir jazz, Ă© o filho que sĂ³ traz alegria, caseiro e focado nos estudos, sua intenĂ§Ă£o Ă© seguir uma vida totalmente diferente da do irmĂ£o. Sempre foi o ponto de apoio da mĂ£e nos momentos mais difĂ­ceis e sua esperança de uma vida melhor.
Mas tudo muda quando Marlon vai ao parque com Sonya, a garota descolada que jamais deveria sair com um cara como ele. Induzido por ela, Marlon usa drogas e com os seus sentidos alterados nĂ£o conseguem perceber que, misteriosamente, Sonya morre ao seu lado no tĂºnel fantasma. Como se isso nĂ£o fosse suficiente, a polĂ­cia encontra as drogas que eram de Sonya com Marlon.

“Todo mundo conhecia a histĂ³ria que eles queriam ouvir. E nĂ£o era a minha.”

Assim, a promessa que Marlon fez a mĂ£e de que se manteria longe de problemas, vai por Ă¡gua abaixo e parece que Jenny, sua mĂ£e, vai viver o mesmo dilema que viveu quando AndrĂ© virou lĂ­der de gangue.

Mas Marlon vive em um mundo racista, onde um garoto negro nunca deveria estar com uma garota branca. E se tem drogas no meio, ele deve ser o traficante dela. Se ele Ă© irmĂ£o de um ex-lĂ­der de gangue envolvido com o trĂ¡fico, com certeza, herdou o negĂ³cio do irmĂ£o.

NĂ£o posso deixar de falar de Tish, melhor amiga e sempre companheira de Marlon, que mostra para o leitor a imensa importĂ¢ncia de se ter um verdadeiro amigo ao seu lado nos momentos difĂ­ceis. E de Jenny, mĂ£e de Marlon, que estĂ¡ o tempo todo ao lado do filho por confiar plenamente nela, ou seja, a mĂ£e que todo adolescente gostaria de ter.

Essa histĂ³ria Ă© extremamente forte, real, chegando a ser cruel principalmente para quem nĂ£o conhece a realidade de violĂªncia do povo negro ao redor do mundo. Para suavizar essa dura realidade, a autora insere muitas cores e mĂºsicas ao longo da histĂ³ria.

Patrick Lawrence mostra, sem rodeios, como um jovem negro pode ser tratado pela polĂ­cia, como ele Ă© considerado culpado mesmo antes de ser ouvido, e como a cor de sua pele pode ser fator determinante para definir se vocĂª Ă© culpado ou nĂ£o.

Cores vivas tambĂ©m fala sobre como vocĂª herda os problemas que as pessoas prĂ³ximas a vocĂª cria, sobre como vocĂª Ă© considerado responsĂ¡vel por algo que outra pessoa faça sĂ³ por ser da mesma famĂ­lia e, principalmente, sobre o quanto Ă© difĂ­cil ser negro em qualquer lugar do mundo quando vocĂª nĂ£o quer fazer parte das estatĂ­sticas ruins.  


Um comentĂ¡rio

  1. Minha irmĂ£ me deu de presente dois livros e uma de minhas escolhas foi esse livro que eu estava doida para conferir. Tanto pela beleza fĂ­sica da obra,mas tambĂ©m por trazer isso de um menino tĂ£o novo, negro e tendo que viver na violĂªncia(parece atĂ© real nĂ©?)
    Pelo que li acima, hĂ¡ tambĂ©m a parte da famĂ­lia, desse laço criado e vivido.
    Espero chegar nele em breve para ler e sentir toda a carga emocioanal!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!