A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, Suzanne Collins

UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Jogos Vorazes # 0.4
Ano: 2020 
Páginas: 576
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores


" Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo. "
Preciso agradecer de joelhos a Susanne Collins por me dar um pouco mais de Panem e desse universo que aprendi a amar e me sentia órfã. E parabenizar pela obra prima que ela escreveu!

Dessa vez estamos em Panem e quem vai nos guiar nessa história é o Presidente Snow, quer dizer, o jovem Coriolanus Snow, estudante de 18 anos que vive uma vida de fachada depois que os seus pais morreram e toda a riqueza da família foi destruída quando destruíram o Distrito 13. Hoje ele vive com a tia e a prima, Tigris (anotem esse nome!), em um prédio caindo aos pedaços e mal em o que comer.

Se com o que eu te dizer, você está deduzindo que a autora quer encontrar justificativas para o comportamento que Snow terá no futuro, pare por aí! Suzanne apenas nos mostra como Panem e seus poderosos também foram devastados durante a guerra entre os Distritos que originou os Jogos Vorazes.

" - As pessoas não são ruins, na verdade - disse ela. - É o que o mundo faz com elas. Como nós, na arena. Nós fizemos coisas lá dentro que nunca consideraríamos fazer se tivessem nos deixado em paz. "

Num lance de sorte, Coriolanus é um dos alunos escolhidos como mentor dos tributos na 10 edição dos Jogos, numa tentativa de inovar e trazer audiência para o evento. Se seu tributo ganhar, ele terá a chance de entrar na Universidade e reconstruir os bens e o nome da família. Mas Snow é designado para Lucy Gray, do Distrito 12, talvez o tributo que tenha menos chance de ganhar.

" Quem são os seres humanos? Pois quem somos determina o tipo de governo de que precisamos. "

Um pouco mais cruel e menos tecnológico do que conhecemos, faz parte dos Jogos que os tributos sejam exibidos à população de Panem em jaulas do zoológico da cidade e mantidos em condições sub-humanas, alimentando o medo da população e a crença de que as pessoas dos distritos são selvagens como animais.

" (...) Basta dar uma olhada para vermos que as nossas são uma raça superior.

- Uma olhada mostra que as nossas tiveram mais comida, roupas melhores e cuidado dental melhor - disse o reitor Highbottom. - Supor qualquer coisa mais, uma superioridade física, mental ou principalmente moral, seria um erro. Esse tipo de arrogância quase representou nosso fim na guerra, "

Mas Snow não viria a ser o presidente que nós conhecemos se ele desistisse fácil, não é? Mas o que não estava nos planos dele era contrariar poderosos, um amigo idealista e um belo romance.

" - Bom, você sabe o que dizem. O show só acaba quando o tordo canta."

A riqueza desse livro está em trazer muitas respostas para perguntas feitas durante a primeira trilogia. O leitor vai saber como os Jogos alcançaram a dimensão que tem hoje e as motivações para existirem. Vai conhecer a ligação de Coriolanus com o Distrito 12, a simbologia da rosa branca e do tordo e o motivo para ele odiá-lo tanto e parte do caminho de ódio e maldade que ele percorreu. Vai ver que, longe de ser apenas um monstro, Snow é um ser humano que ama a sua família, que cresceu acreditando que tinha direitos adquiridos por causa do nome de sua família e se decepcionou quando outras famílias, inclusive originarias dos Distritos, puderam adquirir esses direitos.

Vai entender como é importante se aprofundar nos detalhes que constroem uma distopia para ver o que temos em comum e de quais atrocidades reais foram tiradas as ideias que dão suporte à história.

Só sei que preciso mais dessa história. Tia Su, tem como providenciar???


Um comentário

  1. Aquele super lançamento que deixou os fãs da saga em polvorosa!!!Eu li os livros anteriores há um tempo e mesmo gostando demais dos livros e dos filmes também,não me considero uma fã daquelas. Mas sim, estou doida para ler essa continuação que a autora preparou com tanto carinho!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!