O Clube P.S. Eu te amo, Cecelia Ahern

A aguardada sequĂªncia do best-seller internacional P.S. Eu te amo!
JĂ¡ se passaram sete anos desde que o marido de Holly Kennedy morreu — e seis desde que ela leu a Ăºltima carta enviada por ele, pedindo a ela que tenha coragem de criar um novo caminho para si.

Hoje, Holly sente orgulho de seu trajeto. EstĂ¡ quase decidida a morar com o novo namorado, Gabriel, e a vender a casa que tinha comprado com Gerry. PorĂ©m, quando sua irmĂ£ pede que ela compartilhe a histĂ³ria das cartas “P.S. Eu te amo” no seu podcast – e revisite as mensagens escritas por Gerry antes de morrer – ela aceita de forma relutante, incerta sobre reabrir as feridas do passado.

ApĂ³s o programa ir ao ar, no entanto, um grupo inspirado nas cartas de Gerry, e que se autodenomina Clube P.S.: Eu te amo, aproxima-se de Holly para pedir a ajuda dela, que agora se vĂª de volta ao mundo que se esforçou tanto para deixar para trĂ¡s. Mesmo hesitante, Holly começa a interagir com o clube e, conforme cada membro pede ajuda para deixar algo significativo para seus entes queridos, ela embarca em uma jornada que desafiarĂ¡ sua noĂ§Ă£o do que significa amar alguĂ©m para sempre…

Com sua caracterĂ­stica habilidade para unir romance, humor e emoĂ§Ă£o, Cecelia Ahern apresenta em O Clube P.S. Eu te amo a sequĂªncia perfeita para seu amado primeiro romance.
O Clube P.S. Eu Te amo
P.S. Te Amo #2
Ano: 2020 
PĂ¡ginas: 336
Idioma: portuguĂªs
" Era sua forma de dizer, nĂ£o sĂ³ para mim, mas para o mundo, lembre-se de mim. Porque no fim, Ă© tudo que todos queremos. NĂ£o se perder, nem ficar para trĂ¡s, nem ser esquecido, fazer parte para sempre dos momentos que sabemos que estaremos ausentes. Deixar a nossa marca. Sermos lembrados."

Acho que todo mundo sabe que eu, definitivamente, nĂ£o sou leitora de romances. Mas as exceções estĂ£o aĂ­, e graças a Deus por elas. P.S. eu te amo Ă© a minha grande exceĂ§Ă£o, eu assisti ao filme inĂºmeras vezes e chorei em todas elas, li o livro (resenha aqui) e tenho mais da metade grifado em quotes de abalar o coraĂ§Ă£o mais forte. Imagina entĂ£o quando a Harper Collins divulgou a sequĂªncia??? 

" Passei a acreditar que, em diferentes momentos de nossa vida, somos levados a certas pessoas por diferentes motivos, sobretudo por que aquela versĂ£o de nĂ³s estĂ¡ ligada aquela visĂ£o delas naquele momento. Se vocĂªs se esforçarem e seguirem em frente, podem crescer na mesma direĂ§Ă£o juntos. Ă€s vezes, as duas pessoas se afastam, mas acredito que tem uma pessoa certa para todas as diferentes versões de vocĂª. "

Para entender o livro 2 vocĂª precisa conhecer a vida de Holly, nossa protagonista. Holly e Gerry eram o casal perfeito, se conheceram na escola e nunca se separaram, tinha um casamento amoroso e tudo ia bem atĂ© que Gerry descobriu um cĂ¢ncer em estĂ¡gio avançado que tiraria sua vida em pouquĂ­ssimo tempo. Cruel? Sim, mas a vida Ă© assim. ApĂ³s a morte de Gerry, Holly descobre que ele deixou vĂ¡rias cartas que lhe sĂ£o entregues mensalmente e que fazem com que o luto seja mais leve. 
O Clube P.S. eu te amo se passa 6 anos apĂ³s a Ăºltima carta e Holly estĂ¡ seguindo a vida, como Gerry pediu, tem um trabalho, estĂ¡ tentando vender a casa onde moraram e tem um namorado incrĂ­vel com quem pretende ir morar. 

Tudo certo? Sim, atĂ© que ela fale sobre a sua experiĂªncia em um podcast e inspire um grupo de pessoas com doenças em estĂ¡gio terminal a fundarem o Clube P.S. eu te amo e pedirem a sua ajuda para deixarem cartas aos seus entes queridos. 

"Olhar para trĂ¡s, voltar, nĂ£o Ă© fraqueza. NĂ£o Ă© reabrir velhas feridas. É preciso força e coragem. É preciso que a pessoa assuma o controle de quem Ă© para observar e julgar a pessoa que jĂ¡ foi. "

Narrado por Holly, o leitor vai sentir o dilema que ela vive na dĂºvida de ajudar essas pessoas e reviver o seu luto ou de deixĂ¡-los Ă  prĂ³pria sorte. Muito mais do que no primeiro livro, Holly se mostra como um ser humano comum, cheio de dĂºvidas, que sofre, que erra, que tem mĂ¡goas, mas que se esforça para ser cada dia melhor e aceita as transformações pelas quais passamos o tempo todo. 

" - Mas odiar dar adeus nĂ£o justifica a permanĂªncia.
- E temer dar adeus tambĂ©m nĂ£o justifica ir embora primeiro. "

Mas porque ler um livro que eu jĂ¡ sei tudo o que vai acontecer? Caro leitor, te garanto que o mais importante nesses dois livros Ă© saber como tudo isso acontece, as variĂ¡veis que influenciam cada decisĂ£o ou atitude, alĂ©m de desvendar um pouco da alma humana quando se mistura amor e dor, vida e morte. 

"Tudo o que se quebra ao nosso redor nos une com ainda mais força, porque nĂ£o importa quĂ£o caĂ³tico o mundo seja, todos precisamos dos nossos esconderijos, ou Ă© impossĂ­vel ouvir os prĂ³prios pensamentos. Nosso esconderijo Ă© um no outro.
NĂ³s criamos o nosso espaço e vivemos nele." 

Apesar de tratar sobre o fim da vida, a escrita da Cecelia Ă© muito leve e sensĂ­vel para tratar de temas delicados como o enfrentamento da morte, ausĂªncia e saudade. Ela consegue inserir ao longo da narrativa muitas passagens hilĂ¡rias que farĂ¡ com que o leitor perceba que ir tambĂ©m Ă© uma forma de demonstrar amor e que cada um enfrenta a partida ao seu modo. 

Mas nĂ£o se engane, o livro tambĂ©m traz muito romance com a nova histĂ³ria de amor de Holly e Daniel, um verdadeiro suspiro de esperança que mostra que o perĂ­odo de luto nĂ£o dura para sempre.

Um comentĂ¡rio

  1. Adorei a resenha!! SĂ³ trocou o nome do namorado da Holly, Ă© Gabriel.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!