O Conto da Aia, Margaret Atwood

 


Escrito em 1985, o romance distĂ³pico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos Ăºltimos meses, voltando a ocupar posiĂ§Ă£o de destaque nas listas do mais vendidos em diversos paĂ­ses. AlĂ©m de ter inspirado a sĂ©rie homĂ´nima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficĂ§Ă£o futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrĂ¡tico e totalitĂ¡rio em que as mulheres sĂ£o vĂ­timas preferenciais de opressĂ£o, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força polĂ­tica, ganhou status de orĂ¡culo dos EUA da era Trump. 
O Conto da Aia
The Handmaid’s Tale
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 368
Idioma: portuguĂªs
Editora: Rocco

Tudo parecia normal, atĂ© que aos poucos pessoas começaram a sumir de seus postos, mulheres tiveram suas contas bloqueadas, seus empregos destituĂ­dos e suas vidas comandadas por homens. O patriarcado tomou o poder e, com ele, as opções eram quase nulas. Em meio ao caos, as mulheres de alto escalĂ£o se tornaram esposas de homens do alto escalĂ£o, as outras se tornaram camareiras, cozinheiras e, no mais baixo nĂ­vel, se tornaram Aias, mulheres com uma Ăºnica finalidade: procriar para o poder. 

Ofred, cujo nome real foi roubado durante a mudança de poder, se tornou uma Aia, uma mulher sem voz e sem vida, cujo Ăºnico objetivo Ă© ser usada por seu Comandante e sua esposa para fins de gerar um filho, uma criança que ela nĂ£o vai criar. Uma Aia nĂ£o pode se relacionar, nĂ£o pode demonstrar sentir, nĂ£o pode ter prazer, ela sĂ³ tem que estar lĂ¡, na hora solicitada e da forma solicitada para que o ato seja feito como objetivo de produzir e nada mais, uma mulher sem voz, uma mulher usada. 

PorĂ©m Ofred tem sonhos, ela tem esperanças de que sua vida volte ao normal, que ela possa reencontrar sua filha e seu marido, mas como continuar assim se o mundo passou a ser tĂ£o opressor e a Ăºnica voz ouvida Ă© masculina? Em meio a esse tormento ela precisa saber onde pisar, com quem falar e assim quem sabe conseguir mudar sua vida. 

“A soleira da porta de uma nova casa Ă© um lugar solitĂ¡rio.”


Narrado pelo ponto de vista de Ofred, a histĂ³ria que deu origem ao seriado The Handmaid’s Tale, conta sobre a opressĂ£o sofrida pelas mulheres em uma realidade obscura e cheia de sofrimento. O livro retrata o poder do silĂªncio imposto e o que ele pode fazer com as pessoas, alĂ©m de mostrar o que o poder Ă© capaz. É uma histĂ³ria sobre anulaĂ§Ă£o feminina e anulaĂ§Ă£o de mulheres para com outras mulheres, o sentimento doentio de posse que ainda hoje, muitos homens possuem. 

Um livro sem final feliz, mas que mostra a verdadeira realidade da opressĂ£o e do que ela pode fazer a um ser humano, o quanto atos desesperados deixam as pessoas cegas. Confesso que esperava um pouco mais do livro, com toda a hype em torno da histĂ³ria, esperava encontrar uma guerra bem estabelecida, com a uniĂ£o das pessoas em busca da tĂ£o sonhada igualdade, ou do retorno dos tempos de outrora, porĂ©m o encontrado Ă© uma histĂ³ria de medo, anulaĂ§Ă£o e perda das expectativas. 

“O que vocĂª nĂ£o souber nĂ£o lhe trarĂ¡ sofrimento.”

Em alguns pontos me senti confusa, senti falta de algumas explicações, de saber como de fato tudo começou e ter um discernimento melhor da situaĂ§Ă£o e muitas vezes pensei em desistir da leitura, porĂ©m persisti e foi importante para que eu pudesse enxergar que, embora seja um livro de ficĂ§Ă£o, ele pode muito bem retratar a realidade muitas mulheres que sĂ£o oprimidas diariamente por seus companheiros ou homens de poder. 

Estou agora ansiosa em assistir ao seriado e quem sabe mudar minha visĂ£o quanto a essa histĂ³ria, pois o livro de fato nĂ£o foi a experiencia que eu esperei. Mas como sempre, essa Ă© a minha opiniĂ£o e espero que se vocĂª ainda nĂ£o leu o livro, tenha a oportunidade de ler e vamos conversar sobre o que vocĂª achou, se jĂ¡ leu, nĂ£o deixa de me contar sobre isso tambĂ©m. Por hoje Ă© sĂ³, eu volto em breve com mais. 



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!