Mulheres fortes / Outubro rosa



O mês de outubro é marcado por várias datas importantes, dentre elas o dia 10 que marca o “Dia Mundial da Saúde Mental” e “Dia da Luta Contra a Violência a Mulher”, pensando nisso e falando sobre outro assunto importante que é a “Campanha de Combate ao Câncer de Mama”, nós do MVE separamos alguns livros que falam justamente de mulheres fortes e que podem nos ensinar com sua força e vontade de vencer. 

  • Ghosts – O livro da autora M. S. Fayes pela The Gift Box, conta a história da fuzileira Naval Ailleen Anderson, uma mulher de 23 anos que aos 18 sofreu abuso sexual, além disso teve seu destino mudado por seus pais. Ailleen poderia ter se entregado a dor e ao medo de uma vida presa ao seu agressor, mas ela resolveu fugir e se tornar uma das mulheres mais fortes já conhecidas no meio dos fuzileiros. 
  • A pequena sereia e o reino das ilusões – Livro de Louise O’Neill pela Darkside Books, conta a história de Gaia, uma jovem sereia que, por ser a mais bela entre suas irmãs, teve seu destino traçado pelo pai para que se tornasse esposa de um homem asqueroso. Gaia dá voz aos seus medos e foge para um novo mundo, descobrindo por lá que os homens são todos iguais, independente do lugar de onde vem. Gaia é uma garota que sofreu muito pelo silêncio, mas resolve se empoderar de sua voz e mudar seu próprio destino. 
  • Mulherzinhas – A autora Louisa May Alcott trouxe a vida quatro garotas: Meg, Jo, Beth e Amy March, garotas que embora suas diferenças e particularidades, enfrentam com unhas e dentes os problemas de viverem apenas com sua mãe, que dá duro para manter a família já que o marido e pai das meninas foi mandado para a Guerra. Cada uma com sua diferença nos mostra a garra de mulheres que não tinham voz em sua época, mas que precisaram se desdobrar para suprir a família na falta daquele que deveria ser o provedor da casa. A edição comentada e ilustrada da Zahar está fantástica e vale a pena ser conhecida. 
  • Céu sem estrelas – Falando em saúde mental, temos o livro da Iris Figueiredo pela Editora Seguinte, que conta a história de Cecília, uma garota que passa por muitos problemas na vida e que lida com tudo sozinha para não preocupar a única pessoa que demonstra de fato se importar com ela, sua avó. Entre o abandono da mãe, não saber quem é o pai, ataques de pânico, gordofobia e auto mutilação, Cecília vai mostrar o quanto cuidar da nossa saúde mental é de extrema importância e um assunto que precisa ser frequentemente tratado. 
  • Strani Amori – Lançamento da Pitangus Editorial, o livro da autora Evellyn Miller, conta a história de Briseida, uma garota que desde seu nascimento teve os caminhos traçados por escolhas erradas, não apenas dela, mas daqueles que a cercavam. Entre ser fruto de uma traição, presenciar o pai trair a confiança de sua mãe e viver um relacionamento abusivo, além de outros problemas enfrentados ao longo da vida, Briseida é uma personagem que nos apresenta os caminhos da superação e nos ensina a trilhar os nossos próprios caminhos para a felicidade. 

Esses são só alguns dos livros que podemos indicar, mas existem vários outros por aí que podem não só ajudar a entender, mas nos levar a compreender nossa própria vida. Precisamos ser fortes, precisamos cuidar da nossa mente, da nossa vida e da nossa saúde todos os dias, não se cale diante de qualquer situação, você nunca esteve e nem estará sozinha. 

Para aquelas que precisam de ajuda referente a qualquer tipo de abuso, denuncie, procure ajuda, ligue 180, os profissionais estão prontos para ajudar você. Eu vou ficando por aqui, fiquem bem, protejam-se e até mais!



Um comentário

  1. Eu ainda não li nenhum dos livros citados, mas tenho pelo menos dois deles. Vou ler, com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!