Mulheres fortes / Outubro rosa



O mĂªs de outubro Ă© marcado por vĂ¡rias datas importantes, dentre elas o dia 10 que marca o “Dia Mundial da SaĂºde Mental” e “Dia da Luta Contra a ViolĂªncia a Mulher”, pensando nisso e falando sobre outro assunto importante que Ă© a “Campanha de Combate ao CĂ¢ncer de Mama”, nĂ³s do MVE separamos alguns livros que falam justamente de mulheres fortes e que podem nos ensinar com sua força e vontade de vencer. 

  • Ghosts – O livro da autora M. S. Fayes pela The Gift Box, conta a histĂ³ria da fuzileira Naval Ailleen Anderson, uma mulher de 23 anos que aos 18 sofreu abuso sexual, alĂ©m disso teve seu destino mudado por seus pais. Ailleen poderia ter se entregado a dor e ao medo de uma vida presa ao seu agressor, mas ela resolveu fugir e se tornar uma das mulheres mais fortes jĂ¡ conhecidas no meio dos fuzileiros. 
  • A pequena sereia e o reino das ilusões – Livro de Louise O’Neill pela Darkside Books, conta a histĂ³ria de Gaia, uma jovem sereia que, por ser a mais bela entre suas irmĂ£s, teve seu destino traçado pelo pai para que se tornasse esposa de um homem asqueroso. Gaia dĂ¡ voz aos seus medos e foge para um novo mundo, descobrindo por lĂ¡ que os homens sĂ£o todos iguais, independente do lugar de onde vem. Gaia Ă© uma garota que sofreu muito pelo silĂªncio, mas resolve se empoderar de sua voz e mudar seu prĂ³prio destino. 
  • Mulherzinhas – A autora Louisa May Alcott trouxe a vida quatro garotas: Meg, Jo, Beth e Amy March, garotas que embora suas diferenças e particularidades, enfrentam com unhas e dentes os problemas de viverem apenas com sua mĂ£e, que dĂ¡ duro para manter a famĂ­lia jĂ¡ que o marido e pai das meninas foi mandado para a Guerra. Cada uma com sua diferença nos mostra a garra de mulheres que nĂ£o tinham voz em sua Ă©poca, mas que precisaram se desdobrar para suprir a famĂ­lia na falta daquele que deveria ser o provedor da casa. A ediĂ§Ă£o comentada e ilustrada da Zahar estĂ¡ fantĂ¡stica e vale a pena ser conhecida. 
  • CĂ©u sem estrelas – Falando em saĂºde mental, temos o livro da Iris Figueiredo pela Editora Seguinte, que conta a histĂ³ria de CecĂ­lia, uma garota que passa por muitos problemas na vida e que lida com tudo sozinha para nĂ£o preocupar a Ăºnica pessoa que demonstra de fato se importar com ela, sua avĂ³. Entre o abandono da mĂ£e, nĂ£o saber quem Ă© o pai, ataques de pĂ¢nico, gordofobia e auto mutilaĂ§Ă£o, CecĂ­lia vai mostrar o quanto cuidar da nossa saĂºde mental Ă© de extrema importĂ¢ncia e um assunto que precisa ser frequentemente tratado. 
  • Strani Amori – Lançamento da Pitangus Editorial, o livro da autora Evellyn Miller, conta a histĂ³ria de Briseida, uma garota que desde seu nascimento teve os caminhos traçados por escolhas erradas, nĂ£o apenas dela, mas daqueles que a cercavam. Entre ser fruto de uma traiĂ§Ă£o, presenciar o pai trair a confiança de sua mĂ£e e viver um relacionamento abusivo, alĂ©m de outros problemas enfrentados ao longo da vida, Briseida Ă© uma personagem que nos apresenta os caminhos da superaĂ§Ă£o e nos ensina a trilhar os nossos prĂ³prios caminhos para a felicidade. 

Esses sĂ£o sĂ³ alguns dos livros que podemos indicar, mas existem vĂ¡rios outros por aĂ­ que podem nĂ£o sĂ³ ajudar a entender, mas nos levar a compreender nossa prĂ³pria vida. Precisamos ser fortes, precisamos cuidar da nossa mente, da nossa vida e da nossa saĂºde todos os dias, nĂ£o se cale diante de qualquer situaĂ§Ă£o, vocĂª nunca esteve e nem estarĂ¡ sozinha. 

Para aquelas que precisam de ajuda referente a qualquer tipo de abuso, denuncie, procure ajuda, ligue 180, os profissionais estĂ£o prontos para ajudar vocĂª. Eu vou ficando por aqui, fiquem bem, protejam-se e atĂ© mais!



Um comentĂ¡rio

  1. Eu ainda nĂ£o li nenhum dos livros citados, mas tenho pelo menos dois deles. Vou ler, com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!