O Poder, Naomi Alderman


O que vocĂª faria se tivesse o poder em suas mĂ£os?
“Jogos vorazes encontra O conto da aia.” (COSMOPOLITAN)
Em um futuro prĂ³ximo, as mulheres desenvolvem um estranho poder: elas se tornam capazes de eletrocutar outras pessoas, infligindo dores terrĂ­veis... atĂ© a morte. De repente, os homens se dĂ£o conta de que nĂ£o estĂ£o mais no controle do mundo.
“Um olhar fascinante no que o mundo poderia ter se tornado se o sexismo dos Ăºltimos milĂªnios tivesse tomado rumos diferentes. Engenhoso... merece ser lido por todas as mulheres (e, claro, por todos os homens).” (THE TIMES)
“O poder Ă© uma leitura explosiva.” (FINANCIAL TIMES)
“Um romance envolvente, que nos obriga a encarar uma distopia que jĂ¡ existe... e que estĂ¡ entre nĂ³s hĂ¡ sĂ©culos.” (MICHAEL SCHAUB, NPR)
O Poder
Naomi Alderman
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 368
Idioma: portuguĂªs
Editora: Editora Planeta

JĂ¡ vai um bom tempo que eu nĂ£o lia uma distopia tĂ£o original e impactante como O Poder. com um forte manifesto feminista, a histĂ³ria vai muito alĂ©m disso e nos mostra um mundo onde o poder dita as regras e comanda a alma humana. Me diz se isso nĂ£o Ă© uma verdadeira distopia do mundo em que vivemos.

“Ensinaram a vocĂªs que vocĂªs nĂ£o sĂ£o puras, nĂ£o sĂ£o sagradas, que seu corpo Ă© impuro e jamais poderia abrigar o divino. Ensinaram vocĂªs a desprezar tudo o que sĂ£o e a ter um Ăºnico desejo, o de ser homem. Mas o que ensinaram a vocĂªs sĂ£o mentiras“.


Em O Poder, meninas adolescentes desenvolver um poder: a trama, o que lhes dĂ¡ a capacidade de eletrocutar pessoas, causando dor e morte. Com o tempo, elas descobrem que sĂ£o capazes de despertar esse mesmo poder em mulheres mais velhas. Assim, a balança do poder começa a se inverter e as mulheres assumem a liderança. Em um contexto machista e de patriarcado, idĂªntico ao que vivemos, as mulheres passam a comandar os governos, os exĂ©rcitos e, inclusive, a religiĂ£o, quando Deus passa a ser enxergado como uma figura feminina. E o que acontece com os homens? EntĂ£o, querida leitora, a eles Ă© relegado o papel de sexo frĂ¡gil, aquele que Ă© usado quando necessĂ¡rio e depois descartado, inclusive com relatos de estupros coletivos. 

E Ă© aĂ­ que estĂ¡ a grande sacada da histĂ³ria! A autora nĂ£o faz uma simples apologia Ă s mulheres no poder, ela mostra todos os riscos e possibilidades de ter um poder absoluto na mĂ£o de um Ăºnico grupo, mesmo que sejam mulheres. Ressaltando que, por traz do gĂªnero, existe a natureza humana com suas falhas de carĂ¡ter e confirmando a antiga frase de Lord Acton:

"O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens sĂ£o quase sempre homens maus."

A mensagem do livro Ă© um verdadeiro dedo na ferida. Naomi escancara que o poder corrompe qualquer um que o detenha e que, homens ou mulheres, sĂ£o capazes de cometer atrocidades quando a ambiĂ§Ă£o fala mais alto. 

Lamentavelmente, a autora se perde em alguns momentos, tornando a histĂ³ria longa alĂ©m do necessĂ¡rio e repetitiva, como se estivesse querendo convencer o leitor de situações que ele jĂ¡ acredita. O que, ainda assim, nĂ£o tira a qualidade do texto quando comparado Ă  riqueza das crĂ­ticas apresentadas. 

Preferi nĂ£o falar sobre os personagens porque, na minha opiniĂ£o, o personagem principal da histĂ³ria Ă© o poder. É ele quem comanda e dita as situações e atitudes dos personagens secundĂ¡rios da histĂ³ria. 

Se vocĂª Ă© apaixonado por distopia, como eu, e quer ler algo que te tire da zona de conforto e desperte em vocĂª muitos questionamentos interessantes, O Poder Ă© a leitura certa.




Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!