Um Casamento Americano, Tayari Jones


Os recĂ©m-casados Celestial e Roy sĂ£o a personificaĂ§Ă£o do sonho americano e do empoderamento negro. Mas um dia os dois sĂ£o separados por circunstĂ¢ncias imprevisĂ­veis: Roy Ă© condenado a doze anos de prisĂ£o por um crime que Celestial sabe que ele nĂ£o cometeu.
Mesmo impetuosa e independente, Celestial Ă© dominada pelo desamparo e busca conforto nos braços de um amigo de infĂ¢ncia.
Quando a condenaĂ§Ă£o de Roy Ă© anulada repentinamente depois de cinco anos, ele sai da prisĂ£o pronto para retomar a vida com a esposa.
Um casamento americano lança um olhar perspicaz ao coraĂ§Ă£o e Ă  mente de trĂªs pessoas unidas e separadas por forças alĂ©m do seu controle, e que precisam lidar com o passado enquanto seguem – com esperança e dor – em direĂ§Ă£o ao futuro.
Um Casamento Americano
Ano: 2019
PĂ¡ginas: 228
Idioma: portuguĂªs
Editora: Arqueiro

Ser um homem negro nĂ£o Ă© fĂ¡cil, ser um homem negro no lugar errado e na hora errada Ă© ainda pior. Foi assim que Roy acabou sendo preso, vĂ­tima de uma sentença injusta e racista, fruto de uma acusaĂ§Ă£o errĂ´nea, pelo simples fato de que ele era um homem negro e nĂ£o tinha feito nada alĂ©m de ajudar uma mulher. Celestial acredita no marido de olhos fechados, no momento do acontecido ele estava com ela, no quarto de hotel que dividiam, mas a polĂ­cia nĂ£o quis saber, ninguĂ©m quis saber, apenas seus familiares e o advogado. AndrĂ©, o melhor amigo de ambos tambĂ©m acredita na inocĂªncia do rapaz, mas nada disso fez com a pena fosse mudada. 

A sentença de 12 anos de prisĂ£o mudam um homem e moldam as pessoas ao seu redor, Roy precisa lidar com isso e ter esperanças de que a sua inocĂªncia serĂ¡ provada. Celestial precisa continuar amando seu homem e cuidando dele enquanto as coisas nĂ£o mudam, enquanto ele nĂ£o volta para casa e AndrĂ© precisa continuar sendo amigo dos dois, mesmo que seus sentimentos sejam controversos. 

Quando uma vida muda, todas as outras mudam juntas, mesmo que nĂ£o aparente, Ă© necessĂ¡rio seguir em frente e os trĂªs vĂ£o precisar aprender com isso, mas como?

“Existem dois tipos de pessoa no mundo: as que saem de casa e as que nĂ£o saem.”
Narrado nos pontos de vista de Roy, Celestial e AndrĂ©, o livro divido em trĂªs partes conta a histĂ³ria de um homem sentenciado a uma prisĂ£o injusta, mas tambĂ©m contam a histĂ³ria de uma mulher que precisou passar pela perda precoce do marido para a cadeia e de um amigo que precisava continuar no lugar de amigo. É uma histĂ³ria de dor, tristezas e reviravoltas que nos faz refletir sobre o sistema judicial de todo o mundo, nos faz ver e pensar sobre como os procedimentos ainda sĂ£o racistas e injustos em todos os lugares. 

Um relato doloroso sobre ir para a prisĂ£o como inocente e sair dela sem ter mais nada nessa vida, apenas a esperança de poder recomeçar de alguma forma e em algum lugar. Um livro forte, marcante, com reviravoltas e provas de que a vida segue seu curso, mesmo quando em algum lugar uma injustiça Ă© cometida. 

“NĂ£o que houvesse algo errado no modo como qualquer um de nĂ³s tinha sido criado. Mas o mundo estĂ¡ mudando, entĂ£o o modo como a gente cria os filhos tambĂ©m precisa mudar.”

Tayari Jones escreveu um livro real, uma histĂ³ria que pode acontecer com qualquer homem, em qualquer lugar e sob qualquer circunstĂ¢ncia, principalmente se o homem for negro e se sua mulher tambĂ©m for negra, pois ainda hoje, em pleno sĂ©culo 21, o racismo Ă© algo tĂ£o enraizado que o homem de cor nĂ£o tem voz. 

A histĂ³ria de Tayari serve como estĂ­mulo para que possamos mudar isso o quanto antes, para que possamos ir mais longe e fazer o nosso sistema rodar da forma certa, para que outras injustiças nĂ£o venham a acontecer. Meu Ăºnico incomodo com o livro foi ter um final corrido, pois acredito que os personagens poderiam ter um desenvolvimento melhor no final, algumas perguntas ficaram abertas, mas nada que mude o quanto o livro Ă© capaz de ensinar. 

“Ao crescer a gente aprende que todos os feriados tĂªm a ver com famĂ­lia, e poucas pessoas conseguem ser vencedoras nesse aspecto.”

Um livro forte e muito importante para cada um de nĂ³s, entĂ£o se vocĂª ainda nĂ£o leu essa histĂ³ria, te convido a conhecer. E se jĂ¡ leu, vem me contar o que achou. Eu volto em breve com muito mais!



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!