O Rouxinol, Kristin Hannah



França, 1939: Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o front. Ela nĂ£o acredita que os nazistas invadirĂ£o o paĂ­s, mas logo chegam tanques, soldados em marcha e aviões que despejam bombas sobre inocentes.

Quando o paĂ­s Ă© tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha sĂ£o forçadas a conviver com o inimigo. Todos os seus movimentos passam a ser vigiados, e Vianne Ă© obrigada a colaborar com os invasores para manter sua famĂ­lia viva.

Isabelle, irmĂ£ de Vianne, Ă© uma jovem que leva a vida com furor e paixĂ£o. Enquanto muitos fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar Ă  ResistĂªncia, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu paĂ­s.

Seguindo a trajetĂ³ria das irmĂ£s e revelando um lado esquecido da HistĂ³ria, O Rouxinol Ă© uma narrativa sensĂ­vel que celebra o espĂ­rito humano e a força das mulheres que travaram batalhas longe do front.

Separadas pelas circunstĂ¢ncias e divergentes em seus ideais, elas tĂªm um tortuoso destino em comum: proteger aqueles que amam em meio Ă  devastaĂ§Ă£o da guerra – e talvez pagar um preço inimaginĂ¡vel por isso.

O Rouxinol
Na França sitiada pelos nazistas, duas irmĂ£s se veem em polos opostos ao encarar o inimigo comum.
Ano: 2021 
PĂ¡ginas: 544
Idioma: portuguĂªs
Editora: Arqueiro


Oi, amigos leitores, tudo bem com vocĂªs? Espero que sim. Eu sou a Ilmara, do blog Conversa de Livro, e estou aqui para trazer a resenha de um livro que adorei ler e que, apesar de jĂ¡ conhecer a escrita da autora, me surpreendeu de forma positiva. Estou falando de O Rouxinol, de Kristin Hannah. Esta Ă© uma autora que gosto muito e em suas obras o que mais me atrai Ă© a intensidade e o vigor com que as emoções e sentires se delineiam. Mas, vamos Ă  histĂ³ria?

O Rouxinol nos conta a histĂ³ria das irmĂ£s Vianne e Isabelle. Apesar de irmĂ£s, elas tĂªm personalidades bem diferentes: Vianne, a mais velha, Ă© bem rĂ­gida e certinha e Isabelle, a mais jovem, ousada e rebelde. As duas nĂ£o tiveram uma infĂ¢ncia fĂ¡cil, pois alĂ©m de perderem a mĂ£e e serem abandonadas pelo pai, tiveram que ser criadas e viver sobre os maus tratos de uma estranha -, e se tornaram ainda mais distantes quando Vianne enviou a irmĂ£ mais nova para um internato. Contudo, com a guerra que se aproximava a cada instante, ela resolve voltar para perto da irmĂ£ e Ă© uma jovem engajada com o futuro polĂ­tico do local, tentando acabar com a guerrra. PorĂ©m, o que pode uma menina de 18 anos diante de uma guerra? Ou melhor, existe uma forma de lutar em uma guerra sem armas?

A Segunda Guerra foi um marco dentro da histĂ³ria do mundo e palco de grandes e assustadoras atrocidades cometidas pelo prĂ³prio homem contra os seus semelhantes. O horror, a fome e o medo foram os personagens nesse cenĂ¡rio em toda a Europa entre os anos de 1939 a 1945. NinguĂ©m estava a salvo. Quando Hitler toma Paris e o domĂ­nio nazista se espalha Ă© o momento onde a narrativa da autora toma os seus contornos prĂ³prios.

Isabelle, com sua natureza questionadora e rebelde, nĂ£o se conforma com o rumo da situaĂ§Ă£o e se junta Ă  resistĂªncia com amigos e seu amado GaĂ«ton. Para isso ela precisa viver escondida, correndo riscos, atrĂ¡s de nomes falsos, sendo quase uma sombra. Vianne, por outro lado, prefere ficar quieta, obedecer e proteger a sua filha e esperar pelo retorno do marido. É aqui que percebemos claramente a forma de cada uma das irmĂ£s de lutar. Uma, em combate, defendendo a sua liberdade e a outra lutando pela preservaĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o de sua famĂ­lia.

O Rouxinol foi um livro Ă­mpar para mim, pois trouxe um olhar feminino sobre a guerra, onde sempre os personagens centrais sĂ£o masculinos, e pode tambĂ©m mostrar o amor florescendo em meio a este cenĂ¡rio. A evoluĂ§Ă£o e o crescimento dos personagens nos faz encarnar em suas vidas e nos sentirmos arrebatados com os diferentes sentires que aparecem ao longo da trama.

A grande tirada de O Rouxinol Ă© o mistĂ©rio que envolve o narrador desta histĂ³ria. Logo no começo fica claro que estas sĂ£o lembranças do passado que se alternam com breves momentos no presente, mas a gente sĂ³ descobre mesmo – ou confirma as suspeitas – no final do livro. Os personagens sĂ£o bem definidos, bem estruturados e nos cativam com seus questionamentos e sensações diversas que povoam toda a histĂ³ria.

O Rouxinol Ă© um livro sobre a Guerra, mas acima de tudo um livro que fala sobre amor, superaĂ§Ă£o e amizade, como quase todos os livros de Kristin Hannah. Os direitos de O Rouxinol jĂ¡ foram vendidos e em breve poderemos conferir esta histĂ³ria no cinema. E espero que esta adaptaĂ§Ă£o nĂ£o me decepcione. Por fim, posso dizer que O Rouxinol Ă© uma leitura mais que recomendada e indicada para os mais variados leitores. Um livro nota dez!


Um comentĂ¡rio

  1. Acredita que nĂ£o li nada da autora ainda? Pois Ă©. Preciso mudar isso urgente, pois tudo que leio sobre os livros dela sempre sĂ£o coisas boas.
    E olha aĂ­ o enredo desse livro! Eu amo esses cenĂ¡rios e a dose de drama e dor parece bem dosada, outro ponto que amo muito.
    Com certeza, quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!