Klara e o Sol, Kazuo Ishiguro



Klara, um Amigo Artificial com habilidades de observaĂ§Ă£o impressionantes, estuda com cuidado o comportamento de todos que passam pela vitrine. Do lugar onde foi designada a ficar na loja, ela espera que uma dessas pessoas entre e a escolha como companheira. Contudo, quando surge a possibilidade de sua vida mudar para sempre, Klara Ă© aconselhada a nĂ£o apostar suas fichas na bondade humana. Neste novo livro, Kazuo Ishiguro examina o mundo moderno pelos olhos de uma narradora inesquecĂ­vel. Com uma linguagem Ăºnica e precisa, ele constrĂ³i um romance arrebatador sobre o significado do amor e do cuidado.
Klara e o Sol
Ano: 2021 
PĂ¡ginas: 336
Idioma: portuguĂªs
Editora: Companhia das Letras

Estamos nos EUA, mas em um futuro onde encontramos Klara, que passa os dias alternando lugares na loja em que mora, observando o comportamento dos humanos que passam diante de sua vitrine e dos seus amigos AA como ela e sonhando em ter uma boa criança a quem farĂ¡ companhia.

Mas porque a necessidade de Amigos Artificiais? Nesse futuro, crianças e adolescentes vivem quase que em total isolamento (sentiu algo familiar???), assistem aula por videochamada e os encontros entre amigos sĂ£o feitos em um ambiente controlado, onde os pais estejam separados apenas por um parede. Ah, e todos sĂ£o manipulados geneticamente, ou nĂ£o sĂ£o vistos com bons olhos pela sociedade que nĂ£o acredita em apostar apenas na natureza. E mesmo entre os adultos vocĂª nĂ£o encontra um nĂ­vel de interaĂ§Ă£o muito maior. 

Klara se torna AA de Josie, uma garota meiga e frĂ¡gil, com uma doença grave que pode levĂ¡-la a morte. E nesse ponto temos uma discussĂ£o muito interessante que questiona o quanto do ser humano pode ser modificado, replicado ou substituĂ­do pela tecnologia. Um debate Ă©tico filosĂ³fico que questiona a aceitaĂ§Ă£o da finitude da vida humana e mexe com o leitor.

Apesar de observadora, Klara nĂ£o Ă© capaz de entender todas as camadas do ser humano e sua capacidade para a maldade. Alimentada por energia solar, Klara vĂª o Sol como um ser todo poderoso que Ă© capaz de nutrir AAs e humanos, considerando sua existĂªncia vital e a falta dela, um dos motivos para Josie nĂ£o se recuperar. Pegando o gancho, Ishiguro aproveita para falar de meio ambiente, jĂ¡ que Klara acredita que o sol estaria zangado por conta das fĂ¡bricas que estĂ£o poluindo o cĂ©u com suas grandes chaminĂ©s, empreendendo uma luta pessoal para acabar com a poluiĂ§Ă£o. 

Klara e o Sol Ă© uma narrativa lenta, mas no ritmo certo para levar o leitor a caminhar junto com a protagonista, embarcando nessa descoberta de mundo que Klara faz onde a observaĂ§Ă£o Ă© a principal ferramenta para entender o mundo em que se vive e o questionamento de tudo ao seu redor Ă© essencial para fazer escolhas.

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!