Rádio Silêncio, Alice Oseman

 



Rádio Silêncio não é um livro leve e apresenta Arlindo ou Lindo, pode chamar do que quiser, é um garoto com a alma mais pura que você pode imaginar, e que o seu maior desejo é encontrar o seu lugar no mundo. Ele tem consciência de que é diferente dos outros meninos da sua idade, e ver as pessoas ao seu redor criticando-o fica difícil a cada dia, sempre desencadeando problemas, tanto na escola quanto dentro de casa.
A adolescência é uma fase de descobertas, dúvidas e inseguranças, e toda essa carga emocional irá criar em Arlindo a coragem necessária para se abrir para o mundo, e até mesmo permitir se apaixonar. Uma linda história que mostra uma realidade vivida por muitos jovens.
Por se tratar de uma história em quadrinhos, a narrativa deixa a gente bem próximo dos personagens e as situações em que eles se encontram. Com muitas referências aos anos 2000, como a febre pelas músicas de Sandy e Junior, a descoberta das primeiras redes sociais e os costumes nordestinos presentes no Rio grande do Norte, Arlindo nos introduz em uma viagem muito linda sobre suas descobertas.
Foi um prazer fazer a leitura desse livro, que encheu meu coração de amor! Arlindo é um garoto puro e inocente, que ama seus amigos, sua família, entende a dor de não ser aceito, de não poder viver como ele realmente quer... é muita emoção para uma história só!
Algo que gostei de ver nessa história foi a exploração da vida dos outros personagens que cercam Arlindo, cada um com seus dramas e sentimentos, que acabam servindo como alicerce para todo o conjunto da obra.
E não podemos falar sobre as referências que essa história traz! Se você não é nordestino, com certeza vai procurar os quitutes, costumes, tudo que a história apresenta! E para quem é fã ou que quer conhecer as músicas que fizeram sucesso no início do milênio, vai ter muita coisa boa para ouvir!uma trama que prende o leitor até suas páginas finais. A história principal que envolve Frances e os gêmeos Last é acompanhada por dramas secundários que são tão envolventes quanto o cerne principal desta narrativa. É apenas lutando contra nossos medos mais secretos que podemos superá-los. E é apenas sendo verdadeiros com nós mesmos que podemos encontrar a felicidade. Frances vai precisar de cada gota de coragem que ela tem para viver esta aventura.

Rádio Silêncio
Ano: 2019
Páginas: 448
Idioma: português


Frances vive para os estudos e para desenhar fanarts do seu podcast favorito, o Universe City. Mas sua vida ganha brilho quando ela é convidada anonimamente para fazer parte do podcast e ela descobre que o seu criador é Aled Last, seu vizinho tímido e exótico, e irmão de uma antiga amiga.

Esse encontro vai se transformar em uma bela amizade que dará o tom de toda a história, trazendo a discussão temas muito sensíveis como ansiedade, depressão, preconceito e a necessidade de atender às expectativas.

A autora traz à história um confronto bem interessante entre as mães dos protagonistas. De um lado, a mãe de Frances, aquela que está sempre presente sem ser invasiva. Do outro, a mãe de Aled, criatura cruel e uma das piores mães que já vi.

Também teremos diversidade racial e representatividade LGBTQIA+, falando sobre assexualidade de forma natural e esclarecedora.

Um livro que fala sobre o poder curativo que os amigos podem ter em nossas vidas, sobre a necessidade de ser quem você realmente é sem a obrigação de atender às expectativas dos outros, e sobre o amor, aquele que vem fácil, que simplesmente acontece seja por afinidade ou admiração.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!