Aya de Yopougon, Marguerite Abouet


Esqueça tudo o que você já ouviu sobre a África, pois este é um livro que vai mostrar uma outra visão das pessoas que vivem por lá. Em Yop City (é assim que o pessoal chama o bairro de Yopougon), na Costa do Marfim, não se ouve falar de guerra civil, aids ou fome. O que se ouve são as confusões de três amigas, Aya, Bintou e Adjoua, que vivem os mesmos dilemas de tantas outras jovens de sua geração: garotos, festas e dúvidas sobre o futuro.
Esta crônica do cotidiano na costa-marfinense no fim dos anos 70 é um pouco do que a própria autora Marguerite Abouet vivenciou, contado de uma maneira sensível e cheia de humor, retratado com incrível vivacidade pelos desenhos de Clément Oubrerie. A beleza de Aya está na sonoridade, nas cores africanas e nos sabores que saltam das páginas, como o aroma da sopa de amendoim (cuja receita, aliás, pode ser lida no "bônus marfinense" ao final do livro). Uma África desprovida de clichês, um retrato social sensível, uma história de amor e amizade.

Aya de Yopougon
Ilustrações de Clément Oubrerie
# 1
Ano: 2009 
Páginas: 112
Idioma: português
Editora: L&PM

Se você está acostumado a ler histórias sobre a África e seus habitantes que falam sempre sobre escassez de alimentos, crianças subnutridas, doenças que assolam a população e violência extrema, você vai ter que rever seus conceitos ao ler Aya de Yopougon.

Essa HQ que é, antes de tudo, uma explosão de cores, traz uma África absolutamente real, mas totalmente diferente do que se é veiculado pela grande mídia, e reside nisso a grande importância dessa obra: mostrar para as pessoas que a África é muito mais do que um lugar selvagem ou que precisa continuamente de ajuda.

A história se passa na Costa do Marfim e traz o dia a dia de três amigas adolescentes mas com objetivos de vida bem diferentes. Enquanto  Bintou e Adjoua só se preocupam em curtir a vida indo a festas e namorando os rapazes de cidade, principalmente os que tem grana, Aya é uma verdadeira feminista. Sonha em estudar, trabalhar e ser independente, sem ter a necessidade de ter um marido para sustentá-la e nem se tornar uma dona de casa vivendo para a criação de filhos. 

Mas relaxa, tá? Aya não é aquela garota chata que corta o barato de todo mundo. Muito pelo contrário! Ela também se diverte e é uma ótima amiga, só não quer perder a sua liberdade e individualidade em um casamento sem amor. 

Uma HQ linda, que é um deleite para os nossos sentidos: enche os olhos com as cores da África, a boca com os sabores locais, Os ouvidos com seus ritmos contagiantes e a  alma com bons sentimentos através da rica cultura de um povo lindo.

Um comentário

  1. 2021 foi o ano que descobri as Graphic's e vou me jogar mais ainda neste ano, pois já estou com um tantão aqui para ler rs
    Por isso, já fiquei encantada em poder conhecer esse quadrinho e quero sentir essas cores!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!