Árvore dos Desejos, K. A. Applegate



Red é um carvalho centenário que já viu de tudo um pouco em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1° de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, por isso, Red sempre ouve tudo com muita atenção, em silêncio. Mas então, numa noite fria, o pedido sussurrado da solitária Samar faz Red perceber que talvez tenha chegado a hora de sua voz ser finalmente ouvida.
Delicado, engraçado e profundo, Árvore dos Desejos é um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e da empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.
Árvore dos Desejos
Ano: 2020 
Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Intrínseca

" Queria dizer que amizade não tem que ser complicada. Que às vezes nós é que permitimos que o mundo a transforme em uma coisa difícil."

Árvore dos Desejos conta a história de Red, uma árvore que contabiliza mais de 200 anos de existência e que tem muita história pra contar sobre os animais que ela abriga mas, principalmente, sobre os humanos que ela observa. 

Por conta da esperança de uma mulher, Red se tornou uma árvore dos desejos e todo dia 1º de maio é especial porque as pessoas a visitam para deixar pendurado em seus galhos seus desejos mais íntimos. Mas esse ano será diferente, alguém quer cortar Red e ela precisa ajudar uma garotinha a realizar o seu desejo.

Árvore dos Desejos é uma das histórias mais lindas e sensíveis que já li. Aqui, os animais mantém uma convivência saudável entre si e uma relação de amizade e lealdade a ser seguida pelos humanos. Red abriga gambás, guaxinins, corujinhas e tem Bongô, um pássaro falante e esperto como seu melhor amigo e confidente. 

Não bastasse essa lição de convivência, o livro traz a história de Samar e sua família, que sofrem ataques dos vizinhos motivados por xenofobia, e chega a ser cruel ver a solidão imposta a menininha por conta do preconceito dos adultos. E só quem se comove com a situação de Samar é Red.

E não poderia faltar uma grande reflexão sobre a relação conturbada entre natureza e ser humano, que ignora a importância da convivência harmoniosa entre árvores, animais e seres humanos para a manutenção da nossa própria existência. 

Além dessa história incrível, Árvore dos Desejos tem uma das capas mais lindas da minha estante e ilustrações de tirar o fôlego que levam o leitor a viajar até a sombra de Red.


Um comentário

  1. Um dos meus livros queridos da estante!!!E sim, com certeza, será uma releitura em algum momento, pois acho que seja necessário!
    Red, os animais, todo o cenário.
    Todos deveriam ler essa fábula em algum momento!
    E oh, a edição é belíssima!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!