Canção de Ninar, Leïla Slimani



Quem cuida dos seus filhos quando você não está olhando? Apesar da relutância do marido, Myriam, mãe de duas crianças pequenas, decide voltar a trabalhar em um escritório de advocacia. O casal inicia uma seleção rigorosa em busca da babá perfeita e fica encantado ao encontrar Louise: discreta, educada e dedicada, ela se dá bem com as crianças, mantém a casa sempre limpa e não reclama quando precisa ficar até tarde. Aos poucos, no entanto, a relação de dependência mútua entre a família e Louise dá origem a pequenas frustrações – até o dia em que ocorre uma tragédia. Com uma tensão crescente construída desde as primeiras linhas, Canção de Ninar trata de questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos entre classes e culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade. Publicado em mais de 30 países e com mais de 600 mil exemplares vendidos na França, Canção de Ninar fez de Leïla Slimani a primeira autora de origem marroquina a vencer o Goncourt, o mais prestigioso prêmio literário francês.

Canção de Ninar
Ano: 2018 
Páginas: 192
Idioma: português

Exausta por cuidar da casa e de dois filhos e ansiando por voltar ao mercado de trabalho, Myriam e Paul resolvem contratar uma babá. A escolhida é Louise, uma senhora aparentemente educada, tranquila e adequada para a função.

Com o passar do tempo, Louise se torna indispensável para a rotina não só das crianças, mas para todo o bom funcionamento da casa. Ela passa da hora de ir embora, executa tarefas que não são de sua responsabilidade e as crianças são apaixonadas por ela.

Canção de ninar conta a história de uma babá que mata duas crianças. Calma, isso não é um spoiler! Na verdade, é a primeira coisa que você fica sabendo quando abre o livro. Mas então qual é o objetivo do livro? Leila Slimani vai nos contar os fatos que levaram a esse fim trágico enquanto aborda os dilemas da maternidade. 

De um lado temos Myriam, a jovem que sonhou ter uma carreira na advocacia mas se tornou mãe e percebeu que ser apenas dona de casa não lhe satisfazia e que precisaria de ajuda para voltar ao mercado de trabalho, o que a afastou dos filhos. Do outro lado temos Louise que, para sustentar os seus filhos precisou abrir mão do cuidado com eles para cuidar dos filhos de outra mulher e começa a encarar essa nova família como se fosse sua. Individualista? Obsessiva? Egoísta? Negligente? Insensível? Indiferente? Obcecada? Como você definiria cada uma dessas mulheres?

Canção de ninar é um thriller psicológico que, apesar de você saber como acaba, faz com que você devore a história dessas mulheres em papéis opostos mas que tem tanto em comum.


Um comentário

  1. Eu sou apaixonada por enredos que deixam o leitor nesse misto não só de questionamento,mas de tensão e esse livro parece trazer muito isso, essa tensão.
    Com certeza, está na listinha dos livros muito desejados. Espero ler em breve.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!