Longo e Claro Rio, Liz Moore


O bairro de Kensington, na Filadélfia, foi fortemente abalado
 pela epidemia de opioides. LĂ¡ cresceram Kacey e Mickey, duas irmĂ£s que, apĂ³s uma infĂ¢ncia inseparĂ¡vel, escolheram caminhos bastante diferentes: uma delas vive nas ruas, abandonada ao prĂ³prio vĂ­cio; a outra ainda percorre os mesmos quarteirões, mas agora fazendo rondas policiais. Embora jĂ¡ nĂ£o se falem, Mickey nunca deixou de se preocupar com a irmĂ£. Quando Kacey desaparece misteriosamente em meio a uma sequĂªncia de assassinatos na regiĂ£o, Mickey nĂ£o mede esforços e se lança em uma busca perigosa atrĂ¡s do criminoso ― e de sua irmĂ£ ― antes que seja tarde demais.

Longo e claro rio
Ano: 2021
PĂ¡ginas: 416
Idioma: portuguĂªs
Editora: Trama

“Tinha mais medo da verdade do que da mentira. A verdade mudaria as circunstĂ¢ncias da minha vida. A mentira era estĂ¡tica. A mentira era a paz. Eu estava feliz com a mentira.”

Michaela “Mickey” Fitzpatrick cresceu em Kensington com a irmĂ£, perderam a mĂ£e em uma overdose e foi criada pela avĂ´ sem saber o paradeiro do seu pai. Desde muito cedo viu o peso do uso das drogas em sua irmĂ£ que foi expulsa pela avĂ³ e passou a se prostituir nas ruas da cidade onde ela divide seu tempo como policial e mĂ£e solteira de um garotinho extremamente inteligente de apenas quatro anos. 


Um sĂ©rie de assasinatos vem ocorrendo na cidade, mas, por nĂ£o ser detetive, Mickey nĂ£o Ă© chamada para fazer parte das investigações. O que a inquieta nessa histĂ³ria Ă© que todas as vĂ­timas sĂ£o mulheres que se prostituem e usam drogas, fazendo com que ela tema pela vida de Kasey, a irmĂ£ com quem ela nĂ£o fala a cerca de cinco anos mas que sempre a observa de longe. 

Quando Mickey se dĂ¡ conta que jĂ¡ faz mais de um mĂªs que nĂ£o vĂª a irmĂ£, ela resolve nĂ£o sĂ³ descobrir o seu paradeiro alĂ©m de investigar quem estĂ¡ por trĂ¡s dessa sequĂªncia de assassinatos. Enquanto Mickey faz sua investigaĂ§Ă£o paralela, o leitor vai conhecendo mais sobre o passado das irmĂ£s, seu filho e as dificuldades que ela enfrenta para criĂ¡-lo, uma histĂ³ria de amor frustrada que considero como um relacionamento abusivo, alĂ©m de descobrir como funciona a corrupĂ§Ă£o e o abuso de poder dentro da polĂ­cia de Kensington. 

Narrado em primeira pessoa por Mickey e alternando entre presente e passado, a histĂ³ria vai muito alĂ©m da soluĂ§Ă£o do mistĂ©rio dos assassinatos, que Ă© apenas um cenĂ¡rio para abordar temas muito mais importantes. Ainda assim, a autora traz um desfecho surpreendente e absolutamente satisfatĂ³rio respondendo a quase todas as dĂºvidas surgidas ao longo da investigaĂ§Ă£o. 

Longo e Claro Rio Ă© uma leitura densa, por vezes pesada atĂ©, ao abordar casos de abuso de menores. É tambĂ©m um relato sĂ©rio e sensĂ­vel sobre o poder devastador das drogas nas relações familiares e nos sonhos de alguĂ©m, sobre o mundo da prostituiĂ§Ă£o e sobre a necessidade de termos empatia, mostrando os personagens com virtudes e defeitos, sem romantizar nem demonizar, apenas sendo seres humanos.

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!