Antes que o café esfrie, Toshikazu Kawaguchi



Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.
Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.
A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.

Antes que o café esfrie
# 1
Toshikazu Kawaguchi
Ano: 2022 
Páginas: 208
Idioma: português
Editora: Valentina

O que você faria se pudesse voltar no tempo por alguns instantes para reencontrar alguém muito importante?

Em um pequeno café antigo do Japão, uma mágica pode acontecer e os interessados podem voltar no tempo para reencontrar alguém. Como toda volta no tempo, ali no café também existem regras e a principal delas é saber que: mesmo voltando ao passado, o presente não será mudado, não importa o que você faça.

Mesmo sabendo que não há possibilidade de mudar o presente, algumas pessoas se aventuram nessa jornada e, antes que o café esfrie, elas podem reviver um momento, relembrar uma história ou fazer algo que tiveram vontade, mas nunca coragem de fazer. É isso que acontece com Fumiko, que retorna para dizer algo importante para o seu namorado; com Kohtake, que retorna para receber algo importante do marido; com Hirai, que volta para reencontrar sua irmãzinha; e Kei, que viaja para o futuro para ver alguém especial.

“A vida não vem servida numa bandeja. Por que você não desiste de vez?”

Voltar ou ir para um ponto específico da vida é importante para que esses personagens possam entender algo da própria história, ajudando a tomar decisões que vão mudar o rumo das coisas para sempre. Embora o presente não seja mudado, a vida muda o tempo todo e essas mulheres, viajantes do tempo, compreendem isso a partir das escolhas que fazem.

Dividido em quatro histórias, cada uma focada em uma das personagens citadas, o livro de Toshikazu nos ensina a importância de não deixarmos para amanhã o que podemos fazer hoje, muito menos guardar os sentimentos que queremos expressar. A vida é curta demais para escondermos o que sentimos.

“A água escorre dos lugares altos para os mais baixos. Sempre. É a natureza da gravidade. As emoções também parecem agir de acordo com a gravidade. Na presença de alguém com quem se tem laços, a quem você já confiou seus sentimentos, fica difícil mentir sem que o outro perceba.”

Se você ainda não leu essa obra, recomendo muito a experiência, pois além de personagens divertidos, o livro carrega mensagens incríveis e que, com certeza, vão te tocar de alguma forma. Para mim, principalmente a terceira história, tocou imensamente. E aí, já leu ou vai ler? Qual o último livro que te tocou? Vamos papear!

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!