Regras para ser uma boa garota, Candace Bushnell e Katie Cotugno

 


Marin sempre foi boa em seguir regras implĂ­­citas. Uma aluna exemplar e editora do jornal da escola, seu sonho Ă© estudar na mesma universidade que sua avĂ³. O futuro parece brilhante e o sr. Beckett ― ou Bex, como Ă© conhecido entre os alunos ―, o jovem e simpĂ¡tico professor de literatura parece concordar. AtĂ© que um dia Bex a beija, deixando Marin perplexa. Ela tinha passado a mensa­gem errada? SerĂ¡ que foi culpa dela? Agora Marin precisa decidir se irĂ¡ ou nĂ£o denunciar o professor e lidar com as consequĂªncias de sua escolha.
Em uma narrativa genial, Candace Bushnell, autora de Sex and the City, e Katie Cotugno, autora de Duas vezes amor, escrevem sobre os desafios de crescer em um mundo pautado em normas machistas e sobre como escrever as prĂ³prias regras.

Regras para ser uma boa garota
Candace Bushnell
Katie Cotugno
Ano: 2022 
PĂ¡ginas: 272
Idioma: portuguĂªs
Editora: HarperCollins Brasil

Marin Ă© a tĂ­pica garota certinha, Ă³tima aluna, editora do jornal da escola e todo mundo acha que ela terĂ¡ um futuro brilhante por causa disso. Mas a vida de Marin vira de ponta a cabeça quando o Sr. Beckett, seu professor de literatura, um cara jovem, bonito, querido e prĂ³ximo de todos os alunos, a beija. 

A cabeça de Marin fica a mil e o seu primeiro dilema Ă© entender se a culpa foi dela ou se alguma atitude sua o fez entender que era esse o seu desejo. Na dĂºvida entre fingir que nada aconteceu ou denunciar a atitude de Bex, mesmo correndo o risco de nĂ£o acreditarem nela mas como forma de se rebelar contra a visĂ£o machista de uma sociedade que sempre culpa a mulher, Marin escreve um artigo intitulado 'Regras Para Ser Uma Boa Garota' e publica no jornal da escola. Ponto alto da histĂ³ria, se vocĂª Ă© mulher, duvido nĂ£o se identificar com todos os questionamentos expostos por Marin em seu artigo. 

Apesar de ser um livro curto, que poderia ter se aprofundado mais em vĂ¡rias situações e personagens, entendo que esse nĂ£o era o objetivo das autores ao criar uma histĂ³ria sem plots, chamando atenĂ§Ă£o apenas para o desenrolar dos fatos e de como eles influenciaram a vida de Marin. Parabenizo Ă s autoras por, em nenhum momento, romantizarem o relacionamento professor-aluna e tratĂ¡-lo como abuso, assĂ©dio sexual e moral.

Sem cenas fortes ou chocantes, mas com uma leitura fluĂ­da e objetiva, Regras para ser uma boa garota Ă©, no mĂ­nimo, um livro necessĂ¡rio. NĂ£o sĂ³ para jovens adolescentes que precisam entender como pessoas como o Sr. Beckett agem ao usarem de sua posiĂ§Ă£o para cometer tais abusos, mas para toda a sociedade, para que possa servir como um alerta de quanto o machismo e o sexismo podem prejudicar o julgamento de alguĂ©m e transformar vĂ­tima em rĂ©u por conta de conceitos prĂ©-estabelecidos por conta de mentes retrĂ³gradas. 


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!