Família de Mentirosos, E. Lockhart






Descubra o que aconteceu vinte e sete anos antes dos eventos narrados em Mentirosos, com uma narrativa igualmente viciante, trágica e envolta em mistérios.


Não é fácil para Carrie ser a principal herdeira da família e carregar todas as expectativas que vêm junto com seu sobrenome. Para ser uma Sinclair perfeita, ela não deveria demonstrar emoções ― nem mesmo o sofrimento profundo pela morte recente de sua irmã caçula. Para ser uma Sinclair perfeita, deveria se submeter à cirurgia na mandíbula que seus pais insistem que ela faça, mesmo que isso lhe renda dolorosas semanas de recuperação ― e um vício em analgésicos.
No verão de seus dezessete anos, a família vai para Beechwood, a ilha particular onde sempre passa as férias. Mas, dessa vez, há algo de diferente: entre os visitantes da ilha está Pfeff, um garoto que mexe com os sentimentos de Carrie. Mas esse relacionamento está longe de ser um conto de fadas ― e essa história dificilmente vai acabar em um “felizes para sempre”.

Família de Mentirosos
A história que aconteceu antes do best-seller Mentirosos.
Mentirosos #0.
E. Lockhart
Ano: 2022
Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Seguinte


“Contar essa história vai ser doloroso. Na verdade, não sei se vou conseguir contá-la com sinceridade, mas vou tentar.
Menti durante a minha vida inteira, sabe?
Não é algo raro em nossa família.”

Família de Mentirosos nada mais é do que o relato de Carrie ao fantasma do seu filho Johnny, em uma de suas visitas à ilha Beechwood, quando ele pede que a mãe lhe conte uma das piores coisas que ela e suas irmãs Penny e Bess já fizeram. E então que Carrie nos conta o que aconteceu no verão dos seus 17 anos. Falando assim, parece uma história boba, não é? Não, não mesmo! Carrie vai remecher em fatos a muito deixados para trás e desenterrar, literalmente, segredos nunca antes revelados. 

Carrie é a filha filha mais velha de Tipper e Harris e a principal herdeira de todas as expectativas da família. Harris é um homem cheio de regras e frases de efeito que faz questão que suas filhas e esposa as sigam meticulosamente. A família Sinclair não demostra emoções, mesmo quando a tristeza vem por causa da morte da irmã mais nova, todos dão o seu melhor em nome da família  e todos sempre seguem em frente. E Carrie não quer decepcionar sua família. 

" Nossa família sempre amou contos de fadas. Tem algo de feio e verdadeiros neles. Machucam, são estranhos, mas não conseguimos parar de lê-los, várias vezes. "

Mas nesse verão a ilha Beechwood estará mais cheia. Yardley, prima de Carrie, chega com o namorado, George, e dois amigos, que vão desequilibrar o bom andamento das coisas na ilha. Além deles, Penny recebe sua amiga Erin. E como se era de esperar em uma ilha cheia de adolescentes, os hormônios começam a falar mais alto e Carrie, apesar dos avisos, se envolve com Pfeff e tem sem coração partido, não só por ele mas por mais alguém de sua confiança. Assim, ela busca refúgio no uso de analgésicos fortes e de remédios para dormir que a mantém longe de sua dor física, mas também da dor psicológica e na visita constante do fantasma de Rosemary, a irmã que morreu afogada. 

Com uma narrativa menos intensa do que em Mentirosos, Carrie nos guia por uma história cheia de falhas, que nos desperta dúvidas em relação à veracidade dos fatos, principalmente por nos advertir desde o começo que é uma mentirosa. Mas confesso que, ainda assim, eu não estava preparada para suas revelações, muito menos para a reviravolta que acontece a poucas páginas do final. 

Família de Mentirosos é um livro que mexe com o leitor do começo ao fim por abordar vários temas delicados como as expectativas dos pais em relação aos seus filhos, a angústia entre fazer o que esperam da gente ou seguir com o que acreditamos ser certo, o poder que a família exerce sobre nós e do que somos capazes fazer por quem amamos. 

Mais uma vez, a função de E. Lockhart aqui não é condenar ou inocentar os seus personagens, mas trazer à discussão comportamentos humanos possíveis e reais, que despertem discussões proveitosas. 

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!