Intensa, Tahereh Mafi

 

Sua vida desmoronando, seu povo perseguido e seu coração partido.
Mas das cinzas ela encontra o amor e a esperança em meio a um cenário de guerra.

Em 2003, meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político norte-americano está de ponta-cabeça. A tensão é palpável, há ocorrências crescentes de crimes de ódio, agentes do FBI estão se infiltrando nas mesquitas locais e a comunidade muçulmana passa a ser mais perseguida do que nunca.
Nesse contexto, Shadi mantém a cabeça baixa. Está ocupada demais afogando-se em seus próprios problemas para conseguir um tempo e lidar com a discriminação. O nome de Shadi remete à alegria, mas ela está atormentada pela tristeza. Seu irmão está morto, seu pai está morrendo, sua mãe está desmoronando e sua melhor amiga misteriosamente saiu de sua vida. Para completar, é claro, há a pequena questão de seu coração – que está partido.
Shadi tenta sobreviver ao seu mundo em ruínas enquanto trava uma batalha silenciosa. Ela devora sua própria dor, a cada dia mergulhando mais fundo em si mesma até que, finalmente, um dia, tudo muda.
Ela explode.
Intensa é um olhar contundente sobre uma família muçulmana após os atentados de 11 de setembro. É a história de uma filha de imigrantes em meio a uma crise de identidade, que se apaixona e encontra esperança em meio a uma guerra moderna.

Intensa
Ano: 2021 
Páginas: 208
Idioma: português

Você está preparada para uma avalache de sentimentos dos mais variados possíveis? Então vem comigo, saber mais sobre Intensa.

Shadi é uma adolescente mulçumana que mora nos Estados Unidos em uma época que pode ser considerada como uma das mais conturbadas para o seu povo. Estamos em 2003, a menos de 2 anos dos atentados do 11 de setembro e os EUA acabaram de declarar guerra ao Iraque. Um misto de xenofobia e medo toma conta das pessoas e Shadi sofre muito com isso. Além da discriminação, dos comentários preconceituosos e generalistas, ela ainda questiona alguns pontos da religião que entram em conflito com a cultura norte-americana, principalmente depois da morte do irmão que se rebelou contra as regras e morreu em um acidente de carro quando estava alcoolizado. 

A vida de Shadi, que já não era fácil, vai só ladeira abaixo quando sua melhor amiga se afasta totalmente dela por suspeitar que Shadi e o irmão estejam namorando. Com uma irmã que parece odiá-la, um pai distante que está entre a vida e a morte no hospital e a mãe depressiva vivendo o luto, o objetivo de Shadi é passar despercebida para não piorar ainda mais a vida dos outros. Assim ela se sacrifica, se anula e sofre sozinha as suas dores. 

Sou apaixonada pela escrita da Tahereh Mafi e Intensa superou minhas expectativas!!! O que pode parecer um livro difícil de digerir por conta de tantos conflitos se mostrou uma leitura ágil, que faz o leitor se conectar com a protagonista, entender suas dores e torcer por sua causa. Shadi tinha tudo pra se entregar ao sofrimento mas, com a ajuda de uma pessoa muito especial, vai superar o medo e encontrar o seu caminho. Intensa não é um livro de ação, na verdade, ele pode ser até lento em alguns momentos, o que eu achei necessario para poder digerir o turbilhão de emoções. Mas é um livro para você refletir, entender melhor as diferenças e se questionar para não cometer atos de xenofobia. Ah, e derramar lágrimas também!!

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!