Dicionário das Palavras Perdidas, Pip Williams


Em 1901, uma palavra sumiu do Dicionário Oxford da língua inglesa. Esta é a história da garota que a roubou.
Esme cresceu em um mundo de palavras. Criada apenas pelo pai, um lexicógrafo a serviço do Dicionário Oxford da língua inglesa, passa seus dias no Scriptorium, um galpão de jardim adaptado para servir de sala aos homens do Dicionário.

Certo dia, uma ficha contendo a definição de um verbete a encontra por acaso, e a pequena Esme passa a colecionar outras palavras como aquela – perdidas, descartadas ou negligenciadas pelos funcionários do Scriptorium. Com o tempo, ela percebe que muitas dessas palavras relacionam-se às experiências das mulheres, e que raramente são registradas. Esme decide, então, coletar palavras para seu próprio dicionário: o “Dicionário das palavras perdidas”.

Ambientado no auge do movimento sufragista, na iminência da Primeira Guerra Mundial, além de ser inspirado na real história da elaboração do Dicionário Oxford da língua inglesa, este livro revela uma narrativa perdida, singular, escondida nas entrelinhas de uma história escrita por homens.

Dicionário das palavras perdidas
Ano: 2022 
Páginas: 416
Idioma: português
Editora: Gutenberg


Dicionário das palavras perdidas conta a história de como surgiu o primeiro Dicionário Oxford de Língua Inglesa através do olhar e das experiências de vida de Esme. Filha de um dos lexicógrafos que trabalhou no projeto, Esme passa as tardes embaixo da mesa do pai observando o trabalho de um pequeno grupo de homens enquanto coleciona palavras esquecidas. 

Assim, com a ajuda de Lizzie, criada da casa do idealizador do projeto e sua melhor e única amiga, Esme começa a criar o que virá a ser o Dicionário das palavras perdidas com palavras, em sua maioria, relacionada às experiências das mulheres e de pessoas das classes mais baixas, que não tinham representatividade, já que o critério para a palavra estar no dicionário era que ela estivesse escrita. Nas idas com Lizzie ao mercado, Esme começa a coletar palavras do cotidiano das mulheres simples do lugar por acreditar que elas precisam constar no dicionário para representar esse parte da população. 

A história segue acompanhando a vida de Esme, que vai se apaixonar enquanto vive as emoções do período sufragista, os primeiros passos do que seria o movimento feminista e sofre terrivelmente as  consequências da Segunda Guerra 

Dicionário das palavras perdidas é uma verdadeira declaração de amor! Uma declaração de amor ao poder das palavras, à cultura e a diversidade de identidades de um povo, à luta incessante das mulheres por igualdade, aos relacionamentos que transformam nossas vidas, à família de sangue e aquela que escolhemos, às pessoas que despertam o melhor em nós e a própria vida.

Você precisa ler esse livro porque acredito que nada do que eu diga aqui seja suficiente para te mostrar o quanto esse livro é incrível, principalmente para nós, amantes das palavras.








Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!