Meu corpo te ofende?, Marie Marquardt e Mayra Cuevas



Uma história divertida e inspiradora sobre duas adolescentes que descobrem o poder da amizade, do feminismo e de defender aquilo em que se acredita.
Malena Rosario está em uma fase pra lá de difícil. Tudo começou com o furacão que destruiu sua casa em Porto Rico, fazendo com que ela e sua mãe ficassem presas na Flórida. Agora, sem perspectivas de quando poderá voltar para a ilha, Malena tem que se acostumar a uma nova escola. Mas a garota jamais imaginaria que em meio a tudo isso ainda seria humilhada – e punida! – pela coordenação escolar depois de precisar ir sem sutiã para a aula por causa de uma grave queimadura de sol.

Ruby McAllister presencia a injustiça sofrida por Malena e não consegue ficar indiferente. Afinal, ela é conhecida na escola por ser a feminista rebelde que não tem medo de dizer o que pensa e sabe que precisa ajudar a garota nova. Até porque Ruby quer provar para si mesma que consegue enfrentar um desafio sem a ajuda da irmã mais velha...

De líderes de uma rebelião contra o código de vestimenta da escola a amigas improváveis, Malena e Ruby vão ter que encarar juntas suas próprias inseguranças, preconceitos e privilégios se quiserem garantir que seus ideais – e sua amizade – resistam a qualquer custo.

Meu corpo te ofende?
Marie Marquardt
Mayra Cuevas
Ano: 2023 
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Seguinte

Malena é uma adolescente porto-riquenha que está morando na Flórida com sua mãe depois que o furacão Maria destruiu sua casa. A vida dela, que já não é fácil, piora muito no dia em que ela vai para a escola sem sutiã por estar com uma queimadura de sol muito dolorida nas costas. Convocada à direção, Malena é instruída a colar absorventes nos mamilos supostamente para 'sua próprio proteção'.

Sem chão e se sentindo violentada pela forma como a situação foi conduzida, Malena conhece Rubi e as duas resolvem lutar por mudanças no código de vestimenta escolar que trata o corpo feminino como culpado por despertar desejo nos rapazes e, por isso, precisa ser coberto para não ser um motivo de distração para eles. 

Meu corpo te ofende? é uma das leituras mais potentes que li nos últimos tempos. As autoras abordam a coisificação do corpo feminino com muita propriedade e levantam várias questionamentos necessários para que se acabe com essa inversão de papéis onde a vítima é considerada culpada. Se for mulher, é claro! Elas trazem à discussão a importância de conhecer temas como feminismo, sexismo e misoginia para se defender e fazer valer os seus direitos.

Paralelo à luta de Malena e Rubi, a narrativa alternada entre as duas protagonistas ainda fala de assédio, de privilégio branco e de xenofobia através de situações vivenciadas pelos personagens muito bem construídos, pois nessa história ninguém é apenas um figurante. 

Mas o livro também tem seu lado leve através de alguns romances que vão surgir, da convivência divertida entre as família de Malena e Rubi, das diferenças culturais entre eles e, principalmente pelas relações de sororidade vividas entre as mulheres incríveis e guerreiras dessa história. 

Meu corpo te ofende? é um livro que vou panfletar muito e sei que será um dos poucos que vou reler. Recomendo que você se deleite com toda a potência que esse livro tem. 

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!