Por lugares devastados, John Boyne


Aguardada continuação de O menino do pijama listrado, este romance de John Boyne tem como protagonista Gretel Fernsby, irmã de Bruno.
Gretel Fernsby conseguiu escapar da Alemanha nazista e há décadas leva uma vida pacata em Londres. Em seu íntimo estão as marcas de um passado obscuro e perturbador, e ela esconde a todo custo que é a filha do comandante de um dos mais notórios campos de concentração nazistas. Tudo muda, porém, com a chegada de um novo vizinho ― Henry, de nove anos ―, de quem se torna amiga. Certa noite, Gretel presencia uma discussão violenta entre a mãe e o pai do garoto e se vê diante de uma encruzilhada: pode salvar a criança, mas a decisão implica revelar sua verdadeira identidade para o mundo.
Sequência do aclamado O menino do pijama listrado, Por lugares devastados investiga as consequências da guerra e como um acontecimento pode moldar um ser humano. É uma história emocionante e devastadora sobre uma mulher que precisa enfrentar seus erros pregressos e agir com coragem no presente.

Por lugares devastados
O menino do pijama listrado #2
Ano: 2023 
Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras


Por lugares devastados tem como protagonista Gretel, irmã de Bruno, personagem principal de "o menino do pijama listrado", que tinha 12 anos na época dos acontecimentos do livro


Como filha do comandante de Auschwitz, Gretel vai viver fugindo entre Inglaterra, França e Austrália, pois sua família teme por sua segurança depois que o mundo toma conhecimento de todos os absurdos cometidos nos campos de concentração.


Considerado uma continuação, a história é contada alternando entre as décadas seguintes ao fim da guerra e os dias atuais, quando vamos encontrar Gretel, agora com 91 anos, residindo confortavelmente em Londres, apesar de que seu filho deseja que ela vá morar em uma espécie de casa de repouso para que ele possa vender o seu luxuosos apartamento. Enquanto isso ela implica com o novo casal de moradores e se preocupa com a vizinha com Alzheimer.


Por lugares devastados nos trás uma continuação dos fatos pós guerra diferente do que estamos acostumados. Normalmente vemos as histórias dos sobreviventes judeus, mas Boyne decidiu nos mostrar a história de uma também sobrevivente, mas alemã, filha de nazista ativamente participante sem nos poupa de nada! Com diálogos ácidos, comentários afiados e muitas surpresas, o autor nos presenteia com uma mocinha forte mas consumida pela culpa, cuja história desperta no leitor sentimentos que vão de raiva à compaixão. Enquanto que na adolescência, Gretel vive sua vida indiferente ao que se passa literalmente na porta de sua casa, a idosa Gretel não se permite mais tal abstração, e parece realmente arrependida e devastada pela morte do irmão, morte essa que ela tentará compensar ao tomar pra si a responsabilidade por Henry, filho de seus novos vizinhos e vítima de violência doméstica.


Boyne não toma partido nem julga Gretel, deixando essa incumbência ao leitor: seria ela tão cruel quanto o seu pai ou só foi levada a isso pelas circunstâncias da época? Aí você terá que fazer essa leitura para dar o seu veredito.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!