O Elefante, Peter Carnavas



O pai de Olive está triste. Muito triste. Ele sente uma tristeza tão grande, que a garota imagina esse sentimento como um imenso elefante que o segue por toda parte. Todos os dias ela vê o elefante e deseja que ele vá embora. Até que, com a ajuda do avô e do amigo Arthur, ela resolve afugentar o elefante. Uma abordagem delicada, rara e única sobre as emoções e de questões como perda, tristeza, solidão, amizade e amor. Calorosa e reconfortante, a história de Olive mostra que é possível nos livrar do animal cinza que nos acompanha quando ficamos tristes ou pessimistas. Lindamente escrito, este romance do aclamado autor e ilustrador Peter Carnavas ficará com você por muito tempo depois que você ler a última página.

O Elefante
Peter Carnavas
Ano: 2021 
Páginas: 176
Idioma: português
Editora: Principis

“Meu pai tem uma tristeza muito grande. Faz tempo que ele tem essa tristeza. E eu imagino que a tristeza é como um enorme elefante cinza que o segue por todo lado. É assim que eu vejo.”

Olive é uma garotinha fofa que vive preocupada com o elefante que nunca sai de perto do seu pai... Como assim um elefante pode seguir ao lado de um ser humano para todos os lugares que ele vai? Como ele consegue estar sempre com esse animal enorme dentro de casa? Vem cá que eu te conto. 

Olive mora com seu pai e seu avó. Sua mãe morreu quando ela tinha apenas 1 aninho e por isso ela quase não se recorda dela, tudo o que ela sabe sobre sua mãe vem das fotos e das histórias que o avó lhe conta. E ele também quem cuida de Olive, prepara seus lanches, leva para passear e a ensina o prazer das pequenas coisas da vida. Na escola ela conta com o amigo Arthur, ele a ouve, entende e ainda dá bons conselhos...

Mas o pai... ele parece apenas enxergar o elefante enorme, cinza e pesado que lhe tira toda a alegria e vontade de viver. Apesar de Oliver ter consciência que só ela enxerga o elefante, ela decide que não vai mais ficar de braços cruzados. Como se não bastasse o elefante, uma enorme tartaruga passa também a acompanhar o seu avó depois de um pequeno acidente doméstico.  

Sensível e perceptiva, Olive entende que depende dela dispersar esses animais da vida das pessoas que ela ama para que todos possam voltar a viver felizes.

Indiscutivelmente, O elefante foi o livro mais tocante, mais sensível e com mais ensinamentos que eu li em 2023. O autor aborda tristeza, depressão, luto, velhice, amizade e resiliência com muita leveza e sensibilidade mostrando tudo isso através do olhar de uma criança que não acredita na possibilidade de fracasso nem em limites quando se trata de lutar pela sua família. 

Tenho plena certeza de que, por mais que eu fale sobre minhas emoções com essa leitura, nunca vou conseguir realmente te dizer o quanto ela mexeu comigo nem o quanto ela é linda e emocionante. Só recomendo que você leia, seja uma criança de 5 ou de 50 anos, leia e se emocione assim como eu.

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!