Além da magia, Tahereh Mafi


Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.

Além da Magia
Ano: 2017 
Páginas: 368
Idioma: português



Ferenwood é uma terra cheia de cores, onde realmente tudo, inclusive as pessoas, são muito coloridas. E cheia de magia pois os seus habitantes a recolhem de tudo o que a terra possa oferecer. Mas Alice Alexis Quensmeadow é diferente, ela nasceu sem cor. E, aparentemente, sem magia. Daí você já pode imaginar como Alice é vista com extranheza em sua comunidade.

"Já era ruim o suficiente ter nascido quase sem cor nenhuma, ter uma pele cor de neve e cabelos cor de açúcar e cílios cor de leite. Alice nunca gostou de admitir, mas a verdade era suficientemente verdadeira: segundo os padrões de Ferenwood, ela era mesmo a mais feiosa. Aquele mundo onde ela vivia prosperava com as cores, e ela não tinha nenhuma."

Alice mora com a mãe e os três irmãos. Seu pai, a única pessoa que sempre lhe demonstrou amor, saiu de casa a três anos e ainda não voltou. Todas as suas esperanças estão voltadas para o dia da Entrega, quando ela receberá o seu desafio e poderá provar que é capaz, mesmo com uma autoestima lá no pé alimentada pela indiferença da mãe e por acreditar que não tem nenhum talento. Alice recebe um envelope preto, diferente do de todas as outras crianças, decide não abrir e aceita a proposta de Oliver para ajudá-lo a completar o seu desafio e encontrar seu pai.

“Por que você precisa se parecer com o restante de nós? Por que tem de mudar? Nós que mudemos o nosso jeito de ver. Não mude o seu jeito de ser. Você é uma artista – Ele sorriu. – Pode pintar o mundo com as cores que tem dentro de você.”

Ambos partem para Futhermore, um lugar estranho que beira ao absurdo, com perigos inimagináveis com animais feitos de papel, dormir, sonhar e comer pode ser extremamente perigoso e alguns seres se alimentam, literalmente, de magia. Apesar da amizade improvável entre Alice e Oliver, ele será imprescindível no amadurecimento dela.

“O riso era um bálsamo que tornava mais leves até os momentos mais difíceis.”

A narrativa é um deleite, o narrador conversa diretamente com o leitor antecipando ou alertando para coisas que nem os personagens sabem ainda, parecendo que é um velho amigo lhe contando uma história. E isso torna a leitura quase uma boa fofoca.

Acompanhar o crescimento de Alice é tão bom quanto viver a magia desse lugar. Alice vai perceber que elá é incrível, vai aprender a reconhecer o seu talento e a força que ele tem, vai descobrir que o amor pode se manifestar de inúmeras formas e, mesmo quando ele não se manifesta, não significa que ele não exista e, acima de tudo, que uma amizade verdadeira é capaz de coisas que nem a magia pode explicar.

“Conforme fiquei mais velho, acabei me acomodando. Era mais difícil pensar de formas diferentes e passei a precisar de mais tempo para entender as coisas. O medo me atrapalhou. Fiquei tenso demais, cauteloso demais. E foi então que comecei a cometer muitos erros.”

Sabe quando você precisa de algo pra levantar o seu astral nos momentos em que você, assim com Alice, não acredita nem em você mesmo? Leia Além da magia. Essa é uma história que mostra que, por mais absurdo que o mundo possa parecer, tem sempre uma forma de você se encontrar nele. e que ser diferente pode ser o fator que vai lhe manter vivo.

“Alice sabia que ser diferente sempre seria difícil; sabia que não existia magia capaz de abrir a mente fechada das pessoas ou acabar com as injustiças da vida. Mas também começava a entender que a vida nunca era vivida em termos absolutos. As pessoas a amariam e a desprezariam; elas mostrariam tanto gentileza quanto preconceito. A verdade era que Alice sempre seria diferente – mas ser diferente era ser extraordinário, e ser extraordinário era uma grandíssima de uma aventura. Como o mundo a via, isso não tinha importância. O que importava era como Alice se via.”

Eita que já surgiu o meu primeiro favorito de 2024!!! E não poderia ser diferente. Além da magia conta uma história linda que, vai muito além da magia, foi escrito pela minha musa Tahereh Mafi e foi leitura escolhida por minha irmã para o nosso projeto #bookcartas.

Um comentário

  1. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, a escrita parece ser cativante e deu para ver e sentir um pouquinho de como foi essa leitura para você.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!