• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Filme X Livro: Em Chamas, por Leonardo Ribeiro e Vitoria Bastos

    Título: Em Chamas

    Autor(a): Suzanne Collins

    Editora: Rocco

    Ano: 2009

    Número de páginas: 392

    Nota: 4/5

    Sinopse:
    Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

    Olá a todos! Eu e o Léo resolvemos fazer uma resenha dupla livro x filme, desta trilogia que amamos tanto. Venha conferir!

    Lembrando que esta resenha pode conter SPOILER. Leia o que eu achei sobre Jogos Vorazes e entenda um pouco mais. 

    Vitória: Em Chamas, é o segundo volume da série Jogos Vorazes, e é tão eletrizante quanto o primeiro.

    Léo: Nessa super continuação de Jogos Vorazes, nós nos deparamos com um começo arrasador e um final de tirar o fôlego, tanto o livro como o filme prometem deixar qualquer um com o coração na mão de tanta aventura.


    Vitória: Katniss e Peeta são os mais novos vencedores dos Jogos Vorazes, e a vida dos dois vitoriosos mudaram completamente. Longe da miséria do distrito 12, agora os dois vivem na aldeia dos vitoriosos, e podendo ter tudo aquilo que nunca tiveram no decorrer da vida.

    Tudo isso seria perfeito se a capital não estivesse descontente com o ato final de Katniss com as amoras, que para eles foi uma atitude de ousadia, rebeldia e de completo desrespeito a capital. Também existe o fato que de que os dois precisam manter a aparência de casal apaixonado, tentando convencer a todos sobre esta mentira criada nos jogos, e principalmente tentar convencer o presidente Snow.

    Léo: Como a Vitória comentou, Katniss e Peeta saíram da miséria e foram em disparada para a vida luxuosa e isso foi bem retratado no filme, quando os mostrou saindo da parte decadente do distrito 12 e indo para a aldeia dos vitoriosos, que foi exatamente como eu havia imaginado o local. Outra cena que ficou bem clara foi quando a dupla teve que manter a linha do casal apaixonado, e ainda deu para perceber no filme que manter essa linha foi bem mais difícil para Katniss.

    Vitória: Katniss desafiou a capital e agora ela foi desafiada. Como resultado disso, acontece o 3º massacre quaternário, que é uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontece a cada vinte e cinco anos e reúne não  somente tributos, mas sim vencedores de edições passadas. Mas é claro que Katniss e Peeta são obrigados a voltar à arena e lutar mais uma vez por suas vidas. Ou seja, se antes a luta foi entre crianças de distritos diferentes, agora é entre adultos, que a propósito, já mataram muita gente. Se durante os jogos foi difícil, durante o massacre é mil vezes pior. Está em jogo agora não só a vida dos participantes, como a vida de cada distrito.

    Léo: Algumas coisas não ficaram claras no primeiro filme e deixaram dúvidas maiores para quem ainda não leu os livros. Um exemplo disso é o patrocínio que os tributos vão adquirindo ao longo dos jogos, se você não leu o livro, deve ter se perguntado: O que esse Haymitch está fazendo ai realmente? 

    Também há o fato de uns tributos estarem bem felizes em participar dos Jogos novamente, já outros aparentam querer fugir a qualquer momento, qual a razão disso? Esse é um detalhe que não foi esclarecido sobre os Tributos Carreiristas no filme anterior e deixaram essa pequena confusão.


    Léo: Uma cena que eu senti falta e que queria muito ver no cinema, foi a das duas meninas fugitivas do distrito 8 que estão indo para o, até agora improvável, Distrito 13.

    Vitória: Durante o massacre, do outro lado está acontecendo uma revolução entre os  distritos Tudo está de pernas para o ar. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, porém, se em Jogos Vorazes ela fingia gostar do Peeta, agora ela precisa realmente ter certeza do que é fingimento e o que é real.

    Em Chamas mostra uma narrativa muito mais madura e bem desenvolvida comparada a JV. O clima está bem mais tenso, com cenas fortes de opressão e sequências de tirar o fôlego.

    Léo: O ponto que eu mais gostei no filme foi exatamente este. O fato de poder saber o que está acontecendo enquanto Katniss está lá nos jogos, já que o livro é narrado em primeira pessoa, não temos uma visão muito ampla sobre o que está acontecendo simultaneamente. 

    O triângulo amoroso de Katniss é bem mais exposto em Em Chamas, onde Gale aparece mais, Peeta fala sobre seus sentimentos com Katniss, e nossa "Catnip" (rsrs) fica naquela incerteza, mas tudo isso acontece sem deixar a trama "blergh", se é que vocês me entendem. 


    Vitória: Descobrimos mais coisas sobre o misterioso Distrito 13, e há um amadurecimento bem grande nos personagens. Não preciso nem dizer o quanto eu estou apaixonada por esta trilogia. O título do livro tem tudo a ver como o enredo, porque a garota Em Chamas, Katniss, está soltando faíscas por todos os lados. Aventura, drama, romance, adrenalina e cenas de tirar o fôlego, é o que você encontrará no livro da Suzane.

    Léo: Concordo plenamente com Vitória, o amadurecimento do elenco ficou claro, principalmente o da Katniss que parece ser mais esperta, mais ágil e mais determinada nesse segundo volume. Vale muito à pena ler os livros dessa trilogia e ainda assistir as adaptações, que por sinal, estão sendo fantásticas!


    "Toda revolução começa com uma faísca" 


    8 comentários :

    1. Foi legal os pontos de vistas que vocês colocaram aqui. Também notei isso no filme e senti falta de algumas coisas nele também. Mais por outro lado, adorei o entrosamento dos atores e a história em si. Esta mais caprichado e elaborado. Mais assim mesmo o livro é a melhor opção pra mim. Não desmerecendo o filme.
      Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Beth!
        Sempre o livro é bem melhor que o livro. Entre os três, o que eu mais gosto é este. Mas, o filme também foi bom... gostei do resultado.

        Beijos,
        Vic

        Excluir
    2. Nunca peguei para ler a trilogia, simplesmente não sei '_'? não tenho vontade, não gosto da Katniss e nem da Jennifer, vejo tanta gente admirando ela mas sinceramente não gostei dela como autora, achei a meia sem graça. Mas com certeza entre filmes ou livros, os livros são bem mais legais, contém até o pensamento dos personagens e tudo mais o/ .
      Não sei o por que de não querer ler, mas vai que qualquer dia mude de idéia, gostei das comparações criadas entre livro e filme.
      Beijos Vitória e Leo, ThaynáQ.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thayna!
        Eu pensava igual a você neste quesito. Eu não entendia o porque deste sucesso todo, e também não sabia o porque de todos amarem a Jen atuando. Foi por isso que eu demorei tanto para ler. Mesmo não sendo tão fã de distopia... Só digo uma coisa, dê uma chance! Me arrependo por não ter lido antes. É viciante, arrebatador, instigante e apaixonante! <3

        Beijos,
        Vic

        Excluir
    3. O filme manteve os principais pontos dos livros, sendo bem fiel as situações narradas, claro não daria para colocar tudo, mesmo assim as adaptações estão ficando muito boas, o melhor sempre será o livro que é onde a história é mais desenvolvida assim como os personagens, vou começar a reler a trilogia e os filmes já lançados, reviver mais a atmosfera de Jogos Vorazes.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. David,
        Concordo com você, as adaptações estão ficando cada vez mais fiéis aos livros, mas os livros sempre sairão ganhando!
        Abraços

        Excluir
    4. Ficou ótima esta resenha dupla, ainda mais para mim que não li a série. Dá para ter uma ideia bem clara do livro e do filme.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Valeu! Recomendo você ler a série. É muito boa! O enredo é bem mais explorado.
        Beijos

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!