Filme X Livro: Em Chamas, por Leonardo Ribeiro e Vitoria Bastos

TĂ­tulo: Em Chamas

Autor(a): Suzanne Collins

Editora: Rocco

Ano: 2009

NĂºmero de pĂ¡ginas: 392

Nota: 4/5

Sinopse:
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competiĂ§Ă£o entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terĂ¡ que enfrentar a represĂ¡lia da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre QuaternĂ¡rio, uma ediĂ§Ă£o da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, entĂ£o, se veem diante de situaĂ§Ă£o totalmente inesperada e, dessa vez, alĂ©m de lutar por suas prĂ³prias vidas, terĂ£o que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

OlĂ¡ a todos! Eu e o LĂ©o resolvemos fazer uma resenha dupla livro x filme, desta trilogia que amamos tanto. Venha conferir!

Lembrando que esta resenha pode conter SPOILER. Leia o que eu achei sobre Jogos Vorazes e entenda um pouco mais. 

VitĂ³ria: Em Chamas, Ă© o segundo volume da sĂ©rie Jogos Vorazes, e Ă© tĂ£o eletrizante quanto o primeiro.

LĂ©o: Nessa super continuaĂ§Ă£o de Jogos Vorazes, nĂ³s nos deparamos com um começo arrasador e um final de tirar o fĂ´lego, tanto o livro como o filme prometem deixar qualquer um com o coraĂ§Ă£o na mĂ£o de tanta aventura.


VitĂ³ria: Katniss e Peeta sĂ£o os mais novos vencedores dos Jogos Vorazes, e a vida dos dois vitoriosos mudaram completamente. Longe da misĂ©ria do distrito 12, agora os dois vivem na aldeia dos vitoriosos, e podendo ter tudo aquilo que nunca tiveram no decorrer da vida.

Tudo isso seria perfeito se a capital nĂ£o estivesse descontente com o ato final de Katniss com as amoras, que para eles foi uma atitude de ousadia, rebeldia e de completo desrespeito a capital. TambĂ©m existe o fato que de que os dois precisam manter a aparĂªncia de casal apaixonado, tentando convencer a todos sobre esta mentira criada nos jogos, e principalmente tentar convencer o presidente Snow.

LĂ©o: Como a VitĂ³ria comentou, Katniss e Peeta saĂ­ram da misĂ©ria e foram em disparada para a vida luxuosa e isso foi bem retratado no filme, quando os mostrou saindo da parte decadente do distrito 12 e indo para a aldeia dos vitoriosos, que foi exatamente como eu havia imaginado o local. Outra cena que ficou bem clara foi quando a dupla teve que manter a linha do casal apaixonado, e ainda deu para perceber no filme que manter essa linha foi bem mais difĂ­cil para Katniss.

VitĂ³ria: Katniss desafiou a capital e agora ela foi desafiada. Como resultado disso, acontece o 3º massacre quaternĂ¡rio, que Ă© uma ediĂ§Ă£o especial dos Jogos Vorazes que acontece a cada vinte e cinco anos e reĂºne nĂ£o  somente tributos, mas sim vencedores de edições passadas. Mas Ă© claro que Katniss e Peeta sĂ£o obrigados a voltar Ă  arena e lutar mais uma vez por suas vidas. Ou seja, se antes a luta foi entre crianças de distritos diferentes, agora Ă© entre adultos, que a propĂ³sito, jĂ¡ mataram muita gente. Se durante os jogos foi difĂ­cil, durante o massacre Ă© mil vezes pior. EstĂ¡ em jogo agora nĂ£o sĂ³ a vida dos participantes, como a vida de cada distrito.

LĂ©o: Algumas coisas nĂ£o ficaram claras no primeiro filme e deixaram dĂºvidas maiores para quem ainda nĂ£o leu os livros. Um exemplo disso Ă© o patrocĂ­nio que os tributos vĂ£o adquirindo ao longo dos jogos, se vocĂª nĂ£o leu o livro, deve ter se perguntado: O que esse Haymitch estĂ¡ fazendo ai realmente? 

TambĂ©m hĂ¡ o fato de uns tributos estarem bem felizes em participar dos Jogos novamente, jĂ¡ outros aparentam querer fugir a qualquer momento, qual a razĂ£o disso? Esse Ă© um detalhe que nĂ£o foi esclarecido sobre os Tributos Carreiristas no filme anterior e deixaram essa pequena confusĂ£o.


LĂ©o: Uma cena que eu senti falta e que queria muito ver no cinema, foi a das duas meninas fugitivas do distrito 8 que estĂ£o indo para o, atĂ© agora improvĂ¡vel, Distrito 13.

VitĂ³ria: Durante o massacre, do outro lado estĂ¡ acontecendo uma revoluĂ§Ă£o entre os  distritos Tudo estĂ¡ de pernas para o ar. A confusĂ£o na cabeça de Katniss nĂ£o Ă© menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhĂ£o, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, porĂ©m, se em Jogos Vorazes ela fingia gostar do Peeta, agora ela precisa realmente ter certeza do que Ă© fingimento e o que Ă© real.

Em Chamas mostra uma narrativa muito mais madura e bem desenvolvida comparada a JV. O clima estĂ¡ bem mais tenso, com cenas fortes de opressĂ£o e sequĂªncias de tirar o fĂ´lego.

LĂ©o: O ponto que eu mais gostei no filme foi exatamente este. O fato de poder saber o que estĂ¡ acontecendo enquanto Katniss estĂ¡ lĂ¡ nos jogos, jĂ¡ que o livro Ă© narrado em primeira pessoa, nĂ£o temos uma visĂ£o muito ampla sobre o que estĂ¡ acontecendo simultaneamente. 

O triĂ¢ngulo amoroso de Katniss Ă© bem mais exposto em Em Chamas, onde Gale aparece mais, Peeta fala sobre seus sentimentos com Katniss, e nossa "Catnip" (rsrs) fica naquela incerteza, mas tudo isso acontece sem deixar a trama "blergh", se Ă© que vocĂªs me entendem. 


VitĂ³ria: Descobrimos mais coisas sobre o misterioso Distrito 13, e hĂ¡ um amadurecimento bem grande nos personagens. NĂ£o preciso nem dizer o quanto eu estou apaixonada por esta trilogia. O tĂ­tulo do livro tem tudo a ver como o enredo, porque a garota Em Chamas, Katniss, estĂ¡ soltando faĂ­scas por todos os lados. Aventura, drama, romance, adrenalina e cenas de tirar o fĂ´lego, Ă© o que vocĂª encontrarĂ¡ no livro da Suzane.

LĂ©o: Concordo plenamente com VitĂ³ria, o amadurecimento do elenco ficou claro, principalmente o da Katniss que parece ser mais esperta, mais Ă¡gil e mais determinada nesse segundo volume. Vale muito Ă  pena ler os livros dessa trilogia e ainda assistir as adaptações, que por sinal, estĂ£o sendo fantĂ¡sticas!


"Toda revoluĂ§Ă£o começa com uma faĂ­sca" 


8 comentĂ¡rios

  1. Foi legal os pontos de vistas que vocĂªs colocaram aqui. TambĂ©m notei isso no filme e senti falta de algumas coisas nele tambĂ©m. Mais por outro lado, adorei o entrosamento dos atores e a histĂ³ria em si. Esta mais caprichado e elaborado. Mais assim mesmo o livro Ă© a melhor opĂ§Ă£o pra mim. NĂ£o desmerecendo o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Beth!
      Sempre o livro Ă© bem melhor que o livro. Entre os trĂªs, o que eu mais gosto Ă© este. Mas, o filme tambĂ©m foi bom... gostei do resultado.

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  2. Nunca peguei para ler a trilogia, simplesmente nĂ£o sei '_'? nĂ£o tenho vontade, nĂ£o gosto da Katniss e nem da Jennifer, vejo tanta gente admirando ela mas sinceramente nĂ£o gostei dela como autora, achei a meia sem graça. Mas com certeza entre filmes ou livros, os livros sĂ£o bem mais legais, contĂ©m atĂ© o pensamento dos personagens e tudo mais o/ .
    NĂ£o sei o por que de nĂ£o querer ler, mas vai que qualquer dia mude de idĂ©ia, gostei das comparações criadas entre livro e filme.
    Beijos VitĂ³ria e Leo, ThaynĂ¡Q.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂ¡ Thayna!
      Eu pensava igual a vocĂª neste quesito. Eu nĂ£o entendia o porque deste sucesso todo, e tambĂ©m nĂ£o sabia o porque de todos amarem a Jen atuando. Foi por isso que eu demorei tanto para ler. Mesmo nĂ£o sendo tĂ£o fĂ£ de distopia... SĂ³ digo uma coisa, dĂª uma chance! Me arrependo por nĂ£o ter lido antes. É viciante, arrebatador, instigante e apaixonante! <3

      Beijos,
      Vic

      Excluir
  3. O filme manteve os principais pontos dos livros, sendo bem fiel as situações narradas, claro nĂ£o daria para colocar tudo, mesmo assim as adaptações estĂ£o ficando muito boas, o melhor sempre serĂ¡ o livro que Ă© onde a histĂ³ria Ă© mais desenvolvida assim como os personagens, vou começar a reler a trilogia e os filmes jĂ¡ lançados, reviver mais a atmosfera de Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David,
      Concordo com vocĂª, as adaptações estĂ£o ficando cada vez mais fiĂ©is aos livros, mas os livros sempre sairĂ£o ganhando!
      Abraços

      Excluir
  4. Ficou Ă³tima esta resenha dupla, ainda mais para mim que nĂ£o li a sĂ©rie. DĂ¡ para ter uma ideia bem clara do livro e do filme.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Recomendo vocĂª ler a sĂ©rie. É muito boa! O enredo Ă© bem mais explorado.
      Beijos

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!