• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: Sombra e Ossos, Leigh Bardugo - @Gutenberg

    Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
    Sombra e Ossos
    Trilogia Grisha # 1
    Leigh Bardugo
    Ano: 2013
    Páginas: 288
    Editora: Gutenberg
     

    E lá vou eu engrenar mais uma trilogia! Porque eu gosto de sofrer! Juro que pensei que leria o primeiro e perderia o interesse, mas não foi bem assim...

    “Sombra e Ossos” é o primeiro livro da trilogia Grisha, escrito pela Leigh Bardugo. O que me chamou a atenção, além da bela capa (é claro!!!). E de falar sobre magia, foi o universo Grisha, vislumbrei a possibilidade de conhecer um pouco da mitologia e cultura russa que nem sabia que existia.
    "Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada."
    Alina Starkov e Malyen Oretsev (Maly) foram órfãos da guerra em Ravka, cresceram juntos no orfanato do Duque Keramsov e são melhores e únicos amigos. Nos dias atuais, os dois servem ao exército, Alina treina como cartógrafa e Maly se tornou um dos melhores rastreadores. Ah, e o sentimento de amizade de Alina por Maly também evoluiu: ela está apaixonada pelo melhor amigo!

    Vivendo em um país dividido pela Dobra das Sombras, local mítico de escuridão total onde vivem os Volcras, criaturas bestiais que já foram humanos, criados pela magia do último Darkling, o Conjurador das Sombras e o que manipula a escuridão.
    A vida dos dois vai mudar quando Alina, numa tentativa desesperada de salvar Maly do ataque de um Volcra, vai liberar um poder que nem ela sabia que tinha.

    O que poderia unir os dois, vai acabar por separá-los. Alina será levada pelo Darling para Os Alta para aprender sobre o seu poder Grisha, afinal ela é a Conjuradora do Sol, a única capaz de manipular a luz, o que a torna capaz de destruir a Dobra das Sombras.
    "Eu espero por você há muito tempo, Alina.", disse ele. "Você e eu mudaremos o mundo."”Eu não sou do tipo que muda o mundo."
    "Apenas espere.", disse ele suavemente, e quando olhou para mim com seus olhos de quartzo cinza, meu coração de um pequeno pulo."
    Tudo perfeito e arrumadinho para um final feliz, não é mesmo? Mas é aí que se inicia a parte eletrizante da história.

    Alina é uma protagonista incrível. Nem mocinha nem vilã, ela é uma pessoa comum que luta para ser a melhor porque acredita que pode ajudar as pessoas. Mas cheia de medos e inseguranças, que sofre de solidão por não saber do paradeiro de Maly. Corajosa, determinada, faz questão de lembrar do seu passado para não se deixar iludir pelo glamour que lhe foi oferecido. Mas, acima de tudo, uma mulher apaixonada.
    "Eu me pegava caminhando por aí para encontrar você, sem qualquer razão, apenas por hábito(...) e então me lembrava que você não estava mais lá e todas as vezes, cada uma delas, era como se me faltasse o ar(...). Eu tinha arriscado minha vida por você(...) e faria tudo isso de novo e de novo e de novo só para estar com você, só para passar fome com você e congelar com você, e ouvir você reclamando sobre queijo duro todo dia. Então não me diga que seu lugar não é ao meu lado."
    Mas não só de Alina vive o elenco de Sombra e Ossos. Maly, apesar de aparecer pouco, terá papel crucial na história e será fácil perceber o porquê de Alina ter se apaixonado por ele. Forte, corajoso, destemido, leal e carinhoso, não fazem dele o homem ideal? O Darkling é um caso à parte, amar ou odiar será uma dúvida constante e você vai ficar tão confuso em relação a quem ele é de verdade quanto Alina. Enigmático e sedutor, quem será o verdadeiro homem por trás da máscara?

    Fruto da imaginação incrível da Bardugo, o livro é recheado de descrições de locais, de novos seres mágicos e seus poderes. Os Grishas, seu universo e sua hierarquia de poder são fascinantes.

    Além da magia, que é o tema principal, o livro também fala de amizade, lealdade e amor. Além falar de temas polêmicos como escravidão e sobre a situação de inferioridade da mulher dentro de uma sociedade machista comandada por um governo opressor.

    Mas não tire os olhos nem um segundo sequer das páginas, por seu um livro relativamente curto, depois que você já está ambientado, a história vai seguir um ritmo eletrizante, digno de filme. E uma piscada de olhos pode lhe custar aquela pista para desvendar um mistério ou descobrir a verdadeira intenção de um personagem!

    Os Grishas e suas habilidades:
    - Corporalki: a ordem dos vivos e dos mortos, controlam tudo ao relacionado ao corpo humano, são os Sangradores e Curandeiros;
    - Ethealki a ordem dos conjuradores, manipulam o fogo, água e ar, são os Aeros, Infernais e Hidros;
    - Materialki: a ordem dos fabricadores, controlam os elementos materiais, são criadores e podem mudar a aparência humana, são os Durastes e Alquimistas.


    1 comentários :

    1. Oi, flor!
      Amei sua resenha! Estou louca para ler esse livro! Desde que começou a sua divulgação, adorei a premissa e já me senti envolvida nessa história. Quero muito essa trilogia. E lendo sua resenha, como sempre muito bem explicada, fiquei mais certa de que vou gostar muito. Beijos!

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!