Leitura da Drica: Sombra e Ossos, Leigh Bardugo - @Gutenberg

Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Ă“rfĂ£ de guerra, ela tem uma Ăºnica certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixĂ£o por ele. CartĂ³grafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer Ă  Dobra das Sombras – uma faixa anĂ´mala de escuridĂ£o repleta dos temĂ­veis predadores volcras –, Alina vĂª Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegĂª-lo, quando inesperadamente ela vĂª revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, Ă© arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mĂ¡gica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinĂ¡rio poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderĂ¡ finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terĂ¡ de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se Ă  sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada Ă© o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atraĂ§Ă£o de Alina pelo Darkling, e ela acabarĂ¡ descobrindo um segredo que poderĂ¡ dividir seu coraĂ§Ă£o – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruĂ­na ou seu triunfo.
Sombra e Ossos
Trilogia Grisha # 1
Leigh Bardugo
Ano: 2013
PĂ¡ginas: 288
Editora: Gutenberg
 

E lĂ¡ vou eu engrenar mais uma trilogia! Porque eu gosto de sofrer! Juro que pensei que leria o primeiro e perderia o interesse, mas nĂ£o foi bem assim...

“Sombra e Ossos” Ă© o primeiro livro da trilogia Grisha, escrito pela Leigh Bardugo. O que me chamou a atenĂ§Ă£o, alĂ©m da bela capa (Ă© claro!!!). E de falar sobre magia, foi o universo Grisha, vislumbrei a possibilidade de conhecer um pouco da mitologia e cultura russa que nem sabia que existia.
"Eu sempre tinha sido uma ninguĂ©m, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridĂ£o adensada."
Alina Starkov e Malyen Oretsev (Maly) foram Ă³rfĂ£os da guerra em Ravka, cresceram juntos no orfanato do Duque Keramsov e sĂ£o melhores e Ăºnicos amigos. Nos dias atuais, os dois servem ao exĂ©rcito, Alina treina como cartĂ³grafa e Maly se tornou um dos melhores rastreadores. Ah, e o sentimento de amizade de Alina por Maly tambĂ©m evoluiu: ela estĂ¡ apaixonada pelo melhor amigo!

Vivendo em um paĂ­s dividido pela Dobra das Sombras, local mĂ­tico de escuridĂ£o total onde vivem os Volcras, criaturas bestiais que jĂ¡ foram humanos, criados pela magia do Ăºltimo Darkling, o Conjurador das Sombras e o que manipula a escuridĂ£o.
A vida dos dois vai mudar quando Alina, numa tentativa desesperada de salvar Maly do ataque de um Volcra, vai liberar um poder que nem ela sabia que tinha.

O que poderia unir os dois, vai acabar por separĂ¡-los. Alina serĂ¡ levada pelo Darling para Os Alta para aprender sobre o seu poder Grisha, afinal ela Ă© a Conjuradora do Sol, a Ăºnica capaz de manipular a luz, o que a torna capaz de destruir a Dobra das Sombras.
"Eu espero por vocĂª hĂ¡ muito tempo, Alina.", disse ele. "VocĂª e eu mudaremos o mundo."”Eu nĂ£o sou do tipo que muda o mundo."
"Apenas espere.", disse ele suavemente, e quando olhou para mim com seus olhos de quartzo cinza, meu coraĂ§Ă£o de um pequeno pulo."
Tudo perfeito e arrumadinho para um final feliz, nĂ£o Ă© mesmo? Mas Ă© aĂ­ que se inicia a parte eletrizante da histĂ³ria.

Alina Ă© uma protagonista incrĂ­vel. Nem mocinha nem vilĂ£, ela Ă© uma pessoa comum que luta para ser a melhor porque acredita que pode ajudar as pessoas. Mas cheia de medos e inseguranças, que sofre de solidĂ£o por nĂ£o saber do paradeiro de Maly. Corajosa, determinada, faz questĂ£o de lembrar do seu passado para nĂ£o se deixar iludir pelo glamour que lhe foi oferecido. Mas, acima de tudo, uma mulher apaixonada.
"Eu me pegava caminhando por aĂ­ para encontrar vocĂª, sem qualquer razĂ£o, apenas por hĂ¡bito(...) e entĂ£o me lembrava que vocĂª nĂ£o estava mais lĂ¡ e todas as vezes, cada uma delas, era como se me faltasse o ar(...). Eu tinha arriscado minha vida por vocĂª(...) e faria tudo isso de novo e de novo e de novo sĂ³ para estar com vocĂª, sĂ³ para passar fome com vocĂª e congelar com vocĂª, e ouvir vocĂª reclamando sobre queijo duro todo dia. EntĂ£o nĂ£o me diga que seu lugar nĂ£o Ă© ao meu lado."
Mas nĂ£o sĂ³ de Alina vive o elenco de Sombra e Ossos. Maly, apesar de aparecer pouco, terĂ¡ papel crucial na histĂ³ria e serĂ¡ fĂ¡cil perceber o porquĂª de Alina ter se apaixonado por ele. Forte, corajoso, destemido, leal e carinhoso, nĂ£o fazem dele o homem ideal? O Darkling Ă© um caso Ă  parte, amar ou odiar serĂ¡ uma dĂºvida constante e vocĂª vai ficar tĂ£o confuso em relaĂ§Ă£o a quem ele Ă© de verdade quanto Alina. EnigmĂ¡tico e sedutor, quem serĂ¡ o verdadeiro homem por trĂ¡s da mĂ¡scara?

Fruto da imaginaĂ§Ă£o incrĂ­vel da Bardugo, o livro Ă© recheado de descrições de locais, de novos seres mĂ¡gicos e seus poderes. Os Grishas, seu universo e sua hierarquia de poder sĂ£o fascinantes.

AlĂ©m da magia, que Ă© o tema principal, o livro tambĂ©m fala de amizade, lealdade e amor. AlĂ©m falar de temas polĂªmicos como escravidĂ£o e sobre a situaĂ§Ă£o de inferioridade da mulher dentro de uma sociedade machista comandada por um governo opressor.

Mas nĂ£o tire os olhos nem um segundo sequer das pĂ¡ginas, por seu um livro relativamente curto, depois que vocĂª jĂ¡ estĂ¡ ambientado, a histĂ³ria vai seguir um ritmo eletrizante, digno de filme. E uma piscada de olhos pode lhe custar aquela pista para desvendar um mistĂ©rio ou descobrir a verdadeira intenĂ§Ă£o de um personagem!

Os Grishas e suas habilidades:
- Corporalki: a ordem dos vivos e dos mortos, controlam tudo ao relacionado ao corpo humano, sĂ£o os Sangradores e Curandeiros;
- Ethealki a ordem dos conjuradores, manipulam o fogo, Ă¡gua e ar, sĂ£o os Aeros, Infernais e Hidros;
- Materialki: a ordem dos fabricadores, controlam os elementos materiais, sĂ£o criadores e podem mudar a aparĂªncia humana, sĂ£o os Durastes e Alquimistas.


Um comentĂ¡rio

  1. Oi, flor!
    Amei sua resenha! Estou louca para ler esse livro! Desde que começou a sua divulgaĂ§Ă£o, adorei a premissa e jĂ¡ me senti envolvida nessa histĂ³ria. Quero muito essa trilogia. E lendo sua resenha, como sempre muito bem explicada, fiquei mais certa de que vou gostar muito. Beijos!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!