• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Dicas da Gata: De um Tudo #Teatro Baiano


    Peça teatral De um Tudo – Direção Fernando Guerreiro

    “Estão no elenco do espetáculo os atores Alexandre Moreira, Denise Correia, Diogo Lopes Filho e José Carlos Júnior. As surpresas são Ana Mametto e Gerônimo que, além de cantarem, participam do espetáculo como atores. O texto, livremente inspirado na coloquialidade no Dicionário de Baianês, de Nivaldo Lariú, é de Alan Miranda e Daniel Arcades. Arcades venceu o Prêmio Braskem de Teatro deste ano como melhor autor, por 'Rebola'.

    Guerreiro diz que a peça resgata o universo das festas de largo da Bahia, a começar pelo cenário, que é uma barraca onde as pessoas se encontram para bater papo.


    “Quando pensei nesta montagem, sempre pensei num musical que tivesse também uma ‘conversa de baianos’. Aí, veio a ideia do bar, que é muito mais uma barraca. É um resgate daquelas barracas das festas de largo, que foram eliminadas e viraram essas coisas de plástico horrorosas. As barracas antigas tinham umas pinturas naifs. As pessoas sentavam ali e jogavam conversa fora”, lembra o diretor.”

    Assim como eu tenho escritoras que pego o livro sem nem ler a sinopse, Fernando Guerreiro é do tipo de diretor que vou assistir a peça sem nem saber do que se trata. Basta eu saber que é dele que me jogo e jogo a família junto, pois minhas filhas de 14 e 16 anos amam a peça “A Bofetada.”

    Fui para De um Tudo sem nem ver o cartaz de propaganda, as meninas me perguntavam sobre o que era a peça e eu dizia que não sabia só que devia ser boa. 

    E não me enganei!

    Não sou crítica teatral nem entendida no assunto mas posso afirmar que, como espectadora, esta peça foi a melhor peça de Fernando Guerreiro até agora. Ele sempre, com sua veia humorística, retrata toda a baianidade, todo o jeito e musicalidade da nossa terra, tudo recheado com muita ironia e deboche. 


    A peça é um musical que se passa no bar Canto da Nadu, uma verdadeira matrona que cuida de todos que frequentam seu bar quase como uma psicóloga, sempre atenta e cuidadosa. Fica claro a escolha do nome do bar, afinal os atores cantam todos os ritmos da Bahia mostrando a história de cada um deles e sua relação com Nadu. Destaque especial aqui para Quênia, mulher forte e decidida, retrato da religiosidade baiana com toda sua mistura e sincretismo. 

    Uma pausa aqui... Diga-se de passagem... e como cantam!!! Não só cantam perfeitamente como encantam com suas atuações e vozes. Alegria para mim mostrar às minhas filhas quem é o cantor e compositor baiano Gêronimo, pois (não me matem) mas aqui em casa não curtimos Carnaval então, no máximo, elas conheciam a música mais famosa dele é D’Oxum porque estudaram na escola. 

    Falando em religião, o que mais gostei desta vez foi o fato do texto usando um baianês típico “tirar sarro das religiões” mais fortes na Bahia, pois nas peças anteriores as religiões cristãs eram um alvo forte de perturbação e risadas. 

    A peça foi tão gostosa que quando acabou eu olhei para o relógio e tomei um susto com o tempo passado pois me vi tão envolvida que nem senti a hora passar tão rápido.

    Interessante também ouvir da filha mais velha que entendeu todas as analogias, referências e intertextualidades da peça, que se sentiu em casa, o que muitas vezes não aconteceu nas últimas peças que assistimos pois usavam referências mais políticas ou antigas e ela tinha que me perguntar o que era e significava.

    Não preciso dizer que super indico seja você baiano ou não, seja você turista, seja você apaixonado pela cultural local, seja você só alguém que quer rir e esquecer um pouco de nossa crise política e econômica profunda e atual.

    A peça está em cartaz neste mês de agosto às sextas e sábados no Teatro Módulo.

    5/5 estrelas para essa Ode de amor à Terrinha....

    Beijos, Myl


    10 comentários :

    1. Olá !!
      Que peça interessante! !
      Não conhecia o diretor Fernando Guerreiro.!!
      Obrigada pela indicação!!

      ResponderExcluir
    2. Até o momento nunca fui numa peça teatral, e este e um grande sonho meu, pois acredito que deva ser incrível, principalmente esta que retrata a cultura baiana de forma tão criativa, divertida e encantadora, e ainda tem muito musica, já que me pareceu ser um musical, o que me deixou ainda mais encantada. Sou de Minas gerais, e aqui na minha cidade não costumar ter este tipo de espetáculo uma grande pena.

      Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
      http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Como assim? Você não sabe o que está perdendo...Amo teatro

        Excluir
    3. Achei muito bacana bem que gostaria de assistir mas não sou daí, ainda mais que tem musical pra mim tudo que tem música fica mais legal e animado. Aqui em casa também não curtimos carnaval rs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito bacana mesmo e quem sabe eles não saem em turne pelo Brasil?

        Excluir
    4. Olá!
      Ainda não conhecia a peça
      É muito interessante e parece ser super divertida (:
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. My!
      Gosto muito de peças teatrais bem interpretadas, com uma mensagem a ser passada e com personagens que cantam, aí completa tudo.
      Desejo mais sucesso, porque ir assistir é difícil, já que moro em outro estado.
      Desejo uma semana de muita luz e paz!
      “Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.” (Dalai Lama)
      Cheirinhos
      Rudy
      TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. obrigada,rudy...quem sabe não saem em turne?

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!