Olhar mortal, Fergus McNeil

Nunca cruze olhares com Robert Naysmith. Por trĂ¡s de um sorriso simpĂ¡tico e um terno bem cortado, hĂ¡ um predador examinando cada detalhe, estudando a rotina de sua presa, descobrindo o melhor momento para atacar. Um homem meticuloso, que segue regras rĂ­gidas para cometer seus assassinatos. Um homem acima de suspeitas, com um bom trabalho, uma linda namorada, uma vida confortĂ¡vel.
Do outro lado do tabuleiro estĂ¡ o detetive Harland, um policial em luto pela morte de sua esposa, com uma raiva interna que se choca diretamente com a frieza e indiferença de seu adversĂ¡rio. Enquanto contorna a burocracia de seu trabalho, ele precisa seguir pistas que ligam uma vĂ­tima Ă  outra, e que podem determinar se a prĂ³xima irĂ¡ sobreviver ou nĂ£o.
Olhar Mortal Ă© um inovador suspense de serial killer, que abandona as convenções do gĂªnero para criar novas regras, regras que transformam cada assassinato num jogo, e onde as vĂ­timas sĂ£o apenas peças a serem movimentadas. É uma obra deliciosa, brilhante estreia de Fergus McNeill, um novo autor que respeita a inteligĂªncia do leitor e surpreende aficionados por thrillers.
Olhar Mortal
Inspetor Harland - Livro 01
Fergus McNeill
Ano: 2014 
PĂ¡ginas: 328
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Companhia Nacional

Olhar mortal chamou atenĂ§Ă£o pela sinopse, gosto de livros de suspense e com um serial killer para apimentar a trama e deixar os mocinhos alvoroçados, porĂ©m neste quesito o autor acabou me decepcionando.

Robert Naysmith Ă© nosso assassino, ele narra alguns capĂ­tulos e sob seu ponto de vista acompanhamos sua caça, a preparaĂ§Ă£o da armadilha, ele Ă© muito metĂ³dico e acabou soando maçante. No inĂ­cio ele diz logo que se trata de um jogo, pensei que teria mais lunĂ¡ticos como ele que tĂªm complexo de Deus e acreditam estar fazendo favor matando pessoas que segundo seu ponto de vista estĂ£o desperdiçando a vida. Aos poucos temos vislumbres do fato que acarretou o surgimento de tamanha maldade, tive suspeitas do que seria jĂ¡ no primeiro flashback, mas foi confirmado no fim.
Harland Ă© um detetive que estĂ¡ tentando superar o luto, ainda sofre muito com a perda da esposa e por conta disso sofre no trabalho a cada alteraĂ§Ă£o de humor. Esperto ele Ă© o primeiro a enxergar aassinatura do assassino. 

De um lado um serial killer que deseja ser reconhecido e do outro um detetive que anda com os nervos Ă  flor da pele. 

A trama segue intercalada entre o cotidiano de Naysmith e de Harland, assim, sabemos o que passa na vida do procurado e do detetive. 

O assassino Ă© extremamente frio e seu mĂ©todo de escolha me fez pensar que faço bem em evitar encarar seja lĂ¡ quem for na rua. Como diz na sinopse ele por fora Ă© simpĂ¡tico e sedutor, o que sĂ³ prova que aparĂªncias enganam.

Harland Ă© um detetive que comparado aos outros que acompanhei anteriormente me decepcionou, nĂ£o por sofrer pela esposa, mas por se deixar alterar com certa facilidade, age como novato em alguns momentos.

A narrativa do Fergus Ă© boa de acompanhar, mas precisava de um pouco mais de aĂ§Ă£o e agilidade no desdobramento dos casos e no modo do serial killer concluir seu trabalho.

Infelizmente tenho de falar que a revisĂ£o deixou muito a desejar, muitos erros de concordĂ¢ncia e de escrita mesmo. Espero que numa prĂ³xima ediĂ§Ă£o a editora tome mais cuidado.

Afora isso Ă© um livro que recomendo sim, mas nĂ£o crie grandes expectativas, afinal quando termina tem um grande gancho para o prĂ³ximo volume. Agora Ă© aguardar a continuaĂ§Ă£o.

Ps: Na orelha consta que Ă© o primeiro romance do autor, no entanto nĂ£o detectei esse elemento na trama.




23 comentĂ¡rios

  1. DAni!
    Gosto muito de livros suspense policial com serial Killer, ainda mais ele sendo metĂ³dico e frio, sem se importar com as vĂ­timas.
    Uma pena que a revisĂ£o do livro precisa melhorar.
    Bom final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Que a paz, a saĂºde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, a temĂ¡tica Ă© Ă³tima, e atĂ© bem desenvolvida, apesar da revisĂ£o Ă© uma boa recomendaĂ§Ă£o!
      Obrigada

      Excluir
  2. Ruim quando a gente pega um enredo tĂ£o promissor e a ediĂ§Ă£o acaba detonando tudo.rs Eu nĂ£o me prendo muito a erros nĂ£o,mas hĂ¡ quem nem consiga ler nĂ©?
    Adoro tambĂ©m livros assim, que trazem assassinos complexos e sempre tem um detetive falido e tentando a todo custo provar que ainda pode trabalhar com perfeiĂ§Ă£o.
    Como nĂ£o conhecia o livro, vai para a lista de desejados com certeza!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de suspense, achei legal a histĂ³ria intercalar entre o cotidiano do procurado e do detetive, para sabermos o que se passa na vida dos dois, que bom que a narrativa do autor Ă© boa de acompanhar, uma pena a revisĂ£o ter deixado muito a desejar, pela sua resenha este livro parece ser bom, pretendo ler Olhar mortal.

    ResponderExcluir
  4. Esse thriller parece muitooo bom! Intenso e bem escrito. Achei interessante focar na vida de ambos, pois Ă© clichĂª chato quando fazem parecer que o assassino veio do nada, tem um passo sofrido e tal. Psicopatas tambĂ©m tem amigos, famĂ­lia, porque sĂ£o pessoas tambĂ©m. JĂ¡ quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que a obra tenha tido tantos pontos negativos, jĂ¡ que a premissa me pareceu muito bacana, principalmente pelo detetive se deixar levar pela emoĂ§Ă£o, e nĂ£o consegui ser imparcial durante as investigações, e agindo como um novato e nĂ£o como um profissional experiente. Ao meu ver o que faltou, foi um melhor desenvolvimento da trama, e uma revisĂ£o da editora que deixou a desejar. Estes pontos podem servi como aprendizado, para a publicaĂ§Ă£o da continuaĂ§Ă£o.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi o primeiro livro do autor, as chances dele ter melhorado sĂ£o boas!
      Obrigada

      Excluir
  6. Oi Dani!
    Gosto bastante do gĂªnero, claro que quando o livro Ă© bem escrito e o desfecho Ă© bem conduzido melhora muito. Esse me pareceu bom, mas acho que livros assim de serial killer um livro seria suficiente.Tomara que cuidem da concordĂ¢ncia, pq apesar de nĂ£o atrapalhar em si o rumo da leitura Ă© chato mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil, vale a leitura, o caso Ă© bem bolado e na verdade a sĂ©rie Ă© com o detetive, nĂ£o o assassino! đŸ˜‰
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. OlĂ¡! Gosto de um bom suspense, mas a leitura fica complicada quando a revisĂ£o deixa a desejar. Outro ponto que me deixa com o pĂ© atrĂ¡s quanto ao livro Ă© o fato do final ser ligado ao prĂ³ximo lançamento, nĂ£o tenho estrutura de ficar aguardando nĂ£o (risos), entĂ£o o melhor Ă© aguardar a continuaĂ§Ă£o.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani :)
    Ah, que pena que o autor nĂ£o soube aproveitar esse enredo maravilhoso que ele criou, gosto tanto de narrativas intercaladas, e nesse caso sendo do detetive e do serial killer deveria deixar o leitor mais curioso a cada capĂ­tulo. Confesso que mesmo com os pontinhos negativos eu fiquei com vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros com serial killer e esse por mostrar partes narradas por ele eu achei bem interessante, mesmo sendo monĂ³tono eu acho que Ă© um diferencial. O que me pegou foi erros de portuguĂªs, tenho um grande problema com isso, se Ă© algo gritante e de palavras que conheço eu nĂ£o consigo terminar a leitura direito, o que Ă© uma pena.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani vou tentar dar uma chance a leitura mas eu sinceramente nĂ£o gostei muito dessa sinopse O livro nĂ£o conseguiu chamar minha atenĂ§Ă£o

    ResponderExcluir
  11. Vamos esperar que o autor melhore nos prĂ³ximos livros, iniciantes com uma boa histĂ³ria sempre tem a melhorar. Eu gostei da resenha, gosto de livros que trata de serial killer. Acho muito bem recomendĂ¡vel, vou fazer o possĂ­vel para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, Ana Paula, sempre bom dar uma segunda chance. DaĂ­ se ele errar, eu jĂ¡ corto ele da lista. kkkk

      Excluir
  12. OlĂ¡, gosto muito de livros de suspense e com serial killer , gostei bastante da sinopse do livro, mas fiquei com um pĂ© atrĂ¡s, depois da resenha, nĂ£o gosto de livros com erros de escrita e erros de concordĂ¢ncia!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!