Resenha da Ju: Um dia, David Nicholls - Intrínseca


Filme

Título original: One Day

Gênero: Comédia e Romance

 Origem: Estados Unidos

 Direção: Lone Scherfig





Livro


Título Original: One Day


Autor: David Nicholls


Editora: Intriseca


Tradutor: Claudio Carina

Páginas: 410



Um dia conta a história Emma Morley e Dexter Mayhem que se conhecem desde a adolescência e mantém uma amizade ao longo dos anos. No livro os acontecimentos narrados se referem sempre a mesma data, 15 de julho e vamos vendo o desenrolar do relacionamento deles enquanto o tempo passa.

Embora seja simples dizer que a história é sobre um romance isso seria muito reducionista. É um livro sobre amor, mas também é muito sobre amizade, amadurecimento, passagem do tempo… Também foi um livro que me conquistou conforme fui lendo. É como se eu fosse me tornando íntima das personagens conforme os anos vão passando, e embora não concorde com muitas de suas ações, fui me emocionando, torcendo e rindo com eles. As conversas irônicas deles são deliciosas e eu ri muito nos ônibus que peguei enquanto lia esse livro.

Em 2011 ele virou filme dirigido por Lone Scherfig e com Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papeis principais. Já havia visto o filme antes de ler o livro e confesso que quase deixei de lê-lo porque desgostei do filme. Não que ele seja ruim, mas não consegui ser cativada nem pela Anne nem pelo Jim, muito menos me emocionar com o desenrolar dos acontecimento. Se você, como eu, viu o filme e não gostou te digo: leia o livro, é muito melhor. Se você viu e gostou, te recomendo: leia o livro, é muito melhor.

Um comentário

  1. Eu tenho curiosidade em ver o filme e ler este livro... mas não decidi a ordem. XD
    Eu gosto da Anne e nao conheço o rapaz... mas creio que não influi muito... sei lá.
    Vou tentar ver o filme que está mais acessível.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!