Resenha da Drica: Garota Tempestade - O Estranho Mundo de Jane True, Livro 01, Nicole Peeler - Valentina


TĂ­tulo: Garota Tempestade 

TĂ­tulo Original: Tempest Rising

Autor: Nicole Peeler

PĂ¡ginas: 280

Editora: Valentina


Sinopse:

Mesmo tendo passado a vida inteira na pequena e conservadora cidade de Rockabill, Jane True, 26 anos, sempre soube que nĂ£o se encaixava numa sociedade pretensamente normal. Durante um de seus clandestinos nados noturnos no mar congelante, desafiando um perigosĂ­ssimo redemoinho, uma descoberta terrĂ­vel leva Jane a revelações surpreendentes sobre sua herança genĂ©tica: ela Ă© apenas meio-humana. Agora, Jane precisa penetrar um mundo de mitos e lendas, povoado por criaturas sobrenaturais, aterrorizantes, belas e atĂ© mortais. CaracterĂ­sticas que tambĂ©m descrevem perfeitamente Ryu, seu novo “amigo” - um vampiro poderoso, deslumbrante e hummm, aiii... muuuito SEXY. Nesse mundo, onde hĂ¡ um goblin advogado, um espĂ­rito de Ă¡rvore maquiador, um sĂºcubo dona de boutique, elfos diabĂ³licos, homens inflamĂ¡veis, seres hĂ­bridos que se transformam em animais selvagens, nada Ă© presumĂ­vel. Que dirĂ¡ um romance ao molho pardo. Mas atenĂ§Ă£o, nunca, nunca mesmo, esfregue a lĂ¢mpada do gĂªnio. Entretanto, alguĂ©m estĂ¡ matando meio-humanos como Jane. A pergunta que nĂ£o quer calar Ă©: os assassinatos sĂ£o fruto de uma mente doentia ou hĂ¡ um plano macabro para exterminĂ¡-los? Se vocĂª Ă© fĂ£ de Sookie Stackhouse, meio-humanos, vampiros sedutores e criaturas sobrenaturais, entĂ£o se prepare para mergulhar de cabeça nessa deliciosa sĂ©rie de urban fantasy.


NĂ£o se deixe levar pela capa, ela nĂ£o Ă© o que parece!!!

Jane True, 26 anos, moradora da pequena e conservadora Rockabill onde vive com seu pai, seria apenas uma garota comum, nĂ£o fosse o fato de a sua mĂ£e ter sumido quando tinha apenas 6 anos da mesma forma como apareceu, e por um episĂ³dio muito estranho que envolve a morte do seu namorado, o que a tornou, na verdade, persona non grata para alguns moradores. 

Jane nĂ£o se enquadra e leva uma vida solitĂ¡ria, sem namorado ou amigos de sua idade, suas Ăºnicas ocupações sĂ£o cuidar do pai idoso, o seu trabalho na livraria Morrer de Ler (que invejinha...), e o desejo de saber mais sobre a sua mĂ£e para descobrir suas origens. Mas tudo isso fica para trĂ¡s quando Jane entra no mar e vai nadar onde ninguĂ©m Ă© capaz: o Old Sow.

A nossa histĂ³ria começa realmente quando Jane vai nadar e encontra um corpo no mar. A partir daĂ­, a sua faixa de praia praticamente particular, Ă© invadida por seres sobrenaturais e Jane conhecerĂ¡ um mundo novo, a partir do qual vai descobrir os segredos de sua mĂ£e e suas origens, e verĂ¡ que nem tudo realmente Ă© o que parece. Conheceremos o estranho mundo de Jane True acompanhando Ryu, o investigador designado para desvendar o assassinato de Jake, o corpo encontrado por Jane no Old Sow. Ryu Ă© o que poderĂ­amos chamar de o mocinho, mas esse mocinho Ă© um vampiro fantĂ¡stico, sedutor e apaixonante.

“Ele sorriu, e meu coraĂ§Ă£o falhou oito batidas seguidas. Ou eu estava me apaixonando por aquele cara ou tendo uma arritmia.”

Aos poucos Jane vai se revelando e descobrimos uma verdadeira tarada: Jane vive discutindo consigo mesma sobre os seus desejos sexuais e em uma linguagem totalmente sem pudores (ah, os hormĂ´nios...). Ou seja, o livro nĂ£o Ă© um erĂ³tico, mas nĂ£o deixa nada a desejar nessa Ă¡rea com descrições das very-hot-calientes-fervorosas cenas de sexo entre Jane e Ryu, que dĂ¡ todo o tom para que a coisa possa fluir muito bem. Uma protagonista leve, apaixonante, bem humana, comum (nĂ£o fosse a sua parte nĂ£o humana), com conflitos vividos que podem ser vividos por qualquer jovem. 

Nicole Peeler criou uma mitologia onde faz uma verdadeira mistura de seres sobrenaturais. Ă€ princĂ­pio, achei meio confuso, mas a autora conseguiu criar uma aura de magia e conectar todos os seres, assim temos goblins, vampiros, kelpies, selkies, nuhuals, gnomos, espĂ­ritos de pedra e um barghest. 

Ponto para as mĂºsicas preferidas de Jane: ‘Once Bitten, Twice Shy’, do Great White, ‘U + Ur Hand’, da Pink, ‘Debauchery’, do David Gray e ‘Smooth Operator’, da Sade. 


Mais pontos positivos para a forma responsĂ¡vel como a autora trata o sexo com prevenĂ§Ă£o ao colocar a Jane como uma menina responsĂ¡vel que nunca esquece de transar com camisinha e para a forma natural como a relaĂ§Ă£o homossexual de Tracy e Grizzie Ă© tratada.

Este Ă© o primeiro livro da saga O Estranho Mundo de Jane True, que conta com sete livros ao todo. A sĂ©rie começou a ser publicada em 2009 e tem os seguintes tĂ­tulos: Tempest Rising (2009), Tracking the Tempest (2010), Tempest’s Legacy (2011), Eye of the Tempest (2011), Tempest’s Fury (2012), Tempest Reborn (2013).

A Editora Valentina estĂ¡ encarregada de publicar os volumes no Brasil, e a expectativa Ă© de que no inĂ­cio de 2014 o segundo livro da sĂ©rie seja lançado por aqui.

Classificado como urban fantasy, um sub-gĂªnero da Fantasia definido pelo lugar, onde as histĂ³rias ocorrem em cidades comuns e contam com elementos sobrenaturais. Com a capa linda, apesar de me dar a ideia de um livro juvenil, e com detalhes fofos, como a letra em destaque dos capĂ­tulos e coraĂ§Ă£ozinho meio animal. Narrado em primeira pessoa somente pela Jane, de leitura leve e fĂ¡cil, extremamente divertido. Recomendo totalmente!

4 comentĂ¡rios

  1. Hei Adriana,

    Esse livro vem confirmar o velho ditado de que "nĂ£o devemos julgar um livro pela capa". NĂ£o conhecia a obra, a premissa parece bastante interessante.
    Sobre o seu blog, muito legal, jĂ¡ to seguindo :-)

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É bem curioso essa estoria, espero poder conferi-lo ainda este ano.

    ResponderExcluir
  3. Li o primeiro capĂ­tulo desta estĂ³ria em um daqueles panfletos da editora e gostei tanto, adicionei Ă¡ minha lista. Gosto muito de estĂ³rias onde hĂ¡ elementos sobrenaturais e gostei de saber que o livro aborda, alĂ©m de fantasia, assuntos normais como sexualidade. Fiquei curiosa para descobrir, junto Ă¡ personagem, mais sobre sua origem e a destes seres sobrenaturais.
    NĂ£o sabia que o livro pertence a uma sĂ©rie, mas pretendo lĂª-lo.
    Concordo que a capa passa uma impressĂ£o bem juvenil mesmo, mas eu achei linda mesmo.
    Ă“tima resenha!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!