Resenha da Drica: Reiniciados, Teri Terry, da Farol Literário


Autora: Teri Terry

Editora: Farol Literário

Ano: 2013

Páginas: 432

Cortesia da Editora Farol Literário

Sinopse:
As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?


Quem acompanha as resenhas do blog já deve ter percebido a minha predileção por distopias. Realmente, sou fã de carteirinha. Mas não bastasse ser uma distopia para despertar o meu interesse e ter uma capa intrigante, Reiniciados também tem uma sinopse que te enche de expectativas. 

A minha primeira curiosidade era o que seria um Reiniciado, detalhe que começa sendo logo esclarecido pela autora. Um Reiniciado é um adolescente que teve uma segunda chance de vida a um preço muuuito alto. Em sua maioria são pessoas consideradas violentas pelo governo, que cometeram crimes e ao custo de ter todo a sua existência apagada, passam a viver uma nova vida inseridos em uma nova família. Mas até chegarem às suas famílias - que podem desistir deles a qualquer momento, por achar, por exemplo, que eles não se adaptaram - vivem no hospital onde passaram pela cirurgia de colocação do Nivo para reaprenderem tudo, desde a andar, falar e outras habilidades necessárias a um adolescente.

Nivo?????????????? Pois é, não bastasse ser um adolescente sem passado, o Reiniciado também é monitorado constantemente através do seu Nivo: pulseira que jamais poderá ser retirada do braço sob o risco de morte, que controla o seu nível de felicidade, que não pode ser menor do que 5, e te impede de ter manifestações de raiva ou violência. O Nivo torna o Reiniciado um cidadão que segue as regras sem questioná-las acreditando que assim poderá ser feliz , com o objetivo de minimizar a possibilidade de novas atitudes violentas dos seus usuários. 

Os Lordeiros são o instrumento do governo, aqui denominado Coalização Central, para a manutenção da ordem e do medo, são policiais que assustam só de olhar, que lutam contra o TAG, grupo terrorista responsável por grandes ataques e manifestações. 

Seremos guiados nessa aventura por Kyla, nossa personagem principal. Ela é uma Reiniciada que acabou de ser inserida em sua nova família. Kyla será filha de Sandra, que é filha de um dos idealizadores do novo sistema, e de David, um homem bem misterioso; terá como irmã Amy, também uma Reiniciada que vive de acordo com as regras do Governo sem questioná-las. Não posso deixar de mencionar Sebastian, gato da família que terá papel fundamental nos momentos de crise de Kyla. Confirmando o poder dos animais, Sebastian conseguirá a façanha de manter as taxas do Nivo de Kyla sempre estabilizadas bastando apenas um simples carinho nas orelhas do gato, o que poserá ser conseguido comendo chocolate ou praticando cross country.

"Minhas memórias se foram, mas parte de mim se lembra. Meu corpo, meus músculos (...) Então não é a mesma coisa que começar do zero, não mesmo. É como se, ao dar o impulso certo, você consiga fazer coisas que tinha esquecido. Quem sabe do que mais sou capaz?"

Kyla tenta levar uma vida normal, mas logo percebe que ela não é tão normal assim. Ela sente raiva e isso não altera as taxas do seu Nivo; é uma exímia desenhista canhota, o que foge aos padrões e não parece aceitar o seu mundo com a mesma naturalidade dos outros. É atormentada por pesadelos frequentes que mais parecem memórias, lembranças de um passado que parece ter vivido. Mas isso seria possível?

"(...) não sou uma nova pessoa, não importa o quanto eles digam que sou. E se não sou uma nova pessoa, seja lá o que eu tenha feito, ainda está aqui, ainda é parte de mim, escondida em algum lugar."

Kyla vai para a escola e lá conhecerá pessoas que a ajudarão a entender o seu mundo. Se encantará por Ben, um fofo de verdade, também um Reiniciado, que será um misto de amigo e namorado, e o seu porto seguro que terá papel crucial nessa busca de Kyla por sua verdadeira identidade. Não posso deixar de mencionar Phoebe, colega de escola, bastante arredia em um primeiro momento, mas que cuidará do gato de Kyla ao se perder e cuida de cães e gatos doentes. O seu sumiço será o estopim que faltava para Kyla perceber que não se conforma com as explicações vazias que lhe são dadas. 

    "Ele me segura, me abraça. Sua proximidade faz com que meu coração bata mais rápido, minha pele está formigando, meu corpo deseja coisas que desconheço. Todas as coisas que dizem para evitar por causa do meu Nivo. Como seria viver sem aquilo? Ser quem quiséssemos ser; ficar juntos."

Ponto para a autora ao ter escolhido como cenário da história a Inglaterra, acredito que o fato de sabermos que a história se passa em lugar real a torna mais real. 

Kyla é uma protagonista fantástica. No começo ela pareça uma menina frágil, mas no decorrer da história percebemos que ela é uma menina forte, corajosa, sensível e, acima de tudo, questionadora. Acredito que essa tenha sido a característica crucial para que ela se tornasse uma Reiniciada.

Reiniciados é primeiro livro da trilogia Slated, da autora Teri Terry, foi publicado esse ano no Brasil pela Farol Literário. É narrado totalmente pelo ponto de vista de Kyla, o que nós fará conhecê-la muito bem e entender um pouco do dilema que é ser um Reiniciado, uma pessoa que teve a história de vida roubada.  É um livro que te prende já no começo e te faz questionar se não poderemos, em um futuro talvez não muito distante, vivermos uma situação no mínimo parecida. 

O livro é perfeito em te encantar e manter a sua expectativa até a última linha, sem altos e baixos, mantendo a sua ansiedade em nível máximo todo o tempo. Acredito que ainda há muito a ser revelado sobre o destino e o passado dos nossos personagens, muitas máscaras deverão cair nessa busca de Kyla pela sua verdade. 

Minha ansiedade para ler a sequência me fez escrever à Paula (da Farol Literário) para saber quando poderei ler a sequência desse livro fantástico e sofrer ao saber que ele ainda não foi publicado. Coisa que acredito que a Farol vai resolver muito em breve!!!!!!! 

Trilogia Slated

1 - Reiniciados (Slated)


2 - Fractured (não publicado no Brasil)

3 - Shattered (não publicado no Brasil)

Livro de estreia da autora, Reiniciados foi indicado na Inglaterra para o North East Teenage Book Award e para o Leeds Book Award. Foi o mais votado na categoria Jovens Leitores no Edinburgh Book Festival Anobii First Book Award de 2012.

45 comentários

  1. Quero poder ter a oportunidade de ler essa trilogia, esse primeiro livro me chamou muito a atenção e pela sua resenha é muuito bom.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro distopias também, não sei se é meu gênero favorito, mas com certeza está dentro dos 5 mais kkkk
    Minha primeira distopia foi da série Feios, porque antes nunca tinha muito interesse de ler séries e tudo mais.
    Bom, faz um tempo que venho querendo ler esse livro porque ele realmente parece bom
    É uma pena que não tenha os outros dois publicados no Brasil, acho que vou esperar lançar pelo menos o segundo para ler senão morro de ansiedade!
    Não aguento esperar kkkk

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de distopias, essa parece ser bem interessante! Me chamou atenção a questão da confiança.

    ResponderExcluir
  4. Também sou fã de carteirinha de distopias. Ando querendo ler Reiniciados há meses! Adorei a capa do último livro mas acho que eles poderiam ter mudado a expressão dela. Não sabia que ela tinha pesadelos com lembranças do passado

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ter uma narrativa otima, e tbm achei o enredo incrivel me lembra um pouco o filme O brilho eterno de uma mente sem lembranças, mto bom tb!

    ResponderExcluir
  6. eu já tinha visto o livro e ostei da capa e por se tratar de uma distopia, um genero que eu ando gostando muito!
    Mas não sabia que era uma trilogia, gostei de saber! haha
    as capas são lindas!
    A história da Inglaterra com toda a certeza deve ter sido um dos pontos altos da trama mesmo.

    beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ter uma ótima escrita, quero ler!
    Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não consegui ler essa série, mais estou ansiosa por isso. A história é linda e as capas idem. Sua resenha só me deixou mais ansiosa em querer ler.

    ResponderExcluir
  9. Adriana eu também sou simplesmente doida pelo gênero distopia!
    Agora uma pergunta, vc comentou que a autora diz logo de cara oq é um Reiniciado, essa explicação que é logo jogada em cima do leitor, a autora dá tempo pro leitor poder assimilar tudo isso? Ou vai jogando fato em cima de fato??

    Thainá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela explica logo no começo, se não houvesse essa explicação todo o entendimento da história ficaria comprometido.

      Excluir
  10. Amo o gênero de distopia e estou super ansiosa para ler esse livro :DDD

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriana eu tinha visto o lançamento mais nem tinha tido muito interesse..mais ai uma amiga minha ficou doida pelo livro e me chamou a atenção..agora com a sua resenha fiquei assim OMG posso já ler ? kkkk Não sou muito fã de distopia ..talvez pela mesmice que elas apresentam nas histórias...mais Reiniciados parece ser algo totalmente diferente ..ele tem algo em comum com Startes mais só algo em comum ele é totalmente diferente e parece ser BEM melhor ..Louca pelo livro.

    ResponderExcluir
  12. Já gosto de distopias, com suspense então nem se fala. A capa e o titulo é bem instigante, sem contar que o tema é muito interessante, quero muito ler

    ResponderExcluir
  13. Esta é uma distopia pela qual estou mega ansiosa pra ler.
    A história é bem diferente do que costumamos ver e parece ser capaz de prender o leitor de forma arrebatadora. E essas capas, gente? São perfeitas!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha. Gostei da intrigante história de suspense, e fiquei muito curiosa em ler este livro. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  15. Nossa parece ser muito boa a trilogia! Eu adoro livros que os personagens perderam a memória ou estão perdidos em algum lugar, é muito instigante!

    ResponderExcluir
  16. CARAMBAAAAAAAA! Sabe como Reiniciados permanece entre meus TOP 3, de livros desejados, flor? Não são somente a capa e a sinopse que prometem uma ótima história, mas as resenhas que nos enchem de expectativa e nos deixam com "água na boca" para experimentar o sabor desse livro! (rs)
    "...não bastasse ser um adolescente sem passado, o Reiniciado também é monitorado constantemente através do seu Nivo: pulseira que jamais poderá ser retirada do braço sob o risco de morte" ---- COMO ASSIM?! Sério, li várias resenhas e nenhuma tinha menção a isso!
    Eu amo distopias, assim como você. Já gostava antes mesmo de surgir essa onda de romances distópicos. <3 Hoje gosto mais ainda! Além de nos fazer viajar numa sociedade controlada, nos faz envolver com os personagens!
    Sobre essa pulseira, lembrei-me do anime Psycho-Pass! Medindo o nível de emoção, como se esta fosse a responsável por todas as más ações dos seres humanos. Oh, nossa, de novo sinto aquele desejo ENORME de conhecer a obra e ver se é tão boa quanto você e muitos outros leitores acharam (rs).
    Foi uma ótima resenha, flor. Não só informativa, mas empolgante (rs).
    Beijos!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, mas o mérito é todo de Reiniciados. quando o livro é bom não tem como a resenha não sair legal!

      Ah, e o Nivo p mim é o grande dilema da história, não teria como não falar dele!

      Excluir
  17. Sou apaixonada por distopias! Essa em particular me chamou muito a atenção por causa da capa, e agora com essa resenha minha ansiedade só aumenta kkkk Espero ansiosa para poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Gente eu estou apaixonada por essa história só pelo que as pessoas estão dizendo, e isso só aconteceu comigo uma vez, com Divergente. Preciso ler Reiniciados rapidamente assim como A Seleção que também falam muito bem.

    ResponderExcluir
  19. Resenha bem escrita, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  20. estou encantada por essa resenha ainda mais para ler o livro .pois acredito que sera uma leitura emocionante do começo ao fim imagino que Kyla passara por grandes aventuras para descobrir que esta falando a verdade e a busca para saber que ele e

    ResponderExcluir
  21. É um dos livros que ultimamente mais tenho vontade de ler..A capa é maravilhosa,é uma distopia,a história é incrível,realmente estou perdendo muita coisa em ainda não ter lido esse livro!Quero muito e é uma trilogia,que máximo.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  22. Oie Dri
    Eu ultimamente estou viciada em distopias. Quero muito ler essa trilogia. Toda resenha que leio de Reiniciados são muito positivas.
    Além que a capa é linda.
    Bem, se antes eu desejava esse livro depois de sua resenha quero ler DESESPERADAMENTE. Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Jéssica - Leitora Sempre
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  23. Nossa sou super fã de distopias e já estou de olho nesse livro faz um tempo, mas sua resenha está espetacular contou coisas que eu ainda não tinha visto em outras, estou querendo muito ler esse livro incrível e agradecida de ser uma trilogia não gosto de séries longas.
    Os cotes são muito bons parabéns pela escolha me deixou curiosa como se eu já não estivesse.
    As capas são lindas!!!

    ResponderExcluir
  24. Li bons comentários sobre esse livro e depois dessa bela resenha, trazendo um pouco da estória para os leitores, despertando a curiosidade

    ResponderExcluir
  25. Você não é a única que adora distopias... eu também amo e acho que Reiniciados vai ser o tipo de leitura que vai me prender do início ao fim, me deixando cada vez mais ansiosa a cada capítulo :) E é claro, a personagem principal Kyla fez com que eu virasse fã dela por sua coragem e ousadia.

    ResponderExcluir
  26. Não sabia que era trilogia, vi no aeroporto e fiquei louca com a sinopse dele! *-*

    ResponderExcluir
  27. Uma distopia bastante interessante, ainda não li ainda nada do gênero mas já tenho uma lista enorme. Em uma história ritmo e tudo, e já que você confirmou que esse livro tem um ritmo bom, já ganhou vários pontos na minha opinião. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  28. Já gosto de distopias, com suspense então nem se fala. A capa e o titulo é bem instigante, sem contar que o tema é muito interessante, quero muito ler

    ResponderExcluir
  29. A bastante tempo desejo este livro, pois também adoro distopias e esta é bem diferente, me deixa curiosa! Muito interessante uma sociedade que reinicia os jovens e gostei de saber que a personagem é questionadora e corajosa. Parece ser uma leitura bem tensa, cheia de suspense e mistérios a serem desvendados. Estou super curiosa!
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Esta trilogia é uma das quais pretendo ler nas ferias..
    Finalmente consegui o primeiro livro e já pretendo ler...
    Tinha uma lista mais graças a sua resenha já vou começar a ler , estou muito ansiosa e curiosa ara mergulhar nesta distopia.

    ResponderExcluir
  31. Esta trilogia é uma das quais pretendo ler nas ferias..
    Finalmente consegui o primeiro livro e já pretendo ler...
    Tinha uma lista mais graças a sua resenha já vou começar a ler , estou muito ansiosa e curiosa ara mergulhar nesta distopia.

    ResponderExcluir
  32. Como gosto bastante de distopia, desde que vi várias resenhas desse livro já fiquei interessada na leitura, principalmente por retrata personagens adolescentes, o que também me interessa e muito, a premissa da trama e muito bacana, e a forma como a trama se desenvolve me deixou bastante curiosa, quero muito poder ler essa trilogia.

    ResponderExcluir
  33. não tinha visto falar dessa trilogia ainda, gostei muito da história, distopia eu amo esse genero. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  34. Oi! Não conhecia essa trilogia, mas lendo sua resenha, fiquei bem animada para saber mais dessa história. Gosto desse gênero, mas não são todas as premissas que chamam a atenção. E essa me conquistou! Na lista de desejados. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Quero muito ler a trilogia. Como ainda não tive a oportunidade de ler os livros, vou lendo as resenhas e comentários sobre ele e os demais, e me inteirando sobre a história. Anotado na listinha para leitura futura.

    ResponderExcluir
  36. Apaixonado pela história. Também sou fã de distopias!!! Acredito que Kyla seja uma personagem bastante forte que luta pra buscar entender a si mesma. E ela não só sabe que é capaz como também vai tudo nessa busca. De uma coisa tenho certeza: NÃO POSSO FICAR SEM LER ESSA SÉRIE <3

    ResponderExcluir
  37. Não tive chance de ler essa série ainda. R pelo que li aqui e fiquei sabendo em outras resenhas, a história é muito boa. Estou bastante curiosa com a trama e até ansiosa pra ler, mas no momento ando atolada de outros romances que tento por em dia. rsrsrs Assim que puder vou ler. Garanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Nossa, imagina o quanto deve ser estranho ter todas as suas memórias apagadas e já começar a viver no meio da vida? Acho que o ser humano perderia tudo aquilo que move ele, toda a sua subjetividade. Mas a proposta dessa trilogia me chamou muito a atenção exatamente por esse motivo, para saber como a história foi desenvolvida. Aliás, essa coisa da pulseira por onde são monitorados parece que vai trazer algumas confusões para o enredo. Tomara que eu consiga ler essa série em breve.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Nossa mae. Que Livros lindos e a resenha me deixou muitooo curiosaa, tenho que ler esses livros! 😍

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!