Resenha da Drica: A Corte do Ar, Stephen Hunt - SDE

Autor: Stephen Hunt

PĂ¡ginas: 544

Ano: 2013

Tradutor: Alberto Simões

Editora: SaĂ­da de EmergĂªncia

Sinopse 

Nesse aventura repleta de drama e aĂ§Ă£o, Molly carrega em seu sangue um segredo que a torna alvo de inimigos do Estado. JĂ¡ Oliver Ă© acusado de assassinato e precisa fugir para salvar sua vida. Logo, os dois se juntam para lutar contra um antigo poder que parecia derrotado havia milĂªnios.


A corte do ar Ă© o segundo livro publicado pela SaĂ­da de EmergĂªncia Brasil e o primeiro volume da sĂ©rie steampunk de Stephen Hunt, um subgĂªnero da ficĂ§Ă£o cientĂ­fica que tem suas histĂ³rias ambientadas principalmente na Era Vitoriana, onde a tecnologia Ă© avançada e movida a vapor.

“A mente Ă© a coisa mais difĂ­cil de aprimorar e a mais fĂ¡cil de desperdiçar.”

A corte no ar vai nos apresentar a trĂªs personagens que considero como principais. O primeiro deles Ă© Molly Templar, uma Ă³rfĂ£ que mora em um orfanato e tem sua vida revirada apĂ³s descobrir que quase todos do orfanato morreram quando pessoas desconhecidas estavam a sua procura.  Ao longo da histĂ³ria ela vai descobrir que o seu sangue Ă© especial, e esse Ă© o motivo para que pessoas poderosas a queiram morta. 

Nosso segundo grande personagem é Oliver Brooks, jovem comum, criado pelo tio, suspeito de ser um Encantado, tem também a sua vida revirada quando é acusado da morte do tio, o que o obrigada a fugir tendo por companhia apenas um amigo do tio que resolve ajuda-lo.

Na minha opiniĂ£o, o terceiro grande personagem da histĂ³ria Ă© o PrĂ­ncipe Alpheus, filho do Rei Julius e futuro herdeiro do trono. Jovem de ideias rebeldes e nada convencionais, nĂ£o aceita as imposições que o reinado lhe trarĂ¡ e farĂ¡ de tudo para mudar a sua histĂ³ria, atĂ© cometer um assassinato.

“NĂ£o posso falar do lugar onde nasci, Molly. AlĂ©m disso, essa questĂ£o Ă© totalmente irrelevante em relaĂ§Ă£o ao lugar aonde uma pessoa pretende chegar.”

Apenas esse trio jĂ¡ renderia uma mega histĂ³ria, mas aliado a isso temos um mundo fantĂ¡stico, criado por Hunt, que nos transposta atravĂ©s do tempo e do espaço. Misturando antigas e novas tecnologias em um mundo absolutamente surreal, ele tambĂ©m cria uma gama de novas raças, assim como fez Tolkien. Vamos conhecer os homens-vapor, a Marinha Real AerostĂ¡tica, os cantores do mundo (feiticeiros com estilo vitoriano), caranguenarbianos, a Guarda Real, o Sussurrador, lupocaptores, professores universitĂ¡rios, aventureiros e intelectuais, sem mencionar a prĂ³pria Corte do Ar, que vigia a todos e interfere quando necessĂ¡rio. 

Nesse mundo com cidades como ChacĂ¡lia, Aço-MĂ©dio, MecĂ¢ncia e Tristesperança, as pessoas viajam de aerĂ³stato, uma mistura de aviĂ£o e balĂ£o moderno e esquecem os seus problemas bebendo jin ou fumando ervassussurrante e folha. A aĂ§Ă£o fica por conta das lutas que mesclam armas antigas e criações futuristas ao lado de batalhas Ă©picas.

“- Mas e o amor? – perguntou Molly.

- Essa Ă© a maior mentira de todas – retorquiu Fairborn. – Um comichĂ£o biolĂ³gico que a avisa que chegou a hora de começar a fazer pequeninas cĂ³pias de vocĂª. AlĂ©m de enfraquecer o seu corpo, devasta a sua beleza. (...) O amor Ă© como a gripe de inverno: desaparece gradualmente depois da estaĂ§Ă£o.”

O livro tambĂ©m discute temas polĂªmicos como o trabalho infantil, a utilizaĂ§Ă£o de meninas nos grandes bordĂ©is de ChacĂ¡lia, um muro que separa cidades vizinhas, polĂ­tica, comunismo, anarquismo, repĂºblica, a queda de uma monarquia, respeito Ă s autoridades e religiĂ£o. 

As histĂ³rias dos personagens principais irĂ£o se cruzar e Ă© quando eles perceberĂ£o que juntos deverĂ£o salvar o mundo de um poder inusitado. 

Um dos inĂºmeros pontos fortes da narrativa Ă© a capacidade de descriĂ§Ă£o detalhada do autor. Ainda bem, jĂ¡ que imaginar tanta coisa nova nĂ£o seria fĂ¡cil sem os minuciosos detalhes acrescentados a cada paisagem ou novo objeto que surge. 

Extremamente original, diferente de tudo o que eu jĂ¡ li. Magia, simbologia, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica e realidade se alternam nessa obra prima da literatura.

A Corte do Ar tem em sequĂªncia de outros cinco livros de uma sĂ©rie chamada Jackelian. Os livros sĂ£o:

   -  A Corte do Ar;

   -  The Rise of the Iron Moon (lançamento previsto para 2014 no Brasil, pela SaĂ­da de EmergĂªncia)

   -  The Kingdom Beyond the Waves

   -  Secrets of the Fire Sea 

   - Jack Cloudie 

   - From the Deep of the Dark

11 comentĂ¡rios

  1. Eu quero muito ler esse livro, estive com ele nas mĂ£os esses dias. A capa Ă© belĂ­ssima. Fiquei encantada demais!
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro! Achei essa capa meio estranha e a histĂ³ria nĂ£o Ă© bem meu estilo, mas vocĂª parece ter gostado bastante ne? Vou dar uma olhadinha depois, quem sabe eu atĂ© acabe lendo!
    Beijoss
    ThaĂ­s - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito mesmo, mas é uma leitura densa. Tem q gostar do estilo ou vc vai achar um pouco maçante.

      Excluir
  3. Oi Adri! Encontrei seu blog por acaso e adorei! *-*'
    Eu comecei a ler A Corte do Ar, a capa Ă© linda e a histĂ³ria me chamou a atenĂ§Ă£o.. mas por algum motivo a leitura nĂ£o estĂ¡ fluindo. Eu me perco com tantos tipos diferentes de personagens e dificilmente consigo guardar o nome deles =/ kkkk Acho que nĂ£o estou no clima da fantasia que Ă© necessĂ¡rio para lĂª-lo agora.
    Adorei a resenha! Me clareou muito as ideias sobre o livro <3

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mari, que a resenha ajudou a clarear. Realmente, tionha algumas horas eu que eu me perdia. Mas faço o seguinte: grifo nomes de pessoas e funções ou caracterĂ­sticas marcantes de cada personagem, assim fica mais fĂ¡cil para relembrar quando me perco ou esqueço quem Ă© quem. DĂª um tempo e volte a lĂª-lo mais tarde, vc vai ver q vai valer Ă  pena!

      Excluir
  4. SĂ³ a capa desse livro jĂ¡ faz a gente ficar louca por ele. É primeira resenha que leio dele e gostei, ainda mais vendo que envolve temas polĂªmicos isso deixa a leitura um pouco mais envolvente nĂ©. Adorei a resenha e Ă© certo que vou colocar na minha lista de compras.
    BeijĂ£o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bom, Lizi! É aquele tipo de livro que te faz viajar mas tambĂ©m coloca vĂ¡rias interrogações, compensa!

      Excluir
  5. Eu sĂ³ tinha visto ele pela net, fui em uma livraria esses dias e amei a capa! linda demais <3
    sĂ³ isso jĂ¡ seria motivo suficiente para comprar o livro rs
    adorei sua resenha!
    beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que demais esse trio de personagens, todos parecem ser cativantes e bem construĂ­dos! JĂ¡ tinha ouvido falar deste livro, e este gĂªnero me interessa muito, ainda nĂ£o li nada assim e fiquei bastante curiosa.
    Acho interessante a ideia do autor de criar novas raças e um mundo fantasioso onde a tecnologia antiga se mistura com tecnologia avançada. Deve ser uma leitura cheia de emoções e aventura, fico curiosa para acompanhar os personagens durante essa jornada em busca de salvar o mundo.
    Outro ponto positivo Ă© o fato de, mesmo neste mundo diferente, o leitor ser levado Ă¡ questionar os problemas que temos aqui tambĂ©m, como vocĂª comentou.
    Deve ser uma excelente leitura!
    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!