Resenha da Drica: Veneno - Saga Encantadas - Livro 01, Sarah Pinborough



Título: Veneno

Série: Saga Encantadas

Autora: Sarah Pinborough

Editora: Única

Páginas: 223

Sinopse  
Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! 

Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier


Se você já assistiu Once Upon a Time e adorou a mistura louca de personagens, você será preso do começo ao fim pelo enredo dessa história. Se você gosta de contos de fadas, mas acredita que lhes falta um certo toque de realidade, esse livro foi escrito para você!

Veneno nos conta a história de Lilith, madastra nem tão má de Branca de Neve, que já aparece como uma mulher em idade de casar. 

Lilith é pouco mais velha do que Branca e tem idade para ser considerada filha do rei. Forçada a essa casamento, pois o seu pai descobriu que ela era uma bruxa e essa foi a única forma de fugir da fogueira, Lilith perdeu todas as suas chances de ser feliz pelo amor, restando a ela apenas o poder. 

“Sua esposa morta podia ter sido amis amada que ela, mas o amor era irrelevante. Ela não se importava com quanto ele a amava, era mais importante que ele a quisesse. (...) Homens eram simples. Eram manipuláveis. O rei era seu fantoche, e ela ia mantê-lo assim. Ela endureceu o coração e passou os dedos delgados pelas coxas dele de um jeito que as unhas vermelhas arranharam levemente sua pele.”

Acredito que o que Lilith realmente queria era ter a vida livre de Branca de Neve, cavalgar pela floresta sem se importar com as convenções sociais e ser amada pelo povo e lógico, ter a sua beleza. E a autora vai, aos poucos, nos mostrando, que a madrasta nem sempre foi má, mas um conjunto de circunstâncias a levou a isso.

“Se a beleza de Lilith era etérea, então Branca de Neve era terrena. Rústica e sensual.”

A Branca de Neve da Sarah Pinborough é uma mulher independente, livre, decidida e corajosa, que acredita no lado bom de todas as pessoas, mas não tem nada daquela princesa bobinha que conhecemos no passado. Em alguns momentos ela me lembra Valente, princesa da Disney.

A oportunidade de acertar as contas com Branca surge quando o rei vai para a guerra, viagem que deve durar anos, e a Rainha decide arranjar um casamento para ela. Mas claro Branca frustra os seus planos aumentando a sua ira, o que nos leva à clássica passagem da maçã. 

Ah, não posso esquecer o caçador, que lembra muito o Chris Hemsworth, de Branca de Neve e o Caçador. Ele é charmoso e sedutor, e vai aplacar a carência das mocinhas da história. Os anões são um capítulo à parte. São uns fofos de verdade, mas tem nomes diferentes que combinam melhor com suas personalidades. 

“Branca de Neve trouxera livros para Sonhador, volumes finos de aventuras que ela pegara na grande biblioteca do castelo. Eles tinham mudado o mundo dele, e só por isso ele ia amá-la para sempre.”

Veneno é uma releitura de contos de fadas voltada para atrair o público adulto. Ele torna os personagens mais humanos mostrando que ninguém é totalmente bom ou absolutamente mau. Sem falar das cenas quentes de sexo entre alguns personagens que foram uma grande surpresa para mim! Além disso, a autora mostra que os contos de fada não estão isolados cada um em seu mundo particular, ela junta na mesma história, dando uma versão própria: Branca de Neve, Aladim e a bruxa de João e Maria. Mas nada surpreende mais do que o final... Só pelo final surpreendente já vale toda a leitura do livro!

Assista ao book trailer:
 

O livro é lindo! Adorei a capa e os detalhes gráficos de início e começo de cada capítulo nos remete àqueles livros clássicos de capa dura doa antigos contos de fadas. 


A trilogia dos livros é composta por:

Poison (Tradução: Veneno)

Charm (Tradução: Feitiço)

Beauty (Tradução: ainda não definida)
 
Veja as capas originais:

 
Recomendo para os amantes dos contos de fadas e para aqueles que sempre acharam que faltavam aos contos de fadas um pouquinho de realidade!!!

18 comentários

  1. Oi Adriana, tudo bom? ((:
    já tinha visto esse livro circulando por aí, mas nunca tinha parado pra saber um pouquinho mais sobre ele. Adorei saber que é uma releitura dos contos de fadas, porque eu realmente amo contos de fadas u_u . Mas eu acho que toda história tem dois lados, e saber um pouquinho mais sobre a madrasta da Branca de Neve, ou até mesmo conhecer uma versão mais madura e "real" da própria Branca de Neve, isso com certeza é algo que eu fiquei com vontade.
    Entrou para a minha listinha de futuras aquisições *-* \o

    Beeeeijinhos e um ótimo final de semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente muito bom. Participe da Happy Birthday Promo que tem sorteio de Feitiço, continuação de Veneno.

      Excluir
  2. Minha próxima leitura será Veneno, acho a capa dele ótima e muita gente tem falado positivamente dele.

    beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena,

      já tô louca p ler Feitiço, vc tb vai se apaixonar!

      Excluir
  3. Já tinha visto esse livro em muitos blogs mas ainda não li! Tenho muita vontade e interesse em ler-o, sempre leio resenhas que falam muito bem e a história parece ser muito boa e cativante. Gostei da sua resenha, parabéns!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esta é a Branca de Neve "as avessas"...
    Adoro conto de fadas e se forem mais adultos melhor...
    Muita vontade de ler este livro... Adorei saber dos outros personagens... outras resenhas que li não falavam deles... \o/ amei!!
    Louca pra ler... Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante falar com 'coadjuvantes' também, pq as vezes eles tem papel crucial no desenrolar da trama.
      Obrigada!

      Excluir
  5. Veneno está na minha listinha, vou ler ele para cumprir um desafio em 2014. #ansiosa

    ResponderExcluir
  6. Veneno está na minha lista de livros para janeiro.
    Recebi ele em Dezembro, estou muito curioso, principalmente pela história.
    Acho verdadeiramente a capa linda, mas bonita do que as originais, Veneno detém uma das mais bonitas capas da minha estante.
    A História me instiga.
    Em breve lerei.
    Um ótimo resenha!
    Parabéns!

    Jônatas Amaral
    http://alma-critica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. De imediato, esse livro não havia me chamado a atenção, mas só de ler a resenha fiquei simplesmente ansiosa pela leitura! Foram contos de princesas que me abriram as portas pro mundo da leitura, e saber que 'Veneno' é uma releitura de Branca de Neve me surpreendeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É através dos contos de fadas que começamos a sonhar, não é, Mi?

      Excluir
  8. Noossa estou fascinada por esse livro, quero muito lê-lo e conhecer a verdade dos fatos!!!!!!!! Amo releitura de contos de fadas e essa parece ser incrível!! E noossa o trabalho gráfico parece estar realmente lindo!!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, não é necessariamente a verdade dos fatos, mas uma nova forma de contar a mesma história sob outro ponto de vista. Nunca saberemos a verdade, não é?

      Excluir
  9. Eu fiquei louca para lê-lo desde que olhei para a capa! Depois que eu vi que era tipo "Once Upon a Time" só que meio diferente e em livro..
    Nunca tinha imaginado as princesas de formas diferentes do que quando as curtia quando criança. Mudei meus conceitos quando vi a série... e agora me vem livro assim e é claro que quero ler!!

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse livro esses dias e não vejo a hora de começar a ler. Parece ser maravilhoso.

    BJS
    Melissa

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!