Resenha da Drica: Névoa, Kathryn James - Farol Literário

Título Original: Mist

Tradutora: Sandra Pina

Páginas: 336

Editora: Farol Literário

Sinopse:

Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.

Tenho sido agraciada nesse começo de ano com livros fantásticos, e Névoa é um deles. De cara o que me chamou a atenção foram os elfos como personagens, fato raro por aqui. Adoro seres fantásticos e eles nunca são demais.

Vamos conhecer Nell, 13 anos, adolescente comum, melhor aluna da turma, sem nenhum atrativo especial que, para piorar, é irmã da garota mais popular da escola, o que parece ressaltar a sua falta de atrativos. Nell e Gwen, 17, tem no fundo de sua casa um bosque com uma névoa que deixa Nell bastante intigada.

O que tem chamado muito a atenção de Nell é Evan River, aluno novo de sua escola, bastante misterioso e que parece passar despercebido aos olhos de todos os outros, menos ao seu. Para ela, Evan cheira a folhas de pinheiro.

Nell e Gwen são filhas de Jackie, uma policial e Tom, funcionário do Serviço de Investigação Criminal. Nell cresceu vendo os pais brigarem todas as vezes em que se encontravam e isso a irrita de tal forma que prefere não estar perto do pai.

É aniversário de Gwen, e mesmo com a proibição da mãe e o aviso que Evan dá a Nell para elas não irem ao bosque durante a noite, Gwen está irredutível: tudo já está marcado e ela passará a noite no bosque com os seus amigos/seguidores. Confirmando todas as previsões, Gwen desaparece no bosque debaixo dos olhos de Nell, através da névoa gelada, e ela será a única capaz de encontrar a irmã.

E as revelações começam. Nell descobrirá que Evan é um elfo e que sua irmã foi sequestrada pelo povo elfo. Sendo assim, as histórias que sua avó contava não são apenas contos de fada, mas histórias reais. E sua avó é a líder dos Observadores, organização que tenta manter os elfos longe do nosso mundo, e a condição para que Gwen seja entregue é a libertação de todos os elfos presos pelos Observadores em todo o mundo. Mas Nell não vai deixar a vida da sua irmã nas mãos de outras pessoas, ela assumirá a frente e parte para salvar Gwen seja lá quais perigos ela tenha que enfrentar.

- Há muito tempo vocês nos tiraram de sua história e nos transformaram em contos de fada. É bom para nós a maior parte do tempo. Vemos vocês, e vocês não nos veem. E mesmo tendo nos tirado o mundo quinhentos anos atrás, roubamos uma parte dele de volta e a fizemos nossa.

A narrativa é toda feita em primeira pessoa pelo ponto de vista de Nell, que é uma personagem incrível. De menininha frágil a heroína, vamos acompanhando o amadurecimento de Nell através de suas reflexões, decisões e atitudes. Difícil não torcer por ela.

Kathryn James está de parabéns por utilizar a mitologia nórdica como base da história e criar novos olhares para o mesmo tema, falando de preconceito, relacionamentos, amizade, aceitação e convivência entre diferentes povos. Ponto para a descrição impecável dos ambientes em que a história se passa, em alguns momentos dá até para sentir o frio da névoa. A capa é lindíssima e traduz um pouco da história, diagramação perfeita. A Farol informou que Névoa deve ir às telas de cinema pela produtora Viva Films, do diretor John Goldschmidt, que já comprou os direitos do livro.

Não bastasse tudo isso, aguarde um final surpreendente com muitos segredos revelados, que não contarei nem sob tortura! Recomendadíssimo para os amantes da boa leitura, das mitologias, da literatura fantástica e claro, dos elfos.

Livros da trilogia:

1- Névoa

2- Frost

3- Sem Título Ainda


Deixa teu comentário aqui e aproveita para participar do Top Comentarista especial de aniversário, valendo a Trilogia Chamas na Escuridão.

37 comentários

  1. Também adoro seres fantásticos, mitologia... e elfos me lembram "senhor dos anéis" ♥ e o bosque me lembrou "crônicas de nárnia" : mistura perfeita!
    Vou ler este livro com certeza!!

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro de ter lido um livro de mitologia Nórdica, pelo menos não deste estilo.
    Gostei do tema e dos personagens que você me apresentou.
    Adorei a resenha!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das histórias que mais desejo ler no momento. Tem tudo que mais amo nele, fantasia , seres sobrenaturais e muita emoção. Não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Também adoro livros cheios de fantasias e este mistério me deixou muito curiosa e com vontade de ler! Parece ser um ótimo livro e fiquei curiosa para saber que final surpreendente e quais segredo serão revelados! Deve mesmo muito bom, uma estória cativante!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, é um livro que te prende até o fim na ânsia de descobrir os segredos.

      Excluir
  5. Achei bem interessante a autora ter usado como base a mitologia nórdica. É raro lermos algo que fale/lembre/se baseie nisso.
    A premissa é bem interessante e me deixou bem curiosa. Há tempos quero ler o livro. A capa me conquistou e a sinopse despertou aquela ruguinha entre minhas sobrancelhas. E ler sua resenha apenas reforçou o que eu já sabia: Eu preciso ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa sim! A autora nos presenteou com uma história fascinate!

      Excluir
  6. Vou te contar, quem em sã consciência vai fazer uma festa na floresta? Eu com certeza não.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se vc ouvir a descrição do bosque onde a festa acontece... sei não, viu???

      Excluir
  7. Comprei esse livro mais por causa da capa. Ela é tão linda *~*
    Não vou negar, a história é fofa, acho que dei 3 estrelas, mas pra mim Kathryn pecou em uma coisa: a protagonista ser uma "criança" praticamente, dando a ideia de ter um romance. Achei meio errado aí.
    Histórias sobre Faes, Fadas e Elfos são pra mim, precisam ser bastante bem escritas, sem furos, porque se tiver um buraco pequeno que seja, a história já se perde, então são poucos os livros que realmente gostei sobre esse assunto especificamente. Mas tenho fé que Kathryn saberá escrever melhor em Frost.
    Agora não posso negar, o livro só ganhou 3 estrelas de mim por causa do final. Sério, me levou a lagrimas y.y foi tão fofo e lindo e.. inspirador.
    hahahaha XO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Carol, as 'crianças' da idade de KAthryn já se apaixonam!!!

      Realmente, o final é uma delícia!!!

      Excluir
  8. As estoria parece bem legal, é raro temos elfos entre os personagens principais oque dá um toque a mais e a narrativa sendo em primeira pessoa deixar o livro perfeito para mim, acho esse tipo de narrativa melhor pois vemos a visão da personagem que esta envolvida na trama. Com certeza vou lê-lo *---*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses suspenses cheios de segredos. Cada descoberta é uma emoção a mais na leitura.
    Adoro também as narrativas em primeira pessoa. A gente se sente dentro da história.
    Fiquei bastante curiosa pra ler Névoa e desvendar todos esses segredos. Saber se vai ser possivel novo acordo com os elfos.
    A capa também é linda.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q Gelo promete mais encontros com os elfos sim, Raquel!

      Excluir
  10. eu confesso que tenho um defeito grande de leitora: julgar pela capa... nao gostei da primeira capa, mas vendo a capa do segundo livro: OMG que lindaaaaa!! mas enfim, lendo a resenha do primeiro percebo q eu perdiria uma grande historia se eu julgasse o fato de nao ter gostado da capa kkkkkkk imagino o nervosismo da irma qndo percebeu q a irma sumiu! estou louca pra conhecer tudo do livro

    ResponderExcluir
  11. O titulo junto com a imagem da capa cativou me logo.
    Adoro tudo o que relacionado, com supernatural, fantasia, mitologia e esse livro tem de tudo para entrar na lista dos meus livros preferidos.
    O fato de ser uma garota a heroina do livro é fantástico!
    E o melhor? É uma trilogia *-*
    Mesmo que não ganhe o livro vou concerteza arranjar forma de o ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Adriana
    Gostei muito da sua resenha. Fiquei super curiosa para ler esse livro, pois adoro histórias fantásticas. E ainda não li livros com elfos. Adorei a parte em que você citou Que Evan cheira a folhas de pinheiro e que ele é um elfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essa coisa dela associar cheiros a pessoas, dá um toque todo especial!

      Excluir
  13. Pocha eu nunca li nada do gênero mitologia nórdica (não que eu me lembre, já que eu não costumo esquecer nada que eu tenha lido).
    Eu já tinha gostado do livro só de ver a capa, agora que soube que é de mitologia nórdica adore, principalmente com a resenha, adoro personagens que no começo são frágeis e no final acaba se tornando uma heroína, é bom ver a evolução deles. Tenho que confessar uma coisa, já gostei do Evan só por ele ser um elfo rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb fiquei fã do Evan antes mesmo de ler o livro, e depois a paixão só aumentou. A mitologia não é mesmo muito explorada, talvez por isso vc n conheça muitos livros sobre o tema.

      Excluir
  14. Olá, prazer, bem apenas hoje fui conhecer seu blog, mas prometo sempre participar dele u.u.
    Bem não tenho certeza, porém, acho que minha amiga já leu esse livro, ou pelo menos acho que é um parecido, só que no livro que minha amiga leu, a menina, perdeu o pai cedo, justo no dia do seu aniversario, que caia em um dia 13, então provavelmente não é esse livro, mas as duas historias tem alguns pontos em comum e tals..
    Gostei da resenha e achei o livro bem interessant6e, parece ser o tipo de livro que amaria ler u.u Mas não é o tipo de livro que sou acostumada a ler...
    Gostei bastante da capa, é algo tão linda e fofa u.u
    Bem ao todo gostei da historia e se um dia tiver oportunidade irei a ler *-*
    Bjs bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não é acostumada a esse tipo de leitura, se dê uma chance, quem sabe vc não gosta?

      Excluir
    2. Ops só hj q fui ver q vc respondeu kkk ~ andei meio sumida, porque minha casa estava em reforma...
      Sim, tipo essa é uma das minhas metas, dá uma chance a livros q não fazem meu tipo ~até porque quando chegar na faculdade vou ter q deixar algumas coisas d lado né kkk

      Excluir
  15. E se eu te falar qeu não conhecia o livro ? Fiquei de boca aberta e ja quero pra ontem. Adoro, amo, tudo ligado a natureza. Ja escrevi em outra resenha sua, que la no fundo eu acredito em seres da floresta não é ?rsss. Só acho acho que essa protagonista é tão novinha, prefiro quando ela ja tem uns 18/19 anos e mais maturidade, eu com 13 brincava de Barbie só. Então, basicamente todo mundo conhecia a história dos Elfos na familia dela? Ou o pai e a mae não sabia, apenas a avó que é lider dos Observadores. E eu não vejo Elfos como seres ruins, nesse livro vão ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, muita gente não conhece pq a Farol ainda não é muito conhecida. Olha, não acho q podemos considerar os elfos como seres bons ou ruins, a autora retrata os elfos como qualquer ser, que tem indivíduos bons e maus. MMMAs posso lhe garantir que eles são fantásticos!

      Excluir
  16. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas no início me lembrou a história de Limiar, um livro que comprei recentemente mas ainda não comecei a ler. Enfim, em ambos há festas de aniversário, só que em Limiar a personagem completa 18 anos e não é sequestrada, e sim morta.
    Coincidências à parte gostei desse como gostei de Limiar, só pelas sinopses mesmo. Espero conseguir ganhá-lo no top comentarista e tirar conclusões melhores ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não conhecia esse Limiar, mas parece muito bom.

      Boa sorte!

      Excluir
  17. Oi Dri!
    Me encantei por esse livro quando li a primeira resenha dele. Achei a história diferente e decidi que eu o leria de qualquer jeito esse ano. rs
    Eu adoro uma história recheada de aventura e, quando ela tem segredos, melhor ainda! Sou daquelas que não sossega a leitura enquanto não descobrir tudo. E pelo visto o final é surpreendente, né?
    Não vejo a hora de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Hehehe mais um livro pra minha lista,,,muito bom adorei o livro e quero ler ele todo, minha mae que me espere.

    ResponderExcluir
  19. Desde que vi esse livro como lançamento ele esta na minha lista espero poder ler ele em breve, pois parece ser uma historia incrível ainda mais eu que nunca li nada com elfos, creio que será uma boa forma de conhecer esses seres, e sua resenha me animou bastante!!

    ResponderExcluir
  20. Oiee :)
    Que história hein?,um povo elfo vivendo a quilômetros de onde você mora e assustador e empolgante ao mesmo tempo.Se fosse comigo já teria entrado naquela floresta há séculos.
    Fico imaginando como os elfos são,será que eles tem a aparência de pessoas normais?,e o que Evan estava fazendo na escola?.
    Esse livro é maravilhoso!
    beijos☺

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!