Resenha da Drica: O Lírio Dourado – Bloodlines, Livro 02, Richelle Mead - Seguinte



Tradutor: Guilherme Miranda

Editora: Seguinte

Páginas: 424

Publicação: 2013


Sinopse:

Em sua última missão, a alquimista Sydney Sage foi enviada a um colégio interno na Califórnia para proteger a princesa Moroi Jill Dragomir, e assim evitar uma guerra civil entre os vampiros que certamente afetaria a humanidade. Porém, a convivência com Jill, Eddie e principalmente Adrian leva Sydney a perceber que talvez os Moroi não sejam criaturas tão terríveis assim - e ela passa a questionar os dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Tudo se torna ainda mais complicado quando Sydney descobre que talvez tenha a chave para evitar a transformação em Strigoi, vampiros malignos e imortais, mas esse poder mágico a assusta. Igualmente difícil é seu novo romance com Brayden, um cara bonito e inteligente que parece combinar com Sydney em todos os sentidos. Porém, por mais perfeito que ele seja, Sydney se sente atraída por outra pessoa - alguém proibido para ela. E quando um segredo chocante ameaça deixar o mundo dos vampiros em pedaços, a lealdade de Sydney será colocada mais uma vez à prova. Ela confiará nos alquimistas ou em seu coração?

Vampiros!!! Ah, vampiros... como é bom falar e ler sobre eles...

O Lírio Dourado é literalmente uma continuação de Laços de Sangue. Acho difícil você lê-lo sem ter lido o primeiro. Sendo assim, se você não leu o primeiro livro, provavelmente encontrará spoilers nessa resenha. 

Novamente a personagem principal é Sydney, garota alquimista que teve uma educação rígida e foi criada para acreditar que os vampiros são monstros. Mas, quando ela é enviada para uma missão junto à eles, suas convicções começam a cair. 

Nesse segundo livro da série Bloodlines, Sydney ainda tem a tarefa de proteger Jill Dragomir, princesa Moroi. A grande diferença é, que nesse livro, vamos conhecer a fundo a alma de Sydney e seus sentimentos em relação aos alquimistas e vampiros serão afetados profundamente após grandes descobertas que ela fará. 

O ponto forte desse livro é o questionamento que Sydney faz de tudo o que um dia lhe foi dito que era verdade. Ela passa a conhecer o outro lado da história e poderá decidir entre continuar seguindo cegamente os seus ensinamentos ou decidir por si mesma qual é a verdade dos fatos. Sydney vai amadurecendo como personagem e como mulher.  E lógico, o amor fará parte desse amadurecimento. Apesar da sua falta de jeito para lidar com assuntos do coração, de amizades a namoros, seu relacionamento com Adrian parece fluir naturalmente, de uma maneira muito doce. Adoro quando ela fica analisando cada fato ou frase minuciosamente para tentar entender realmente o que aconteceu. Ponto para a autora, que não lançou mão de nenhum clichê.

Quando se passa a maior parte do tempo vivendo entre vampiros e meio-vampiros, transportando-os para que consigam sangue, e ocultando a existência deles do resto do mundo... bem, isso meio que dá uma perspectiva diferente da vida.

Mas o livro não é apenas uma continuação, muitos segredos foram lançados e a revelação dos mesmos só acontecerá no próximo livro, com certeza!

Também vamos nos aprofundar em outros personagens que terão maior visibilidade. Conheceremos Sonya Karp, ex-Strigoi, que luta para manter esse passado enterrado; Dimitri, o grande guardião dos Moroi. 

E Adrian... Ah, Adrian, sem palavras para falar desse vampiro fantástico! Ele consegue crescer na história de uma maneira incrível, por motivos pessoas que não posso revelar (rsrsrs), ele vai se tornar um vampiro melhor, mais responsável.


“… Eu odiava admitir, mas ele era muito mais bonito do que tinha o direito de ser. O cabelo castanho-escuro era milimetricamente desarrumado e os olhos às vezes pareciam verdes demais para ser verdade.”



Lógico que, seguindo o que aconteceu em Laços de Sangue, O Lírio Dourado acaba quando você está totalmente envolvido na história. Ponto para a autora que nos fará comprar o livro 3, O Feitiço Azul.


“Mas quando estou com você, eu quero ser uma pessoa melhor porque... bem, porque parece certo. Porque eu quero. (...). Você me inspira em todas as ações, todas as palavras, todos os olhares.”



Com uma narrativa simples, fluída e envolvente, com situações previsíveis e outras totalmente surpreendentes, com um cenário totalmente novo de vampiros: super recomendo!!! 



Série Bloodlines

1- Laços de Sangue (2013); 

2- O Lírio Dourado (2013);

3- O Feitiço Azul (lançamento: abril/2014);

4- The Fiery Heart (disponível em inglês);

5- Silver Shadows (previsão de lançamento em inglês: julho 2014);

6- Sem título.

 O Lírio Dourado é o segundo volume da série Bloodlines composta por quatro livros já publicados pela autora, sendo que o quinto possui expectativa de lançamento para esse ano, e o sexto e último para 2015.

5 comentários

  1. Oi Drica!
    Eu AMO como a Richelle desenvolve a Sydney como personagem...ela vai amadurecendo e começando a abrir os olhos e o relacionamento com o Adrian, como você bem pontuou, é gradativo, o que dá veracidade à tudo! AMO AMO AMO! <3

    Feitiço Azul tá chegaaaandooo!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Adrian, ah, Adrian! Conseguiu me encantar nessa série. Li o primeiro livro, meio corrido, e estou louca por este segundo. Acho a Sydney uma personagem muito interessante, e fico satisfeita por saber que há um desenvolvimento legal na trama e tudo mais. Espero ler logo! :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu que nem li ja estou apaixonada por Adrian. Que delicia saber que Sidney vai amadurecendo como mulher e nos seus conhecimentos sobre vampiros. Afinal, ela cresceu achando uma coisa e pode descobrir que é exatamente outra coisa, não é ? Acredito que ela deve continuar defendo Jill até o ultimo livro não é ?

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!