Resenha da Drica: Inferno, Dan Brown - Arqueiro



Autor: Dan Brown

Tradutor: Fabiano Morais

Editora: Arqueiro

PĂ¡ginas: 448

PublicaĂ§Ă£o: 2013

Sinopse:

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de histĂ³ria, arte, cĂ³digos e sĂ­mbolos que o consagrou em "O CĂ³digo Da Vinci", "Anjos e DemĂ´nios" e "O SĂ­mbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta atĂ© o momento.
No coraĂ§Ă£o da ItĂ¡lia, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, Ă© arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literĂ¡rias mais duradouras e misteriosas da histĂ³ria: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversĂ¡rio assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clĂ¡ssica paisagem de arte, passagens secretas e ciĂªncia futurĂ­stica. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenĂ©tica para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruĂ­do.

Oi, gente,

falar sobre Dan Brown pra mim Ă© complicadĂ­ssimo!!!! Amo, amo, amo e nĂ£o consigo ser imparcial. E Inferno sĂ³ veio reafirmar esse meu amor literĂ¡rio por ele. Inferno Ă© o sexto livro de Dan Brown e o quarto com o professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon.  

A histĂ³ria começa quando Robert acorda em um quarto de um hospital em Florença sendo cuidado pela mĂ©dica Sienna Brooks, ele percebe que nĂ£o se lembra como foi parar lĂ¡ e nem se recorda de nehum acontecimento dos Ăºltimos dias e a mĂ©dica o informa que ele tomou um tiro de raspĂ£o na cabeça. Robert descobre tambĂ©m que estĂ¡ sendo caçado por uma assassina, Vayentha.

Pallazo Vecchio
Logo Robert percebe que estĂ¡ envolvido em uma trama complicadĂ­ssima ao  descobrir que estava escondido em seu paletĂ³ um cilĂ­ndro com sĂ­mbolo de risco biolĂ³gico e ele nem sequer imagina como isso foi parar lĂ¡ nem qual Ă© a sua origem.

"Os lugares mais sombrios do Inferno sĂ£o reservadoa Ă queles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral."

Se vocĂª jĂ¡ leu algum livro protagonizado pelo Langdon, jĂ¡ conhece a linha de raiocĂ­nio do Dan Brown. Grande parte do livro se passarĂ¡ mais uma vez na ItĂ¡lia, e ai estĂ¡ um dos pontos fortes de Brown: alĂ©m do enredo fascinante, ele nos apresentarĂ¡ detalhadamente lugares e obras de arte relacionadas a um clĂ¡ssico da literatura mundial: o poema Inferno, de Dante Alighieri, de maneira que nos farĂ¡ acreditar apĂ³s a leitura que realmente estivemos de frente a elas.

Ajudado por Sienna e levado a desvendar o mistĂ©rio desse estranho cilindro, Robert farĂ¡ um tour pela ItĂ¡lia apĂ³s ver que o cilindro guarda uma imagem alterada do Mapa do Inferno, de Botticelli. Outros personagens se juntarĂ£o para que a trama fique mais eletrizante: a Dra. Elizabeth Sinskey, diretora da OMS, e Bertrand Zobrist, um vilĂ£o-bioquĂ­mico-brilhante-morto que deixou pistas a serem seguidas baseadas em suas ideias fanĂ¡ticas de superpopulaĂ§Ă£o e transhumanismo.

 

    "- Robert, de um ponto de vista puramente cientĂ­fico, com base apenas na lĂ³gica e sem qualquer emoĂ§Ă£o, posso lhe afirmar sem sombra de dĂºvida que, a menos que haja alguma mudança drĂ¡stica, o fim da nossa raça estĂ¡ chegando. E depressa. O mundo nĂ£o vai acabar com fogo, enxofre, apocalipse ou na guerra nuclear… vai acabar com um colapso absoluto em decorrĂªncia da quantidade de pessoas no planeta. A matemĂ¡tica Ă© indiscutĂ­vel."
 
A narrativa Ă© feita em terceira pessoa e nos apresenta o ponto de vista de vĂ¡rios personagens. Levantando temas absolutamente reais e possĂ­veis, confesso que, em alguns momentos, comecei a duvidar de em quem eu deveria acreditar. Denso, complexo e eletrizante, vocĂª nĂ£o sossegarĂ¡ enquanto nĂ£o ver Langdon desvender esse grande mistĂ©rio. Vale muitĂ­ssmo a leitura!!!








24 comentĂ¡rios

  1. Sempre que via esse livro me dava vontade de lĂª-lo, e depois da sua resenha essa vontade sĂ³ fez crescer, a estoria parece ser bem emocionante com bastante aĂ§Ă£o e bem escrita...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  2. Posso ler este sem ter lido os outros com o personagem?
    Assisti aos filmes, mas nĂ£o gostei muito.
    Gosto da ItĂ¡lia e leria sĂ³ por isso... hehe
    A capa é muito bonita também.
    Sei que os livros do Dan causam polĂªmica, mas eu vejo como ficĂ§Ă£o entĂ£o... hehe
    Gostei demais da resenha.
    Quero ler para desvendar os mistérios :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Edna, todos os livros tem histĂ³rias independentes, a Ăºnica coisa em comum Ă© o personagem principal, o Robert Langdon e o estilo do livro. Vale Ă  pena ler sim!

      Excluir
  3. Nossa , adoro os livros de Dan Brown. JĂ¡ li o CĂ³digo Da Vince e li o livro.
    Seus livros sĂ£o cheios de mistĂ©rio e AMOO livros assim *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana, adoro os livros do autor, aliĂ¡s, costumo gostar dos filmes baseados nos livros tambĂ©m. Este infelizmente ainda nĂ£o deu para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes tb sĂ£o bons, sĂ³ nĂ£o gosto do ator q interpreta o Robert Langdon: Tom Hanks.

      Excluir
  5. Preciso ler os livros do Dan Brown, jĂ¡ recebi alguns conselhos a lĂª-los, o gĂªnero Ă© um dos meus favoritos entĂ£o tento tudo para amar os livros dele. ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu li somente um livro do Dan Brown que foi Anjos e DemĂ´nios, achei o livro muito bom e tenho muita curiosidade de ler os outros, Inferno me parece ser mais um Ă³timo livro do autor, pela sua resenha muito empolgadora, nĂ£o vejo a hora de poder ler Inferno.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o 'resenha muito empolgadora'!!!!!!!!!!!!
      O livro Ă© bom sim, e como gostamos de ler fica melhor pq o mistĂ©rio envolve um clĂ¡ssico da literatura.

      Excluir
  7. Tenho muita vontade de ler este livro, sempre vejo muita gente elogiando e parece ser mesmo Ă³timo, sua resenha ficou Ă³tima e me deixou super curiosa! Parece ser um livro cheio de mistĂ©rios e gostei de saber que a narrativa Ă© feita a partir do ponto de vista de mais de um personagem, isso deve nos permitir entrar realmente na estĂ³ria! Preciso ler este livro o quanto antes! :3
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler, mas, comprado nĂ£o tem graça.
    Preciso que me seja presenteado!

    Rsrsrs...#Estou de coraĂ§Ă£o aberto em busca de doadores...#Pessoas gentis!

    ResponderExcluir
  9. Do autor sĂ³ li ´"O Simbolo Perdido", e antes de ler Inferno(algo que estou louca pra fazer),vou ler a Divina Comedia pra poder ter uma base...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o li nada de Dante e consegui entender o livro, Jayh. Acho q pode ler Inferno direto, se quiser.

      Excluir
  10. Esses livros nĂ£o me fascinam muito, deve ser porque nĂ£o tenho costume de ler esse gĂªnero. Mas, gostei da resenha e quem sabe um dia, eu possa ter o interesse e ler...

    ResponderExcluir
  11. Dan Brown, meu mestre inspirador...kkk
    Sou viciado na escrita dele e em como ele consegue colocar o Robert nas situações mais impossĂ­veis que vocĂª pensa, acabou Ă© isso, e de repente o personagem descobre uma saĂ­da mais impossĂ­vel, foi assim com O CĂ³digo da Vinci, realmente ele tem o dom de nos levar para o local onde a histĂ³ria Ă© narrada, conheci Paris e me senti dentro do Louvre, agora na ItĂ¡lia e com um novo mistĂ©rio, envolto com suas jĂ¡ clĂ¡ssicas teorias conspiratĂ³rias tenho certeza que terei manhĂ£s sonolentas, ainda nĂ£o li o livro Ă© um dos prĂ³ximos na minha meta, afinal Dan Brown nunca Ă© demais!

    ResponderExcluir
  12. O livro Ă© excelente. AliĂ¡s, todos os livros do autor sĂ£o. Ele tem mistĂ©rio e ainda te faz aprender sobre arte, cultura, religiĂ£o e literatura.
    Excelente resenha.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  13. JĂ¡ ouvi falar muito bem desse autor,porem ainda nĂ£o li nada dele,tbm confesso que esses tipo de historia nĂ£o enche muito os olhos,por favor qdo puder faça novas resenhas de outros livros do mesmo,quem sabe assim eu nĂ£o providencio pra jĂ¡ uma leitura.

    ResponderExcluir
  14. Dri,

    Nao briga se eu falar que nao consigo ler Dan Brown? Eu li o CĂ³digo Da Vinci e nĂ£o deu um clique, achei que com o filme ia curtir mais, mas nao rolou. Anjos e Demonios eu parei pela metade. Depois disso mais nenhum foi. Ach oque sou a unica do mundo que nao curte os livros dele, talvez, por serem inteligentes demais pra mim, sei la, rsss.

    ResponderExcluir
  15. Dan Ă© surpreendente. Amo as histĂ³rias. E este Ă© um deles. Tem um certo encanto e nos deixa fascinados com sua descriĂ§Ă£o das cenas e lugares em que acontecem a trama. Sou apaixonada e suspeita pra falar aqui. Se deixar vou tagarelar sem fim sobre este homem e suas obras. rsrsrs Mais jĂ¡ disse que sou gamada nele?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. OlĂ¡! Esse livro Ă© muito bom, levei apenas uns dias para ler todo, a histĂ³ria Ă© muito envolvente, Ă© muito interessante como Dan Brown consegue misturar fatos verdadeiros com ficĂ§Ă£o, confesso que toda vez que termino um livro dele, tenho que pesquisar na internet o que foi real e o que era ficĂ§Ă£o.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!