Resenha da Drica: Como viver eternamente, Sally Nicholls - Geração

Título: Como Viver Eternamente

Subtítulo: Cada minuto conta

Título original: Ways to Live Forever

Edição: 2

Editora: Geração

Ano: 2014

Páginas: 232

Sinopse:
Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente” é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.


Olá, queridos,


hoje vamos falar de Como viver eternamente, um livro fantástico que está sendo lançado pela Geração. Escrito por Sally Nicholls, hoje com 31 anos. Como Viver Eternamente levou-a a receber o Waterstone’s Children’s Book Prize em 13 de fevereiro de 2008, que recebeu das mãos do Children’s Laureate, Michael Rosen. Também por Como Viver Eternamente. Em 2009 foi selecionado para concorrer ao Deutscher Jugendliteraturpries, prêmio de literatura concedido pela Alemanha.

"Morrer é a coisa mais boba de todas. Ninguém lhe conta nada. Você faz perguntas, e eles tossem e mudam de assunto.''

Como viver eternamente conta a história de Sam, garotinho de 11 que tem leucemia. Sam tem conhecimento de tudo o que a doença lhe causa e sabe que vai morrer. Sonha em ser um cientista que investiga óvnis, fantasmas e afins e quer descobrir todas as respostas para as perguntas que ninguém responde. Ele tem aula em casa com a Sra. Willis três vezes por semana junto com Félix, seu melhor amigo que conheceu no hospital. Sam mora com os seus pais e sua irmã Bella, 8 anos, e a única pessoa vaidosa da família.
 


“- Como é que ter câncer vai fazer você melhorar?

- Bem – hesitei. – Para ensinar coisas.

- Que coisas?

- Bem... como... – vacilei - ... como o que é importante na vida. Sei lá. Você fica entusiasmado de poder andar de bicicleta, por exemplo. E... e percebe como é importante sua família. Coisas assim.”

A história começa quando a Sra. Willis sugere que eles escrevam alguma coisa sobre eles próprios durante a aula. Como Feliz só vai para a aula para ver Sam e dar um tempo p a mãe dele, palavras do próprio Sam, ele não escreve nada. Mas Sam resolve escrever um livro sobre ele e nos presenteia com uma verdadeira lição de vida.

Juro que eu não pegaria esse livro para ler nunca. E aqui quero agradecer a Yasmin, da Geração, por tê-lo enviado pra mim. O livro é simplesmente fantástico. Sam nos ensina que a morte faz parte da vida sim, e que é possível convivermos com ela. 

O livro é dividido cronologicamente, como se fosse um diário. Sam faz várias listas e a primeira delas é de coisas que ele quer fazer antes de morrer. A partir daí, Feliz fará de tudo para ajudar o amigo a realizar os seus desejos. Também há uma grande quantidade de perguntas quase filosóficas para as quais ele tentará encontrar as respostas. Aos poucos ele também narra o dia a dia em sua casa, a preocupação e, muitas vezes, o sentimento de culpa da mãe, a indiferença que evolui para um carinho extremo do pai, o carinho da irmã, as visitas de Annie, sua enfermeira e as aulas com a Sra. Willis. Ah, sem contar a realização de toda a lista de desejos. 

"Não tem sentido ter desejos se a gente pelo menos não tentar realiza-los. Pelo menos aqueles que são possíveis.''

Nicholls tem uma escrita leve, que flui sem amarras, com toques filosóficos e sem religiosidade ou dramas. Ela consegue retratar com fidelidade o ponto de vista de uma criança e faz uma história que mexe com o seu leitor, mas sem sofrimento.

Nunca tinha lido uma sick-lit, nem mesmo A culpa é das estrelas, mas Sam conquistou o meu coração com o seu bom humor, a sua vontade de viver e aproveitar cada minutinho de sua vida. Como não se apaixonar por um garotinho que Senhor dos Anéis é o seu livro favorito!!!  

Qual a diferença entre nós e Sam? Apenas o tempo. Todos nós sabemos que vamos morrer um dia, Sam apenas tinha certeza de que esse dia estava muito perto.

68 comentários

  1. Aiin, eu chorei tanto quando li esse livro!! Foi impossível não se emocionar com o Sam :'( . Esse livro é uma verdadeira lição de vida!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro, otima licão de vida.
    Só chorei no final
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Nossa o Sam é super apaixonante!
    Já li este livro e gostei demais dele.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, esse livro.
    Sam é demais. Sei que vou chorar, já que a estória é tão triste, mas também sensível; uma lição pura e verdadeira.
    Torço muito pela recuperação do Sam... quero conhecer mais do mundo dele.
    Adorei a resenha. Vi algumas semelhanças com outros livros que li: "ACEDE" e Extraordinário. To louca para conferir ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana, fiquei emocionada ao longo da resenha, principalmente com seu comentário final entre a diferença do personagem conosco. Com certeza será um livro que vou ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Adriii.....adoorei a resenha!
    Confesso que até então não tinha me animado pra ler esse livro, mas depois da sua resenha...comecei a repensar.
    Não sabia que existia o tipo: sick-lit - acho que "Como eu era antes de você", também se enquadra nesse tipo - e é um dos meus livros preferidos.

    http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/2014/04/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html

    Enfim....parabéns mesmo!!!! Adoro quando uma resenha consegue mudar minhas vontades de leitura hahahahah

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pá!!!!!!!!!!!!!

      Q bom te ver por aqui!!!!!!!!!!

      Obrigada pelos elogios, é fácil falar de um livro que mexe com você e te faz repensar seu modo de viver. Felicíssima por ter conseguido mudar suas vontades de leitura!!!

      Excluir
  7. Tenho muita vontade de ler este livro também, parece ser bem diferente por não tratar de tristeza com a chegada do fim da vida, mas de aproveitar de forma feliz cada minuto que nos resta. Parece ser mesmo uma estória linda. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro e achei ele simplesmente fantástico e muito bem feito. Ele é todo lindo, por dentro e por fora.

    ResponderExcluir
  9. Estou querendo este livro . Me interessei desde do lançamento , logo vi resenhas e vi que era muito bom , emocionate :-\ .. Vou chorar mto ..

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esse livro parece ser mais que emocionante. Fiquei super curiosa pra ler desde a primeira vez que li a sinopse. Principalmente porque não parece ser aquele livro que fica exaltando a doença, mas parece que Sam passa sua enorme vontade de viver e ser feliz. Quero muito ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  11. Através de sua resenha passei a ter uma vontade imensa em ler este livro. Adoro histórias deste tipo.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do que li na resenha. Já imaginava que a história fosse emocionante. Agora não pensei que fosse tudo isso que li. Com certeza vou ler. Obrigada pela linda resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Aí tô louca pra ler este livro, pode até não parecer nada, mas me remeteu a A culpa é das estrelas e Um amor pra Recordar, mais um p lista interminável d livros a comprar

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser bem emocionante,Sam parece ser bem forte para enfretar todos os problemas,a resenha me deixou curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  15. OMG! Já sei q esse livro é daqueles q choramos litros... preciso ler logo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Dri!
    Menina, eu estou enlouquecida de vontade de ler esse livro. Sou uma chorona de primeira classe e prevejo muitas lágrimas, já que a história parece ser extremamente emocionante.
    Fico imaginando como a narrativa do livro deve ser linda, afinal Sam só tem 11 anos. Só em pensar meus olhos já começam a marejar.
    Sua resenha ficou linda, Dri. Que seja o primeiro de muitos sick-lits que venham a te encantar.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  17. Desejando intensamente esse livro!
    Essas histórias de superação e aceitação nos ensinam muuuito msm!
    Preciso,precisooooo!
    Ps,me lembrou um pouco a culpa é das estrelas pelo que li aqui.

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro e me emocionar tbm
    Faz um tempo que não leio um lvro que me faça chorar

    ResponderExcluir
  19. OLá!!
    Prevejo um rio de lágrimas ao ler esse livro, né?! Deve ser impossível não se emocionar!
    Sem dúvida deve ser um livro daqueles que nos faz parar, refletir e começar a dar valor às coisas mais simples (e importante) que ignoramos no nosso dia-a-dia.
    Quero muito ler!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro, deve ser muito bom e emocionante.

    ResponderExcluir
  21. Já tem alguns anos que eu quero ler esse livro, pela emoção que ele deve passar, agora que está mais em evidencia estou muita curiosa e lendo todas as resenhas, pronta pra chorar muito com a leitura.
    Amei os cotes que escolheu.

    ResponderExcluir
  22. Estou tão apaixonada por este livro, assim que li a resenha a vontade de lê-lo cresceu mais ainda, dá impressão de que ele é recheado quotes perfeitos e apaixonantes, e claro, a capa nem se fala.

    ResponderExcluir
  23. Tão lindo esse livro eu li bem rapidinho leitura deliciosa, é triste não tem como não ser mas ao mesmo tempo é bonito, não final ahhhh não vou contar né !!!
    Mas enfim espero que ganhe o sorteio é um livro que gostaria de ter peguei ele na biblioteca da facul, quero ter o meu!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Já estou emocionada antes de ler. Acho histórias assim fantásticas, elas mostram um outro lado de pessoas doentes que na vida real muitas vezes é excluído, as vezes os sentidos de pessoas que sabem que vão morrer ficam mais apurados. Sam parece ser muito fofo, e acho que vou chorar muito conhecendo a história dele, mas espero rir também

    ResponderExcluir
  25. Own eu ja sei que vou chorar tanto quando eu ler esse livro :3 sempre choro kkkkk sou apaixonada por historias de drama e acho que todo mundo deveria ler ao menos uma vez esse estilo, porque geralmente nos dao um banho de conhecimento e nos fazem olhar pra detalhes da vida de forma diferente!! lerei sim!! espero q eu ria muito do livro tbm.. pq chorar irei sem duvida!

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li o livro , mas quero muito lê_lo, para poder ter uma opinião fiel do livro! :-)

    ResponderExcluir
  27. Esse livro é simplesmente maravilhoso e é impossível não se emocionar.
    Acho incrível como determinados autores conseguem tocar a nossa alma de uma forma tão fácil, né?
    Amei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  28. Ótima resenha, já estou louca pra ler o livro *-* Sam parece ser muito sonhador e reflexivo demais para um garoto de 11 anos, e isso, pra mim, é encantador! Necessito desse livro!

    ResponderExcluir
  29. Aah, já vi tantos comentários bons sobre esse livro que já tô ansiosa pra ler!
    Remete muito a outras histórias da tal febre "sick-lit" que tem inundado as estantes de tanta gente ultimamente, como A Culpa é das Estrelas e Extraordinário. Dessas duas eu só li A Culpa é das Estrelas, mas Extraordinário e Como Viver Eternamente estão na minha lista também <3

    ResponderExcluir
  30. JA li algumas resenhas deste livro e sou louca para ler tambem. E a autora foi feliz em lidar com um assunto que não temos como escapar, mas realmente não queremos falar dele: nossa morte da forma mais pura possivel, da visão de um menininho. Quem nos dera, saber o dia que partiremos para poder fazer uma lista de desejos não é ? E o que nos impede de fazer isso hoje?
    Depois da Acede, eu havia jurado que não leria mais nada sobre pessoas com cancer, mas, estou locua para conhecer Sam.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Adriana
    Quero muito ler esse livro. Deve ser muito emocionante. Acho que vou chorar muito, pois sou uma manteiga derretida.
    Adorei a diagramação. Lembra mesmo o diário de um garotinho.

    ResponderExcluir
  32. Nunca tinha ouvido falar desse livro,ms agora estou louca para ler ele! Ele é completamente diferente de todos os livros que ja li.Com certeza vou chorar! E a capa é lindaa *--*

    ResponderExcluir
  33. Eu já li várias resenhas desse livro e desde a primeira que li me apaixonei por ele, me parece ser um livro bem emocionante e lindo que com certeza me fará chorar. Quero muito ler este livro e me apaixonar pelo fofo Sam.
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Esse livro parece ser super sensível e emocionante, achei uma similaridade dele com A Menina que Roubava Livros, não sei acho que pelo fato da narrativa ser feita por uma garotinha, fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  35. Comprei Como Viver Eternamente porque sempre gostei de livros que são narrados por personagens masculinos e porque queria ler um sick-lit que não fosse A Culpa é Das Estrelas.
    O livro é emocionante, realmente valeu a pena lê-lo, principalmente porque o livro fala sobre a morte - como Sam só tem 11 anos a história ficou mais leve mas ao mesmo tempo sensível e linda.

    ResponderExcluir
  36. Que livro gostoso de se ler. O título pode até sugerir muita coisa. Mas um conselho, não tire conclusões precipitadas. Ele é surpreendente!!

    Eu recomendo.
    :)

    Leticia Romano

    ResponderExcluir
  37. Eu gosto de ler histórias tristes. Quando soube desse livro fiquei curioso.
    Ele me lembra Extraordinário, no quesito superação de doença. É claro que nesse sabemos o que acontece, ou pelo menos imaginamos, no final do livro. Mas não deixa de ser uma bonita história para ler.
    Quero ler!!! =D

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *quando disse "superação" foi no sentido de saber conviver com a doença, ou aceita-la e tals rsrs =P

      Excluir
  38. Muito interessante, livros com essa pegada geralmente são muito comoventes. E é muito legal saber como ele ver o mundo depois de saber que tem essa doença...

    ResponderExcluir
  39. Nossa eu precisooo ler esse livro agoraaaaa , o Sam já me fez apaixonar por ele , a historia parece ser tão linda e tão rica , está na minha lista de livros para ler esse ano , parece ser comovente gosto disso em um livro , a resenha está otima (:

    ResponderExcluir
  40. Já li esse livro a anos atrás, uma amiga minha estava com ele na escola, li ele na mesma manha!
    Esse deve ser uma republicação.
    Nossa, não sei nem o que dizer, esse livro é perfeito, me lembro de rir em alguns momentos, mas lembro de lagrimas nos meus olhos...
    O Sam é um guerreiro, nos mostra isso o tempo todo! Ele nos ensina uma lição de vida!
    Queria muito poder ler esse livro novamente.
    Parabens pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. eu estou muuuuito apaixonada por esse livro, quero muuuito ler ele, eu adoro livros sick-lit, eles fazem você ter vontade de viver e ver que existe pessoas que estão em situações muito piores que você e mesmo assim lidam com a vida como ela é. Eu também adoro livros contados por crianças, adoro ver o olhar inocente de uma criança sobre o mundo. Sei que assim como "extraordinário", esse livro vai me emocionar muito.

    ResponderExcluir
  42. Interessante! não conhecia este livro, gostei da abordagem!!
    Colocando em minha lista

    ResponderExcluir
  43. Já vi tanta resenha positiva sobre esse livro, mas tanta, o que só me deixa mais doida por ele ainda, porque eu já me apaixonei quando vi a capa (a nova) junto com a sinopse e a cada resenha parece que a história é realmente maravilhosa, fico imaginando o quanto ela deve ser emocionante, até porque a doença tratada na história é uma doença bem triste, mas fico bem feliz em ver que a autora não tratou a doença de forma dramática e tristonha, é bom que ela escreva de forma feliz e nos faça ver como nossa vida é ótima através da sua história, pois tem muita gente que reclama de barriga cheia, eu às vezes reclamo também, enfim, eu quero muito ler esse livro, poxa, vou chorar porque não posso comprar ele :'(

    ResponderExcluir
  44. Confesso que eu estou morrendo de vontade de ler esse livro e me emocionar com a história, parece ser mesmo muito bacana <3.

    ResponderExcluir
  45. É o tipo de livro para ler com a caixa de lencinhos do lado, mas como a abordagem não é melodramática acho que pode ser uma leitura interessante e que leva à reflexão.

    ResponderExcluir
  46. Confesso que não sou muito fã de livros como esses, pois acabo entrando em ressacas literárias bem pesadas. Li "ACEDE" e achei fantástico (embora tenha ficado mal durante um tempo). Por esse livro não focar em sentimentos tristes, acho que vale a pena ser lido. Espero que seja em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  47. Simplesmente um livro fantástico, fiquei apenas em duvida se a história é real mesmo, e se for, se o menininho morreu ou continua vivo, amo histórias assim, elas mexem muito com o seu emocional e te trás reflexões sobre várias coisas da vida, te faz repensar sobre o que é certo ou errado e trás uma nova perspectiva pra sua vida, eu não sei porque mas ao ler a resenha eu lembrei de if i stay, é um livro ótimo também que fala sobre uma garota que sofreu um acidente, sua alma saiu do seu corpo e ela presencia todos ao seu redor sofrendo pela sua "quase morte" já que ela ficou em coma, na verdade quase todos já que a menina ficou orfã e ela tem que lutar pra voltar a vida e etc, é realmente agoniante, o trailer já até saiu, muitas pessoas leram o livro e não gostaram, mas eu simplesmente amei e ese livro tem uma perspectiva que me faz lembrar de if i stay, por isso já estou amando e to louca pra ler!!!! Outro livro simplesmente excepcional é acede, simplesmente maravilhoso apesar dos apesares, não que ele passe uma lição de vida pra vc nem nada, mas ele conta a história de um amor que o destino destruiu, acho que a principal mensagem é dizer que precisamos aproveitar ao maximo pq num piscar de olhos td muda e esse com certeza deve ter uma mensagem mt especial

    ResponderExcluir
  48. Nossa, deve ser uma livro tocante, imaginava outra coisa pelo título do livro! Fiquei com muita vontade de lê-lo, e será que também irei chorar? rsrs Certamente... Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  49. Ah céus!!!!! O tipo de livro para ler com uma toalha ao lado, porque lencinhos de papel não serão suficientes, eu imaginava outra temática para o livro pois a capa não indica nada, imaginava algo como um amor que viver eternamente, se A Culpa é das Estrelas arrebentou meu coração este vai destroçar a minha alma...

    @jan_araujo7

    ResponderExcluir
  50. Comecei a chorar só com a resenha porque mesmo não lendo o livro ainda eu sinto que ele é tão fofo e belo como aparenta , e nos mostra que temos de agradecer e aproveitar todos os dias de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  51. Nossa essa capa é muito linda, e o livro parece realmente muito emocionante! Adorei
    Beijos

    ResponderExcluir
  52. Só tenho ouvido comentários bons sobre este livro e depois de sua resenha a vontade de ler é grande. A temática da morte é evitada pela maioria das pessoas, mas ela é real e histórias como a de Sam fazem com que possamos lembrar disso.

    ResponderExcluir
  53. Que lindo!! Quero muito ler esse livro! Parece ser uma história emocionante, daquelas que faz a gente se acabar de tanto chorar, mas que no final deixa uma grande lição de vida! Com certeza terei que ler com um monte de lencinhos do lado!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  54. Se eu encontrasse esse livro em uma livraria jamais compraria, acho que se sequer me preocuparia em ler a sinopse, mas após sua resenha, acredite, eu o desejo. Um livro narrado pelo ponto de vista de uma criança, onde tudo lhe é possivel, menos viver eternamente, é algo que te impulsiona a ler, a torcer pela vitoria do garoto. Tenho certeza que amarei ler esse livro, e tenho que agradece-la por nos prestigiar com resenha tão bem feita e tão cativante.

    ResponderExcluir
  55. Que menino incrível! Com apenas 11 anos, tão forte e corajoso.
    Gosto muito de drama como este, mas leio pouco, pois fico muito mal após o término da leitura.
    E pela história, parece ter sido perfeita a escolha de lermos o livro como se fosse um diário.
    De cara, compraria só pela capa. kkk É linda!

    ResponderExcluir
  56. Me emocionei lendo esta resenha. Acredito que seja mais um desses livros que nos faz refletir por muito tempo, ainda após o fim. Devo concordar que também não me interessaria pelo título se o avistasse em alguma livraria, porém, logo de início, a resenha me conquistou.

    ResponderExcluir
  57. Vejo muitos comentários sobre esse livro e gostaria muito de lê-lo. A resenha despertou ainda mais o meu interesse porque a leitura parece ser leve, porém emocionante.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!