Resenha da Drica: Enders Livro 2, Lissa Price - Novo Conceito



Livro: Enders

Autora: Lissa Price

NĂºmero de pĂ¡ginas: 368

Editora: Novo Conceito

Sinopse: 

Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do irmĂ£o, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruĂ­do para sempre e Callie nunca mais terĂ¡ de alugar-se para os abominĂ¡veis Enders. No entanto, ela e Michael tĂªm o chip implantado no cĂ©rebro e podem ser controlados. AlĂ©m disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo nĂ£o terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domĂ­nio dos Enders, Callie estarĂ¡ constantemente sujeita a fazer o que nĂ£o quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem Ă© de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmĂ£o, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.

Oi, gente,

hoje vamos falar de Enders, um livro que fiquei em cĂ³licas para ler, uma ansiedade louca para saber o que seria da vida de Callie... pena que a Lisa Price nĂ£o correspondeu Ă s minhas expectativas.

Starters Ă© um livro fascinante (leia a resenha aqui), Ă© nele que conhecemos Callie, a Prime Destinations e o que sobrou do mundo depois da guerra dos esporos que varreu do planeta todas as pessoas entre 20 e 60 anos, deixando o mundo dividido entre Starters (crianças e adolescentes Ă³rfĂ£os em sua maioria) e Enders (senhores e senhoras acima de 60 anos). 

DifĂ­cil falar de Enders sem falar de Starters, entĂ£o Ă© possĂ­vel que encontre algum spoiler inocente a seguir. 

Callie Woodland conseguiu fechar a Prime Destinations e nenhum Starters terĂ¡ seu corpo alugado para Enders ricos novamente. Ela recebe uma pequena fortuna de uma amiga inesperada e passa a viver uma vida confortĂ¡vel com Michael e Tyler. Mas Callie sabe que o perigo nĂ£o acabou afinal o Velho estĂ¡ solto e todos que alugaram seus corpos possuem um chip que pode ser rastreado, e sĂ£o chamados de Metais. Sem dinheiro e podendo ser controlados remotamente pelo Velho, os Metais estĂ£o em uma condiĂ§Ă£o muito pior agora. 

Callie passa a ouvir em sua mente a voz do Velho e descobrirĂ¡ que tambĂ©m pode ter as suas atitudes controladas por ele ou explodir, como ele faz com outros Metais. Com a impossibilidade de retirar o chip, pois isso causaria a sua morte, um caminho se abre quando Callie passa a ouvir tambĂ©m a voz de seu pai que ela acredita estar morto. 

Callie serĂ¡ ajudada por um Starter chamado Hyden, que se diz filho do Velho e tambĂ©m estĂ¡ em guerra contra o prĂ³prio pai. 

“- É tudo por causa do dinheiro, entĂ£o? VocĂª nĂ£o estĂ¡ fazendo isso porque acredita em alguma coisa?
- As pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. – Ele examinou suas unhas. – Ainda nĂ£o percebeu?”

Lamentavelmente, Enders Ă© um livro morno, sem muita aĂ§Ă£o e sem respostas para todas as dĂºvidas e mistĂ©rios deixados por Starters. Apesar de o tĂ­tulo te dar a ideia de que vamos conhecer o mundo dos enders isso passa batido, novamente temos apenas Callie como protagonista e sem maiores esclarecimentos sobre esse mundo que ficaremos sem conhecer. Alguns personagens tambĂ©m foram quase esquecidos. A participaĂ§Ă£o de Michael, por exemplo, Ă© totalmente sem sal, e Lisa perde a oportunidade de criar um incrĂ­vel e Ă³bvio triĂ¢ngulo amoroso. Nenhuma reviravolta, nenhuma transformaĂ§Ă£o drĂ¡stica de personalidade, e quem Ă© bom, Ă© sempre bom, totalmente bom, o mesmo acontecendo com quem Ă© mau. 

“- Quer dizer que... vocĂª sentiu pena de mim?
- NĂ£o. – Os olhos dele encontraram os meus. – Eu me apaixonei por vocĂª.”

Sobre a ediĂ§Ă£o, como sempre, nada a reclamar. A capa Ă© fantĂ¡stica, a traduĂ§Ă£o estĂ¡ Ă³tima, diagramaĂ§Ă£o excelente e revisĂ£o impecĂ¡vel. 

Vale a pena ler para saber o final.

19 comentĂ¡rios

  1. Ainda nĂ£o li o primeiro livro da sĂ©rie, mas parece ser uma ficĂ§Ă£o e tanto. Que pena que a autora nĂ£o conseguiu atender as expectativas quanto a leitura. Confesso que as capas me dĂ£o medo... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. ParabĂ©ns pela resenha Adriana! Estou ansiosa para ler Starters e Enders e espero nĂ£o me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Fui ler sua resenha de Starters antes de ler a Enders e realmente me pareceu o livro um ser infinitamente melhor do que os dois. Olha, nem deles Ă© meu tipo, nĂ£o sei se leria, uma ficĂ§Ă£o futurista que nĂ£o me chama a atenĂ§Ă£o mesmo. Eu fiquei sem saber, qual seria a idade de Callie, rss. Esse Old Man Ă© tipo um chefĂ£o todo poderoso que ajudou a devastar o mundo ? As capas sĂ£o lindas, sei disso pois ja peguei na mao na livraria. Bom, de todas as resenhas suas que li, acho que esses eu deixaria passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Callie é uma adolescente com cerca de 16 anos, e esse Old Man é o grande mistério do segundo livro!

      Excluir
  4. Oi, Adriana
    Ainda nĂ£o li nenhum livro dessa sĂ©rie, mas tenho muita vontade. JĂ¡ vi vĂ¡rios comentĂ¡rios de que o segundo livro nĂ£o corresponde Ă  mesma qualidade do primeiro.
    Essa sĂ©rie parece uma mistura de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica com distopia, dois gĂªneros que gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. Driiiiii :)
    Esse foi um dos lançamentos mais aguardados por mim. Eu simplesmente AMEI Starters e estava ansiosa demais para ler Enders.
    Eu adorei o livro, mesmo sem ter tanta aĂ§Ă£o. Conseguiu me prender, me surpreender e nĂ£o vejo a hora de reler. Sei que, assim como vc, muita gente se decepcionou, mas para mim foi tudo bom demais! rs
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que criei expectativas que iam por outro caminho, mas o livro Ă© Ă³timo!

      Excluir
  6. Oi Adriana, também achei que neste volume a série caiu um pouco. Esperava mais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Li Starters e adoreeeei! Tanto que na mesma semana comprei logo Enders, mas acredita que assim que eu cheguei em casa descobri que tinha ganhado o livro em um sorteio? Hahahaha Fiquei pasma! Resultado: voltei na livraria e troquei o livro por Limiar, e tĂ´ esperando o novo chegar pelo correio pra saber como termina a sĂ©rie. TĂ´ muito ansiosa pra ler, o fim me deixou cheia de perguntas (o Velho Ă© o pai da Callie que nĂ£o morreu?? Se sim, nĂ£o me diga!). Anyway, espero que o livro responda todas essas minhas dĂºvidas e seja tĂ£o bom quanto Starters ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca direi!!! E sim, o livro responde a todas as perguntas deixadas por Starters, mas de uma maneira surpreendente!

      Excluir
  8. OlĂ¡!!Entro para a lista das pessoas que ainda nĂ£o tiveram a oportunidade de ler o primeiro livro desta sĂ©rie. Li muitas resenhas positivas sobre ele, e tambĂ©m li vĂ¡rias que nĂ£o gostaram tanto da continuaĂ§Ă£o assim como vocĂª...Acho estas capas lindas e tenho os dois na lista de desejados!Por enquanto nĂ£o tenho toda aquela necessidade de realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Que loco nunca na minha vida, vi um livro desse, achei muito bom, bom naum otimo, vou ver se leio, mas tem mais desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SĂ£o apenas dois livros, o primeiro Ă© Starters e o segundo e Ăºltimo, pelo menos atĂ© agora, Ă© Enders.

      Excluir
  10. Quero muito ler Starters e achei uma pena a continuaĂ§Ă£o ter decepcionado tanto! Deve ter sido chato terminar a leitura do primeiro volume com tantas perguntas e saber que nenhuma foi respondida na continuaĂ§Ă£o, alĂ©m de nĂ£o ter aĂ§Ă£o alguma. Quero ler o primeiro volume, mas me desanimei com este segundo. Bem que podia ter um terceiro volume para a autora "salvar" a estĂ³ria haha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro na verdade nĂ£o Ă© tĂ£o ruim, mas poderia ter sido muito melhor. Talvez um terceiro realmente resolvesse as coisas rsrsrs

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!