Resenha da Drica: O húngaro que partiu sem avisar, Marcelo Antinori - Lazuli Editora



Título: O Húngaro que Partiu sem Avisar

Autor: Marcelo Antinori

Editora: Lazuli

Páginas: 271

Sinopse:
Quem era o húngaro que vivia no apartamento de baixo e desapareceu sem dizer para onde ia? A única pista que deixou foram alguns papeis escondidos nos vinte seis livros que guardava em sua estante. Aquela busca que começou com uma simples curiosidade de Bebei, o arquivista da embaixada da França, acabou revelando um intrincado mistério que teria de ser desvendado para salvar a pacata Santa Clara Frente ao Mar das ameaças escondidas nos planos do prefeito. Marcelo Antinori, nesta história que desde o inicio prende o leitor, nos convida a descobrir os segredo do misterioso hungaro ao mesmo tempo que nos leva a um passeio pela pequena cidade caribenha que guarda em sua arquitetura a memória de um passado colonial. Uma trama que combina pitorescos prsonagens locais como Grená que em baixo a seu guarda sol vende bilhetes de loteria, o filósofo que dorme na praça com seus gatos e aqueles loucos maltrapilhos que vivem e bebem nas escadarias da Igreja das Mercedes, a exóticos visitantes que parecem saídos dos velhos contos da guerra fria.

Oi, pessoal,

E na onda dos nacionais hoje vamos falar sobre O húngaro que partiu sem avisar, livro do brasileiro Marcelo Antinoiri, que trocou a Economia pela Literatura e este ano lançou seu terceiro livro digital fora do país.  Vive em Washington, nos Estados Unidos, e já lançou dois romances em português e um em epanhol e inglês. A publicação é da Editora Lazuli. 

A história se passa em Santa Clara, uma cidade de frente para o mar, tendo como moradores aquelas figuras clássicas de bairros familiares. Assim somos apresentados a Bebéi, um arquivista da embaixada da França, cheio de manias e que conhece todos os seus vizinhos. 

Certo dia Bebéi que leva uma vidinha bem monótona descobre que o húngaro, seu vizinho do andar de baixo, havia partido da cidade há 10 anos sem que ninguém mais percebesse. Após uma pequena invasão ele nota que o mesmo deixou o apartamento intocável, e a partir daí temos uma investigação cheia de grandes surpresas e perigos!

Confesso que achei o começo meio morno, até pensei em desistir da leitura, mas logo o mistério que se apresentou me provou que deveria lê-lo até o fim. 

A única pista que Bebéi tem para começar a procurar o húngaro são alguns papéis escondidos em vinte e seis livros que ele guardava na estante, e que vão trazer um certo clima de insegurança para a pacata Santa Clara e para a vida de Bebéi.

Cheio de personagens inusitados e fascinantes, o livro nos surpreende em muitas vezes. Com diagramação muito bem feita, só não gostei muito da capa. Uma narração leve e interessante, que flui muito bem e consegue prender o leitor bem mais a partir da metade do livro. Se você gosta de investigação não deve deixar de ler!

12 comentários

  1. Oi, Adriana
    Adoro ler livros nacionais. Esse mistério chamou minha atenção. Fiquei super curiosa para saber o que aconteceu com o Húngaro e como esse mistério foi solucionado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana!
    Só li um livro de investigação até hoje, e confesso que ele me prendeu muito. Com isso, estou muito ansiosa para ler este!
    Concordo com você que a capa não é nada atraente, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a maior fã dos nacionais, mas, nao sei se esse me chamaria muito a atenção não. Assim como você acho que me obrigaria a terminar a leitura, porque dificilmente desisto. Num primeiro momento, não é a minha praia.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Dri!
    Eu não gostei da capa e a sinopse também não me chamou muita atenção. Mas sua resenha ficou bem legal e mostrou o potencial do livro. Eu gosto de livros com investigação e, se leitura é ágil, melhor ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu naum curto muito esse estilo de livro, mas tenho amigos que gostam e vou indicar pra ele vai que eles gostam.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses livros de investigação que envolvem mistérios... rsrs
    Adorei a sinopse e a resenha. Fiquei super curiosa em desvendar o mistério. A capa realmente não é nada convidativa.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Nunca julgue um livro capa,né?Confesso que também não curti,mas fiquei surpresa ao conferir tua resenha pois curto livros de investigação e não esperava ser tão interessante!!Dica anotada!!

    ResponderExcluir
  8. Aaah, adorei a premissa desse livro!
    Gosto de livros com essa temática mais investigativa :)
    Parece ser uma leitura bem agradável e rápida, considerando o número de páginas...

    ResponderExcluir
  9. Oieee
    Adoro livros sobre investigações ou suspense!
    Não consigo parar a leitura enquanto não tiver descoberto todo o mistério ou as respostas para as perguntas.
    Tenho certeza que a vida de Bebéi ira mudar completamente,e o que aconteceu com o Húngaro?,quero muito saber,quem sabe eu leia o livro em breve.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Que demais, não sabia que este livro é nacional e achei muito interessante! O enredo me deixou curiosa, fiquei com vontade de acompanhar o personagem enquanto busca saber o que aconteceu com o húngaro. Me interessei, pois adoro livros com mistérios!
    Concordo que a capa não é muito bonita, mas o que vale é o conteúdo!
    beijos!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!