Resenha da Drica: Os livros de Esteros - As crônicas de Fedors, Aldemir Alves – Selo Jovem



Título: Os Livros de Esteros

Autor: Aldemir Alves

Ano: 2012

Páginas: 202

Editora: Selo Jovem

Sinopse:
Fedors: — A minha consciência é atormentada por milhares de vozes e cada uma traz-me milhares de histórias, e a cada história sou o vilão condenado. Voltarei no tempo para consertar meus erros, eu quero me redimir, ofertarei o meu reino, todo o meu ouro, e também se necessário a minha própria alma. Esteros nos leva a um mundo medieval, onde reis se tornam homens individualistas, crianças são incentivadas a fazer o bem acima de qualquer coisa, até mesmo o mal deixa de ser temido. Entretanto, a inocência é algo inevitável para um povo que só preza a paz. Vamcast o menino que desejou dominar o mundo aos 13 anos não tinha amigos e buscava constantemente o afeto do pai, cujo era um homem frio e descuidado e por esse motivo errou na criação do seu filho. Um governante descuidado traz o caos ao seu povo, mas um homem sensato precisa corrigir seus próprios erros.

Oi, galerinha,

Hoje vamos falar de um livro nacional que vem dando o que falar entre os amantes da fantasia: Os livros de Esteros, uma saga de fantasia medieval escrita pelo brasileiro Aldemir Alves. 

As crônicas de Fedors é o primeiro livro da saga muito bem estruturada, que conta até com um site para explicar toda a sua mitologia: http://esterostrilogia.blogspot.com.br/

A história começa com a criação do universo, segundo a mitologia de Esteros, que mistura um pouco de mitologia grega e da crença cristã. Assim descobrimos a origem da história e de seus personagens, só por esse começo o livro já vale à pena. 

Salazar é o narrador onisciente que vai contar a história da família Destrus, formada pelo rei Mussafar, sua rainha Zinza, uma elfa, e seus filhos Andor, fisicamente parecido com o pai, e Vamcast, parecido com a mãe. Mas o que parece ser uma família normal terá sua história mudada pela maldade do primogênito Vamcast, despertada pelo ciúme do irmão por ser mimado pelos pais e por ele não ser o candidato a herdar o trono, o que desencadeia um reinado do mal sobre Esteros.

Destaque para a narração das lutas, grandes batalhas travadas que são apresentadas como verdadeiras cenas de filme. E para Vamcast, o vilão do livro, ele é fantástico e vai evoluindo durante o desenrolar da história se tornando o melhor dos personagens. 

De maneira metódica, o autor deixa algumas pontas soltas e pontos de interrogação restando o gostinho de ‘quero mais’ para saber como a história continuará a se desenrolar.

18 comentários

  1. Oi Dri!
    Esse livro é a cara de Ace. Ele gosta muito de fantasia e acho que esse livro será um prato cheio para ele. Não tenho muita certeza, mas acho que temos ele no Kindle. Se tiver mesmo, vou incentivá-lo a fazer a leitura. :)
    Adorei a resenha! Acho até que poderia dar uma arriscadinha na leitura. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, tem meio um naipe de RPG. Mas é um livro bem denso, não sei se seria o seu estilo, já q vc não gosta muito de fantasia.

      Obrigada!

      Excluir
  2. Não sei se curto muito esse tipo de história, rsrs...
    Mas de qualquer jeito adorei essa foto!
    É uma ilustração do livro?
    Beijos!
    http://entrelinhasdasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse livro, pois gosto muito de livros de fantasia, principalmente quando é criado um mundo novo. Gostei da descrição do vilão da história, vindo do seio de uma família real.

    ResponderExcluir
  4. Até que achei a sinopse do livro bem interessante, mas não sei se ia gostar dessa fantasia. Fantasia e mitologia juntos não são muito meu tipo de leitura preferida.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é uma mitologia própria, criada p o próprio livro, apesar de referências de outras mitologias.

      Excluir
  5. Gosto bastante de livros de mitologia, e não me incomodo com histórias com muitos personagens, muitos mundos diferentes e descrições intermináveis, pra mim isso só intensifica a experiência da leitura. É assim que imagino que seja esse livro, por isso me interessei (no início da sinopse achei até que era a tradução de uma música do Coldplay, me lembrou muito Viva La Vida).

    ResponderExcluir
  6. Quem nao gosta de um livro num mundo de fantasia não é ? Um dos meus generos favoritos. Poder imaginar seres diferente, locais diferentes da nossa realidade. E livro onde o Vilão começa a ser amado pelo leitor, uau. Estou querendo para ontem.

    ResponderExcluir
  7. Eita que sinopse hein eu li e achei loko, achei um livro do meu estilo, um livro com vilão, fantasias, mitologia, haha vou ler em PDF sera que acho?

    ResponderExcluir
  8. Olá flor...Super bacana a gente conhecer e conferir a resenha de um livro assim, um livro de fantasia e ainda por cima nacional! Creio que seria uma leitura que gostaria de realizar, por já fazer algum tempo que não leio nada parecido!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nao sou fã de livros de fantasia , mais essa resenha e essa historia me chamaram muita atenção , um mundo novo , completamente , estou muito curiosa para ler , talvez depois dele eu vire da de fantasia kk \o/ se gostar vou indicar a todos os meus amigos que gostam de fantasia ( todos ) sou a única excluída kkk

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros com fantasia, e gostei da proposta deste, por misturar mitologia grega com as crenças cristã. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e achei bem interessante, deve ser uma estória cheia de aventuras e muita ação, já que você deu destaque para as batalhas que se passam na estória.
    Parece ser uma boa leitura, e as perguntas que este livro deixou, como você comentou, devem deixar o leitor ansioso pela continuação. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!