Leituras da Drica: Estudo Independente, Joelle Charbonneau - Única

Título: Estudo Independente

Trilogia: O Teste - Livro 2

Autora: Joelle Charbonneau

Editora: Única

Numero de Páginas: 320

Ano de Lançamento: 2014


Sinopse:
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.

“Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia.”

Oi, gente,

Hoje vamos retomar a história de Cia, a heroína com nome estranho rsrsrsrsrs. Estudo Independente é  o livro 2 da Trilogia O Teste. O primeiro livro, O teste, já foi resenhado aqui no blog. Farei o possível para não liberar spoilers, mas quando se trata de uma continuação sempre haverá alguma informação do livro anterior.

Nessa continuação encontramos Cia após os Estudos Preliminares esperando a definição do Governo de qual será o seu destino acadêmico e, consequentemente, que papel ela terá na Comunidade das Nações Unificadas. O seu sonho é ir para a Engenharia Mecânica e revitalizar o sistema de comunicação entre as cidades que foi destruído durante a Guerra dos Sete Estágios. Mas qual não é a sua surpresa quando ela é designada para o Governo.

"- A balança de dois pratos representa todos os alunos dos Estudos Governamentais - ele estende seu pulso e vejo que está usando um bracelete gravado com um desenho que representa a mesma balança. Abaixo da balança, há uma forma crescente. - O símbolo foi escolhido para nos lembrar que o governo deve equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça. O desequilíbrio desses princípios provocou os Sete Estágios da Guerra. É nosso dever, e dever de todos os oficiais da Comunidade Unida, restaurar o equilíbrio e zelar para que a balança nunca volte a se desequilibrar".

Com saudades de casa, da família e dos amigos, se sentindo sozinha, pois o seu grande amor, Thomas, será designado para uma área diferente da sua provocando o afastamento dos dois e confusa com a sua designação... Pois é, quando você pensa que Cia já passou por tudo de ruim que ela poderia aguentar, você vai descobrir que ainda vem muito mais por ai. Narrado em primeira pessoa pela própria Cia, Estudo Independente vai revelar muitos segredos que surgiram em O Teste, mas trará outros tantos a serem desvendados no próximo livro.

Não bastasse tudo isso, Cia vai ficar intrigada com algumas lembranças esporádicas do seu Teste e descobrirá uma gravação que conta coisas inacreditáveis em relação ao Teste e a pessoas muito próximas. Tendo que escolher entre acreditar no que vive e no que supõe ter vivido, Cia ainda terá que lidar com uma carga excessiva de estudos e um estágio super importante sem despertar o interesse dos seus líderes. A ajuda surgira sim, mas ela terá que escolher em quem acreditar, ou seguir o conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”.

"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é tão importante quanto a realidade".

Com a entrada de novos personagens e o afastamento de Cia de alguns dos seus amigos por causa da divisão de áreas, alguns personagens do primeiro livro não aparecerão com muita frequência e até o romance ficará um pouco esquecido nesse livro já que o foco de Cia será desvendar mistérios e entender tudo o que está por trás do Teste.

“Apenas a suavidade da mão de Tomas na minha e a esperança de que o plano de Symon ponha um fim a um sistema que segue contra os princípios defendidos por nosso pais reconstruído, me mantêm nesta sala, nesta universidade.”

Um dos personagens mais interessantes nesse livro é a Presidente da Comunidade Unida, Anneline Collinda. Ela tem uma personalidade incrível e é a presidente que todo mundo gostaria de ter. de mente aberta, com ideias revolucionárias, ela também será o alvo de uma grande conspiração em uma guerra contra o governo.

“Quem depende do conhecimento de outra pessoa para decidir o que é possível é facilmente manipulado.”

Vamos descobrir que o movimento rebelde também está dividido e que nada é o que parece. Cheio de ação, suspense, mistério, conspiração e com uma forte crítica aos governos de um modo geral, o livro te traz inúmeras questões à tona, como o porquê da guerra, o porquê da divisão gritante entre os que têm muito e os que têm quase nada. Impossível não trazer todo esse questionamento para a nossa realidade.

“A desconfiança e a raiva levaram governos a gritar palavras furiosas. Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas. Um mundo destruído.”

Com uma capa fantástica que retrata o novo símbolo de cia na universidade, o livro peca apenas em sua revisão com alguns erros de concordância, de português ou a sensação de alguma palavra faltando. Mas nada que comprometa a história fantástica que temos nas mãos.
Uma escrita inteligente, bem amarrada, que faz com que você fique na ansiedade por Graduation Day, a continuação da história para ontem! Super recomendo!!!


"Só espero estar pronta para o que está por vir.”

13 comentários

  1. Oi Drica, confesso que só passei os olhos no inicio, pois estou com o Teste aqui para ler e não quis pegar nenhum Spoiler. Assim que ler o teste, volto para trocar figurinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu ainda nem li ao primeiro livro, mas pretendo ler assim que for possível, todo mundo esta falando muito bem da trilogia, espero gostar dela.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. DECISÃO ENTRE O VIVER E O MORRER PARECE SER FREQUENTE,HOJE EM DIA.CONTROLE POPULACIONAL.??ESTOU CONFUSA SÓ LENDO MESMO,LEMBROU-ME UM POUCO DE CORRER OU MORRER..

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Não cheguei a conferir a resenha inteira pois não queria pegar spoiler, mas eu tenho grande interesse na serie e em saber como ficou as coisas depois do primeiro livro. Uma amiga já leu e adorou o livro. Eu a cada resenha que vejo fico mai curiosa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Uma pena todos esses sonhos dela ter sido tirado. Com o governo no pé, com certeza ficou ruim, e ainda mais com as tentativas de zerar a memória. Esse programa assassino me deixou ansiosa e curiosa também, é a primeira resenha que vejo do segundo livro e olha... Sabe que eu amei o nome dela? Achei tão peculiar. A vida dela está cada vez ficando mais complicada pelo jeito. O conselho do pai dela é o melhor!. Mais personagens secundários interessantes aparecem, e me deu mais ansiedade após ler a resenha do primeiro. As capas são lindas mesmo, todas elas.
    Abraços Adriana,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. a continuaçao de "o teste" parece ser de tirar o folego. estou muito curiosa p/ le-lo tb.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei as resenhas! Todas as 3!

    Beijocas, Jay
    Feliz Aniversário de 3 anos!
    aprateleira2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito dessa trilogia, curto muito uma distopia, e cada resenha que leio me deixa ainda mais animada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Essa trilogia já está nos desejados a muito tempo.. Acho que desde que vi a resenha do primeiro livro.. A serie parece ser daquelas que nos deixa com bastante empolgaçao pra continuar lendo.. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  10. Quando eu ler O Teste, volto aqui para trocar figurinha! hahahah
    Medo de Spoiler x.x
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Como eu disse, quero muito ler O Teste mesmo distopias não sendo meu gênero preferido. Por esse motivo, só passei os olhos por cima da resenha, fiquei com medo de pegar algum spoiler do primeiro livro...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. É isso que eu espero de uma boa distopia: Fazer críticas ferrenhas a uma sociedade fictícia, mas que podia perfeitamente ser uma real. E o que falar dessa mistura de tudo o que eu gosto em uma boa trama?!?! Ação, suspense, mistério, conspiração?!?! Adoro demais!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. show,esses essa trilogias parece otima to em colicas pra ler

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!